(Anexo 2) Guião de entrevista A presente entrevista insere-se no âmbito de uma dissertação para efeitos de final de curso
do Mestrado em Psicologia da Educação – Contextos Comunitários. Tem como objectivo perceber
quais as percepções dos profissionais que constituem as equipas de Apoio à Adopção nos Açores
sobre a Adopção, e em particular, a Adopção por casais homossexuais. A sua resposta honesta é
muito importante. As respostas efectuadas apenas servem para efeito de trabalho académico e é
garantida confidencialidade. A entrevista será gravada em formato áudio.
Desde já, agradeço a sua colaboração! Características sociodemográficas 1. Sexo: 2. Idade: 3. Habilitações literárias 4. Profissão 5. Situação na profissão 6. Experiência profissional 7. Como descreve o seu trabalho? (16) i)
Pode apontar as tarefas que desempenha? 8. Como classifica o seu trabalho? (17) ii) A nível da multiplicidade / diversidade de tarefas? 9. Como considera a intensidade do seu trabalho, a nível intelectual, emocional e físico? (18) 10. Considera que o seu percurso de vida, de formação, de anos de trabalho ou de carreira influencia a sua prática profissional? De que modo? Pode dar um exemplo? (19) 11. Concorda com a adopção enquanto uma das medidas de protecção? (1) 12. Percepciona a adopção como a melhor medida de protecção? Se não, para si quais são as alternativas mais ajustadas? (5) 13. Para si, a legislação da adopção é estática ou sofre mudanças sempre que necessário? (2) 14. O que acha das alterações propostas na Lei 2003? (3) 15. Para si qual a medida que deve ter prioridade para integração da criança? A família biológica? A família alargada? A família adoptante? Ou a institucionalização? (4) 16. Quais são os procedimentos de avaliação das famílias adoptantes? (que testes são aplicados, questionários, entre outros? 17. Como é feita a selecção das crianças para determinado casal? 18. A lógica de atribuição de uma família a uma criança é feita pela ordem da lista de espera? Ou consoante as características de cada um? 19. Qual o acompanhamento que é dado à família após a adopção de uma criança? 20. Concorda que os casais que adoptam e depois devolvem a criança, deveriam ser alvo de alguma penalização? De que tipo? (6) 21. Perante o leque de tipologias de famílias que possa surgir (ex. Casal heterossexual com matrimónio, monoparental, união de facto) qual a que para si, geralmente reúne mais condições para acolher uma criança? (7) 22. Como justifica? (8) 23. Para si, quais são os bloqueios nos processos de adopção? (9) 24. Desses bloqueios quais são os maiores penalizadores para o processo? (10) 25. Quais são os mais frequentes? (11) 26. Para si, quais poderiam ser as soluções para contornar este tipo de bloqueios? (12) 27. Para si que implicações positivas ou negativas tem para a criança ser adoptada por um casal homossexual? (Por exemplo, a nível do desenvolvimento, a nível relacional, condições de vida?) (15) 28. Qual o seu grau de Concordância com a adopção de crianças por casais homossexuais? (13) 29. Como justifica a sua posição? (14) 
Download

GuiaoEntrevista A2