Especialização em Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional Disciplinas C/H 1.Fundamentos 30 Psicopedagógicos 2. Metodologia da 30 Pesquisa 3. Contribuições Psicanalíticas para a 45 Aprendizagem 4. Desenvolvimento Sócio­Afetivo e 30 Aprendizagem 5. Processos Neurológicos e 45 Aprendizagem 6. Psicopedagogia e 45 Psicologia Genética 7. Psicopedagogia e a Construção da 30 Linguagem e do Pensamento 8. Psicopedagogia e a 30 Construção do Número 9. Psicopedagogia Clínica: uma Abordagem 30 Diagnóstica 10. A Intervenção 45 Psicopedagógica 11. Estágio Supervisionado Clinico 12. Corpo e Movimento na Psicopedagogia 13. Psicopedagogia na Diversidade 14. Psicopedagogia Grupos e Organizações 15. Psicopedagogia Institucional 16. Dinâmica Familiar e Aprendizagem 17. Estágio Supervisionado Institucional 18. Psicopedagogia do Adulto e da Terceira Idade 30 30 Instituição Docentes Feevale Esp. Monica Pagel Eidelwein (TC) Feevale Dr. Madalena Klein (TC) Feevale Esp. Ronalisa Torman (TC) Ms. Luciana Ferreira da Silva (H/25) Feevale Dr. Cleber Ribeiro Alvares da Silva (H/24) Feevale UNESC Ms. Ricardo Luiz Bittencourt SJT Ms. Luciane Torezan Viegas Feevale Ms. Cláudia Glavan Duarte (H/17) Feevale Ms. Patrícia Pinto Wolffenbüttel (TC) UNISINOS/FA Drª Márcia Amaral Corrêa de Moraes PA Esp. Ronalisa Tormann Feevale Esp. Monica Pagel Eidelwein Ms. Luciana Ferreira da Silva LASALLE/ Ms. Maristela Ferrari Ruy Guasselli FCS 30 UFRGS/RS Dr. Hugo Otto Beyer 30 PUC/RS Esp. Vanda Spieker 45 Feevale Esp. Luciane Varisco Focesi (TC) 30 Feevale Drª Carolina Saraiva de Macedo Lisboa (H/22) 15 Feevale 30 Feevale Esp. Ronalisa Tormann Esp. Monica Pagel Eidelwein Ms. Luciana Ferreira da Silva Ms. Luciana Ferreira da Silva
19. Seminário 15 Professores do curso convidados Professores orientadores ou professores 20. Monografia Total de horas 615 Além das horas de Supervisão de Estágio previstas acima, o curso prevê que o acadêmico realize: Estágio Clínico – 60 horas de trabalho de campo (diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica); Estágio Institucional – 30 horas de trabalho de campo (diagnóstico e intervenção institucional); DISCIPLINAS E EMENTAS Disciplinas C/H 1. Fundamentos Psicopedagógicos 30 2. Metodologia da Pesquisa 30 3. Contribuições Psicanalíticas para a Aprendizagem 4. Desenvolvimento Sócio­Afetivo e Aprendizagem 5. Processos Neurológicos e Aprendizagem 6. Psicopedagogia e Psicologia Genética 45 30 45 45 7. Psicopedagogia e a Construção da Linguagem e do Pensamento 30 8. Psicopedagogia e a Construção do Número 30 9. Psicopedagogia Clínica: uma Abordagem Diagnóstica 30 10. A Intervenção Psicopedagógica 45 EMENTA A disciplina aborda o histórico da Psicopedagogia no Brasil e no mundo, bem como as concepções teóricas subjacentes à prática psicopedagógica; caracteriza a Psicopedagogia Clínica e Institucional; estuda o código de ética da Psicopedagogia. A disciplina estuda a teoria do conhecimento e as diferentes formas de organização do método científico, bem como sua contribuição na formação e ação do profissional pesquisador; propõe reflexão sobre a organização do trabalho científico. A disciplina estuda os principais conceitos da Teoria Psicanalítica e sua contribuição ao diagnóstico psicopedagógico clínico e institucional. A disciplina analisa a gênese das primeiras estruturas; estuda as primeiras relações e vínculos da criança e sua influência da construção na modalidade e relação com a aprendizagem. A disciplina estuda as bases estruturais e funcionais do SNC e suas funções, bem como as lesões no Sistema Nervoso Central, disfunções cerebrais e sua contribuição às dificuldades de aprendizagem; aborda as diferentes síndromes e suas implicações na aprendizagem. A disciplina aborda as diversas teorias epistemológicas e sua influência no diagnóstico e intervenção psicopedagógicos, aprofundado o referencial da epistemologia genética. A disciplina enfoca o desenvolvimento da linguagem e do pensamento nas abordagens de Piaget e Vygotsky, bem como a psicogênese da alfabetização segundo Emília Ferreiro; analisa as dificuldades na leitura e na escrita e a intervenção psicopedagógica. A disciplina propõe o estudo da gênese do número na criança e a relação entre o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem matemática; analisa o jogo e a matemática como possibilidade de diagnóstico e intervenção psicopedagógica. A disciplina estuda o diagnóstico psicopedagógico segundo Sara Pain e Jorge Visca e sua relação com a proposta de intervenção. A disciplina aborda o enquadre psicopedagógico, o vínculo no contexto psicopedagógico e a intervenção clínica nas dificuldades de aprendizagem.
11. Estágio Supervisionado Clinico 30 12. Corpo e Movimento na Psicopedagogia 30 13. Psicopedagogia na Diversidade 30 14. Psicopedagogia Grupos e Organizações 30 15. Psicopedagogia Institucional 45 16. Dinâmica Familiar e Aprendizagem 17. Estágio Supervisionado Institucional 18. Psicopedagogia do Adulto e da Terceira Idade 19. Seminário 30 15 30 15 20. Monografia Total de horas A disciplina realiza o diagnóstico e intervenção Psicopedagógica Clínica. A disciplina aborda a relação entre as concepções epistemológicas, a Psicopedagogia e a Psicomotricidade; aprofunda os estudos sobre a organização motora e distúrbios psicomotores no diagnóstico e intervenção psicopedagógica; analisa o lugar do corpo na aprendizagem e na escola e reflete sobre as implicações das questões corporais do psicopedagogo para o desenvolvimento do trabalho. A disciplina realiza a revisão conceitual da Educação Especial e as diferentes modalidades de atendimento aos indivíduos com necessidades educacionais especiais; estuda a política de integração/inclusão escolar e a contribuição da Psicopedagogia à aprendizagem e à inclusão de sujeitos com necessidades educacionais especiais. A disciplina analisa a cultura das organizações; aborda o processo de formação permanente e a intervenção psicopedagógica com grupos como possibilidade de aprendizagem e mudança. A disciplina estuda os conceitos e concepções da Psicopedagogia Institucional; aborda o papel do Psicopedagogo nas organizações; estuda o diagnóstico e a construção da proposta de intervenção Psicopedagógica na instituição. A disciplina trabalha a definição e a caracterização da família; estuda as influências da família na constituição do sujeito psíquico e epistêmico; analisa as possíveis ações psicopedagógicas frente as diferentes necessidades. A disciplina possibilita a observação e diagnóstico da Instituição, bem como a construção da proposta de intervenção psicopedagógica institucional. A disciplina estuda o desenvolvimento na vida adulta e na terceira idade; analisa a aprendizagem nessas etapas da vida a partir de um olhar psicopedagógico. Analisa temas abordados durante o curso, sendo os quais, definidos conforme o perfil e a expectativa do grupo. Propõe a construção teórica a partir de uma temática relacionada ao campo do curso com a supervisão de um professor orientador, a partir de um dos estágios. 615 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E BIBLIOGRAFIA BÁSICA Disciplinas Fundamentos Psicopedagógicos Programa de Aprendizagem *Contextualização do Ensino Básico e histórico da Psicopedagogia no Brasil e no mundo; *Os modelos pedagógicos e epistemológicos, o fracasso escolar e a psicopedagogia; Bibliografia Básica BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil – contribuições através da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
*Fundamentos da Psicopedagogia; *Construção da identidade profissional do Psicopedagogo e a ética na Psicopedagogia; *Caracterização da Psicopedagogia Clínica e Institucional; *Apresentação dos trabalhos de campo, avaliação e fechamento da disciplina; *O conhecimento; *A ciência e suas características; *O método científico e sua aplicação; *A pesquisa científica e seu Metodologia da Pesquisa processo: a escolha do assunto e a delimitação do tema, a formulação do problema; o enunciado da hipótese; os tipos de pesquisa; o planejamento; a coleta dos dados; a análise, a interpretação e a discussão dos dados; a conclusão e as recomendações; a divulgação (periódicos / artigos); *O projeto da pesquisa. Contribuições Psicanalíticas na Aprendizagem *Psicanálise e Psicopedagogia: uma visão interdisciplinar: panorama histórico, principais correntes teóricas; *A concepção de sujeito na Psicanálise: o sujeito barrado, o sujeito do desejo, a concepção de sujeito e a aprendizagem; *A constituição do sujeito psíquico: alienação / separação­ estádio do espelho, o complexo de Édipo, metáfora paterna; *Alguns conceitos fundamentais em Freud e Lacan: desejo x demanda saber x conhecimento ESCOTT, Clarice; ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico­ prática. Novo Hamburgo: Feevale, 2001. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. PRODANOV, Cleber C. Manual de metodologia científica. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ARTMED, 1999. BARALDI, Clemência. Aprender : a aventura de suportar o equívoco . Petrópolis : Vozes, 1994. FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendente: Análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001. KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível . 3 ed. São Paulo: Scipione, 1995.
o conceito de Outro e sua implicação para a aprendizagem, sintoma, inibição, significante/significado; *Transferência: o conceito de transferência em Psicanálise transferência em suas diversas concepções a transferência e a aprendizagem; *Alguns conceitos psicanalíticos importantes e sua “aplicação” no entendimento das dificuldades de aprendizagem: função materna e as aprendizagens, função paterna e o acesso ao conhecimento. *Processo de desenvolvimento humano; *Etapas evolutivas e seus períodos relevantes; *Visão psicossocial ­ Eric Desenvolvimento Sócio­ Erkson; Afetivo e Aprendizagem *Estágios do desenvolvimento sócio­ afetivo; *Primeiros vínculos; *Desenvolvimento das relações de objeto, a conquista da autonomia e do processo de separação­ individuação; *O brinquedo, seus significados e funções. Processos Neurológicos e Aprendizagem *Sistema nervoso: conceito; *O neurônio; *Aspectos de neuroembriologia; *Classificação funcional e anatômica do sistema nervoso; *O sistema piramidal­ semiologia; *O sistema extrapiramidal – semiologia; *O sistema cerebral – BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do Desenvolvi mento . 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1985. PAPALIA, D. E. & OLDS, S. W. Desenvolvi mento Humano . Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. FICHTNER, N. (Org.) Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência. Um Enfoque Desenvolvimental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J.; GREBB, Jack A. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 7. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997. NITRINI, Ricardo; BACHESCHI, Luiz Alberto. A Neurologia que todo médico deve saber . 2. ed. São Paulo, SP: Atheneu, 2003. WOLFFENBÜTTEL, Patrícia.
semiologia; *Síndromes corticais; *Desenvolvimento neuropsicomotor; *Fatores que interferem no desenvolvimento neuro psicomotor; *Apraxias; *Afasias; *Agnosias; *Epilepsia; *Transtorno de déficit de atenção; *Hiperatividade; *Paralisia cerebral; *Retardo mental; *Neuroplasticidade; *Neurociência e aprendizagem. Psicopedagogia e Psicologia Genética *Epistemologia: Diferentes abordagens teóricas; *Psicologia Genética; *Principais conceitos da Teoria Piagetiana; *Provas operatórias e as possibilidades de intervenção psicopedagógica. *O desenvolvimento da linguagem e do pensamento nas abordagens de Piaget e Psicopedagogia e a Vygotsky; Construção da *A psicogênese da Linguagem e do alfabetização segundo Emília Pensamento Ferreiro; * As dificuldades na leitura e na escrita e a intervenção psicopedagógica; *A gênese do número na criança; *Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem matemática; Psicopedagogia e a *Desenvolvimento das Construção do número estruturas numéricas e das estruturas lógicas de classificação e seriação; *A resolução de problemas; Psicopedagogia: teoria e prática em discussão. Novo Hamburgo. RS: Feevale, 2005. PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. WADSWORTH, Barry. Inteligência e afetividade da criança na teoria de de Piaget . São Paulo: Pioneira, 1996. WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos pr oblemas de apr endizagem escolar . Rio de Janeiro: DP&A, 1997. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana; LICHTENSTEIN, Diana Myriam. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. PIAGET, Jean. A Linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999. VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artmed.1997. NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter; CAMPOS, Tania Maria Mendonça; MAGINA, Sandra. Educação matemática: números e operações numéricas . São Paulo: Cortez, 2005.
*O jogo e a matemática: uma possibilidade de intervenção. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Coleção matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2000. ESCOTT, Clarice Monteiro; WOLFFENBÜTTEL, Patrícia Pinto; (Org.). A Formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico­prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001. Psicopedagogia Clínica: uma abordagem *Diagnóstico diagnóstica PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos psicopedagógico segundo problemas de aprendizagem. Porto Sara Pain, Alícia Fernandez Alegre: Artes Médicas, 1992. e Maria Lúcia Weiss. PARENTE, Sonia Maria B. A. Pelos caminhos da ilusão e do conhecimento: Uma fundamentação teórica na clínica da aprendizagem a partir de D. W. Winnicott. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. FERNÁNDEZ, Alicia. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de *O diagnóstico e a hipótese pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. diagnóstica; A Intervenção *O enquadre Psicopedagógica FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do psicopedagógico; aprendente: Análise das modalidades *O vínculo no contexto ensinantes com famílias, escolas e psicopedagógico e a meios de comunicação. Porto Alegre: intervenção; Artmed, 2001. *A Psicopedagogia e a intervenção clínica; PARENTE, Sonia Maria B. A. Pelos *A terapia psicopedagógica caminhos da ignorância e do através da sensibilização. conhecimento: Fundamentação teórica da prática clínica dos problemas de aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. ESCOTT, Clarice Monteiro; WOLFFENBÜTTEL, Patrícia Pinto; (Org.). A Formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: Uma construção teórico­prática. Novo Estágio Supervisionado Hamburgo: FEEVALE, 2001. *Diagnóstico e intervenção – Clínico Psicopedagógica com um PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos paciente; problemas de aprendizagem. Porto *Elaboração de relatório do Alegre: Artes Médicas, 1992. estágio clínico; PARENTE, Sonia Maria B. A. Pelos caminhos da ilusão e do conhecimento: Uma fundamentação teórica na clínica da aprendizagem a partir de D. W. Winnicott . São Paulo: Casa do Psicólogo,
2003. *Epistemologia; *Psicopedagogia e Psicomotricidade; Corpo e Movimento na *A formação pessoal do Psicopedagogia adulto; *Organização motora e distúrbios psicomotores: uma abordagem psicopedagógica; *A escola, o corpo e a aprendizagem. *A revisão conceitual em Educação Especial; *As modalidades de atendimento aos indivíduos com Necessidades Psicopedagogia da Educacionais Especiais; Diversidade *A política de integração escolar; *A declaração de Salamanca; *As políticas de Educação Especial; *Direitos Humanos, de cidadania e dos usuários de serviços; *Alternativas para integração escolar e a intervenção psicopedagógica; *Articulação clínica e a mediação pedagógica do sujeito com Necessidades Educacionais Especiais. *Da cultura experiencial à construção de significados / Grupos – Cultura – Psicopedagogia, grupos Instituições; e organizações *Do Desejo, do Simbolizar, da Autoridade x Liberdade; *Pichón­Riveère: marco teórico; *Intervenções Grupais para um saber e um fazer Psicopedagógico; *Grupos de sensibilização e criatividade ­GSC: teoria e prática. *Psicopedagogia e instituição; *Psicopedagogia Institucional: conceitos e concepções; LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. Fantasmas corporais e prática psicomotora. São Paulo, SP: Manole, 1984. NEGRINE, Airton. O corpo na educação infantil . Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002. FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1991. ALCUDIA, R. [et al]. Atenção à diversidade. Porto Alegre: ARTMED, 2002. BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial . Brasília: MEC/SEESP, 1994. CARTWRIGHT, Dorwin (Org.). Dinâmica de grupo: Pesquisa e teoria. Sao Paulo: Herder, 1969. Cartwright ZIMERMAN, David E. Bion: Da teoria à prática : uma leitura didática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. ZIMERMAN, David E.; OSÓRIO, Luiz Carlos. Como trabalhamos com grupos . Porto Alegre: Artmed, 1997. BOSSA, Nádia Aparecida. Fracasso escolar: Um olhar psicopedagógico . Porto Alegre: Artmed, 2002. ESCOTT, Clarice Monteiro. Interfaces
Psicopedagogia Institucional Dinâmica Familiar Aprendizagem *O papel do Psicopedagogo na instituição; *A instituição escolar, seus agentes e a relação com o conhecimento; *Possibilidades de intervenção em Redes de Ensino, empresas e outras instituições; *A família e a dificuldade de aprendizagem; *A construção da proposta de intervenção Psicopedagógica na instituição. entre a psicopedagogia clínica e institucional: Um olhar e uma escuta na ação preventi va das dificuldades de aprendizagem . Novo Hamburgo: FEEVALE, 2004. *Novas configurações familiares; *Ciclo vital da família; *Padrões de comunicação na família; e *Uma visão sistêmica: seu emprego na família; *Influências da família na constituição do sujeito psíquico e epistêmico *Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família; *As transformações sociais e as relações familiares – implicações para a aprendizagem. FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. ESCOTT, Clarice Monteiro; WOLFFENBÜTTEL, Patrícia Pinto; (Org.). A Formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: Uma contrução teórico­prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001. MACEDO, Rosa. A família diante das dificuldades escolares dos filhos. In: OLIVEIRA, Vera; BOSSA, Nadia. (Orgs.) Avaliação psicopedagógica da criança de zero a seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. WINNICOTT, Donald. A criança e seu mundo. São Paulo: Zahar, 1985. BOSSA, Nádia Aparecida. Fracasso escolar : *Observação e diagnóstico Um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2002. da Instituição; *Construção da proposta de intervenção psicopedagógica ESCOTT, Clarice Monteiro. Inter faces entr e a psicopedagogia clínica e institucional: Um institucional; Estágio Supervisionado *Elaboração de relatório do olhar e uma escuta na ação pr eventiva das Institucional dificuldades de apr endizagem . Novo estágio institucional. Hamburgo: FEEVALE, 2004. ESCOTT, Clarice Monteiro; WOLFFENBÜTTEL, Patrícia Pinto; (Org.). A For mação em psicopedagogia nas abor dagens clínica e institucional: Uma contr ução teórico­prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001. Psicopedagogia do *Desenvolvimento na vida COELHO, Saldanha. Envelhecer e ser Adulto e da Terceira adulta; feliz. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Idade *Desenvolvimento na terceira Espaço e Tempo, 2001.
idade; *Aprendizagem nessas PAÍN, Sara. A função da ignorância. etapas da vida a partir de um [Edição rev. e atual.] Porto Alegre, RS: olhar psicopedagógico. Artmed, 1999. OLIVEIRA, Vanda Spieker de; STOLZMANN, Marianne Montenegro; SILVA, Cleber Ribeiro Alvares da; GARCIAS, Gilberto de Lima. Psicopedagogia: teoria e prática em discussão .Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2005 Seminário Monografia *Mesas interdisciplinares A bibliografia básica será indicada conforme sobre os temas demandas apresentadas no decorrer do desenvolvidos no curso. Seminário. A bibliografia básica será indicada pelo professor orientador, de acordo com o tema escolhido pelo aluno para o desenvolvimento da monografia. ABORDAGENS DE ENSINO No decorrer do curso, as disciplinas serão desenvolvidas de forma a privilegiar a relação teoria X prática, o aprofundamento teórico, a reflexão crítica em relação à práxis psicopedagógica e à formação pessoal, adotando uma metodologia participativa. O desenvolvimentos das aulas se dará através de aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos individuais e em grupos e dinâmicas de grupos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem se dará através de trabalho ao final de cada disciplina, constando de aprofundamento teórico e, se possível, relacionado a uma atividade prática. Os critérios de avaliação dos trabalhos deverão ser discutidos pelo professor com o grupo de alunos. A nota mínima para aprovação será 7,0. A freqüência mínima será de 75% da carga horária total de cada disciplina, tendo como prazo para entrega, quinze dias após o término de cada disciplina. Após a conclusão de todos os créditos das disciplinas do curso, os alunos deverão desenvolver uma monografia, apresentando um aprofundamento teórico de uma temática relacionada ao campo da Psicopedagogia tendo sido esta temática vislumbrada a partir da construção do relatório de um dos estágios. O orientador da monografia será indicado pela coordenadora do curso juntamente com as supervisoras de estágio. Os professores aptos a orientar a monografia são os que compõem o corpo docente do curso, bem como demais professores do Centro Universitário Feevale. A orientação da monografia totaliza 15 horas, sendo que o aluno terá como prazo de conclusão até seis meses após o término de todos os créditos.
Download

Especialização em Psicopedagogia: Abordagem Clínica e