ARQUITETURA DO ESPAÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS
Sabryna Rodrigues de Sousa1
A arquitetura do espaço escolar, ou seja, espaço­escola é algo muito sério, a sua construção precisa ser pensada e planejada como um elemento significativo do currículo, pois nela se situam os autores importantes que interagem no processo de ensino aprendizagem. (ESCOLANO, 2001).
A presente pesquisa é um subprojeto, do projeto denominado: “A Qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de Anápolis²”, que tem como objetivo diagnosticar a qualidade do ensino ministrado nestas escolas.
Para analisar a qualidade do ensino nas escolas públicas municipais de Anápolis, três aspectos da organização escolar foram destacados, ou seja, o físico (a arquitetura do espaço escolar), o administrativo e o pedagógico. No presente estudo privilegiamos o aspecto físico.
Para o desenvolvimento deste estudo utilizou­se a pesquisa bibliográfica e a documental. A pesquisa bibliográfica foi sobre a arquitetura do espaço escolar e os documentos analisados foram: a legislação educacional, os Projetos políticos pedagógicos e os Planos de desenvolvimento da escola, das escolas municipais, bem como os relatórios de verificação prévia emitidos pelo departamento de inspeção escolar da SEMECT e os formulários³ respondidos pelas gestoras das escolas.
Das 63 escolas que compõem o sistema municipal de ensino de Anápolis, 21 foram excluídas por falta de documentos e/ou documentação incompleta. Neste trabalho foram analisadas 6 escolas.
1
Acadêmica do 3º ano do curso de Pedagogia pela UEG­ UnUSEH ­ Unidade Universitária de Ciências Sócio­Econômicas e Humanas ­ Anápolis. Bolsista PIBIC/ CNPq/UEG. Pesquisa orientada pela Professora Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu.
2
O referido projeto de pesquisa é financiado pela FAPEG e faz parte da rede goiana de pesquisa do ensino fundamental.
3
O formulário que foi respondido pelas gestoras das escolas, contém a seguinte estrutura: Dados da escola como:CNPJ, endereço, telefone, e­ mail; Histórico da escola; o número de alunos matriculados de 2005 até 2008, indicando a série/ano,nível de ensino e o turno; as dependências físicas das escolas; corpo docente: quantidade, cargo e escolaridade;corpo administrativo: quantidade, cargo e escolaridade; saneamento: água e esgoto.
Assim o presente estudo analisa a arquitetura do espaço escolar das escolas públicas municipais de Anápolis, a saber: Escola Municipal Dona Alexandrina, Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz, Escola Municipal Betesda Primavera, Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim, Escola Municipal Ayrton Senna e Escola Municipal Realino José de Oliveira.
A partir dos dados analisados observamos que as escolas municipais de Anápolis estudadas apresentam inexistências de determinados ambientes em sua arquitetura escolar.
As escolas analisadas apresentam dimensões físicas das salas de aulas satisfatórias, pois as mesmas respeitam limite máximo de aluno por sala e também o espaço do professor, de acordo com as exigências que a lei municipal descreve.
Para que a educação municipal anapolina consiga atender às prerrogativas legais e mínimas é preciso que sejam feitas adaptações nas construções e melhorias dos espaços como: recepção, áreas cobertas para atividades artísticas e esportivas, área destinada para trabalhos didático­pedagógicos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa. Espaço­escolar e currículo. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga Neto. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MONTOYA, Laurentino Heras. Comprender el espacio educativo: investigación etnográfica sobre um centro escolar. Archidona: Ediciones Aljibe, 1997
ANÁPOLIS (Município).Lei n. 2.822, de 28 de dezembro de 2001. Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Ensino de Anápolis e estabelece as normas gerais para o seu funcionamento.
________ Resolução CME Nº. 016, de 14 de março de 2007. Fixa normas para o Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino e dá outras providências.
ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA.Projeto político pedagógico. 2008. CD­ROM.
ESCOLA MUNICIPAL MARIA APARECIDA GEBRIM. Plano de desenvolvimento da escola. 2008. CD­ROM.
________. Projeto político pedagógico. 2008. CD­ROM.
ESCOLA MUNICIPAL DONA ALEXANDRINA. Projeto político pedagógico. 2008. CD­ROM.
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GONÇALVES DA CRUZ. Projeto político pedagógico. 2008. CD­
ROM.
ESCOLA MUNICPAL REALINO JOSÉ DE OLIVEIRA. Projeto político pedagógico. 2008. CD­ROM.
ESCOLA BETESDA PRIMAVERA. Projeto político pedagógico. 2008. CD­ROM.
________. SEMECT Divisão de Administração e Inspeção Escolar. Relatório de verificação prévia/Autorização da escola municipal Ayrton Senna da Silva. 2005.
________. SEMECT Divisão de Administração e Inspeção Escolar. Relatório de verificação prévia/renovação de reconhecimento da escola municipal Dona Alexandrina. 2005.
________ SEMECT. Divisão de Administração e Inspeção Escolar. Relatório de verificação prévia/renovação de reconhecimento da escola municipal Manoel Gonçalves da Cruz. 2005.
Download

arquitetura do espaço escolar nas escolas municipais de