www.amb.com.br
8/11/2005 18:42:41 Cartilha da Justiça serve de subsídio para escolas de Ibiraçu (ES) e Petrópolis (RJ) Foto: Divulgação
A Cartilha da Justiça em quadrinhos, publicação do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), está sendo utilizada em escolas do município de Ibiraçu, no Espírito Santo. O material, doado pela Associação, foi distribuído nesta segunda­feira, dia 7 de novembro, a 180 alunos da 4ª série do ensino fundamental que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), implementado pela Polícia Militar local. No evento, realizado na Vara da Infância e da Juventude da cidade, os estudantes entrevistaram a juíza Jaqueline Teixeira da Silva, que esclareceu dúvidas sobre as funções de cada um dos Três Poderes e sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Promotor de Justiça fala a alunos de Ibiraçu sobre a importância de as crianças dizerem não às drogas.
Segundo a juíza Jaqueline, os exemplares da cartilha serão utilizados pelos professores e alunos do município nas atividades em sala de aula, como complemento curricular. “A iniciativa do Poder Judiciário local foi elogiada pelos responsáveis pelo Proerd e pela Secretária de Educação do Município. Eles disseram que atitudes dessa natureza aproximam cada vez mais a Justiça da comunidade”, contou a magistrada. Os alunos também conversaram com o promotor de Justiça Reginaldo Izoton, com o juiz da 1ª Vara da Comarca de Ibiraçu Gedeon Rocha Lima Júnior e com conselheiros tutelares, que falaram sobre a importância de se combater o uso de drogas e a violência, além de outros temas. Petrópolis Também nesta segunda­feira, foi realizado o encerramento da edição de 2005 do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola na cidade de Petrópolis (RJ). Alunos do ensino fundamental de 25 escolas do município participaram do evento, que aconteceu no Palácio de Cristal, local onde antigamente eram realizados os bailes imperiais. Na ocasião, os estudantes apresentaram peças de teatro, poesias, coreografias e cartazes baseados nos ensinamentos da Cartilha da Justiça. Implementada na cidade em 2002, a iniciativa atingiu, somente neste ano, cerca de 600 estudantes das redes pública e privada de ensino. Para o desenvolvimento do projeto, o coordenador local, juiz Alexandre Teixeira de Sousa, da Vara da Infância e da Juventude de Petrópolis, reuniu­se com representantes da Secretaria de Educação do município e com diretores de escolas para apresentar a iniciativa. Depois dessa primeira etapa e da distribuição de exemplares da Cartilha da Justiça aos alunos e professores, foram realizadas visitas ao Fórum, sempre com a presença de um juiz, um promotor e um defensor de Justiça. “O projeto é de fundamental importância para os estudantes. Por meio da Cartilha da Justiça, as crianças mudam positivamente a percepção em relação ao Poder Judiciário e o grau de conscientização sobre seus direitos e deveres. Percebemos que o projeto causa um efeito positivo na formação do caráter desses futuros cidadãos”, afirma o coordenador do projeto. Para crianças Revista em quadrinhos do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, a Cartilha da Justiça é uma publicação destinada, principalmente, a crianças e jovens em idade escolar. Com uma linguagem simples, acessível e divertida, a cartilha mostra aos estudantes quais são seus direitos e deveres básicos, esclarece a diferença entre os Três Poderes da República e os ensina a como exercer plenamente a cidadania. 
Download

Cartilha da Justiça serve de subsídio para escolas de Ibiraçu (ES) e