www.amb.com.br
27/6/2006 15:41:42
Conferência internacional propõe alternativas para justiça e segurança
Nesta quarta e quinta­feira (28 e 29), a Secretaria da Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça reunirá, em Brasília, acadêmicos e operadores do direito do Brasil, da África do Sul, do Canadá e dos Estados Unidos durante a conferência internacional Novas Direções na Governança da Justiça e da Segurança. O secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Cruz Bottini, participará da abertura do evento amanhã (28) às 9h, no hotel Naoum Plaza.
Nos dois dias de evento, cerca de 230 participantes (juízes, promotores, procuradores, psicólogos, policiais, especialistas da criminologia, representantes de movimentos sociais e formuladores de políticas públicas) deverão conhecer experiências bem sucedidas nas áreas de justiça restaurativa, justiça comunitária e segurança cidadã, além da contribuição do Brasil nestas áreas. "Essa é a oportunidade para trocar informações com países como a África do Sul, que possui uma justiça restaurativa bem avançada", ressalta Pierpaolo Bottini
Com essa iniciativa, a SRJ pretende apresentar ensaios multidisciplinares de especialistas das universidades, da segurança, das ciências sociais, da criminologia e de operadores do direito. Outro objetivo da conferência é estimular as discussões sobre a justiça e segurança no Brasil e ampliar o debate para novas direções, que vão além da necessidade de reforma do Judiciário e da polícia.
Entre as novas abordagens estão os meios alternativos de acesso à justiça e à segurança, o poder de atuação dos cidadãos, a organização da sociedade civil e as parcerias público­privado. "Esperamos que este seminário possa contribuir a diminuir as distâncias entre os diferentes campos do saber e promover abordagens e soluções inovadoras e multidisciplinares às questões sobre acesso à justiça e à segurança cidadã no Brasil e na América Latina", explica Pierpaolo.
A conferência está dividida em 8 painéis. Cada um deles lida com questões fundamentais sobre a governança da justiça e da segurança: 1)Justiça Social e a Organização da Sociedade Civil; 2)Democratização, o Estado de Direito, e os Direitos da Cidadania; 3)Reforma do Judiciário e a Governança da Justiça; 4)Justiça Comunitária e a Micro­Governança; 5)Justiça Restaurativa no Brasil; 6)Policiamento Comunitário e as Parcerias Públicas­Privadas; 7) A Segurança Cidadã; e
8)Reforma Policial e a Governança da Segurança.
Confira a programação no www.mj.gov.br/reforma
Patrícia Costa
Jornalista
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Justiça
(61) 3429­3315
[email protected]
Download

27/6/2006 15:41:42 Conferência internacional propõe