Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 1 Efatá nos leva a Metanóia. I Coríntios 2:16b Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Introdução: Domingo passado nós vimos que Efatá significa: “Que seja aberto”. Entendemos que uma força divina agiu, retirando um impedimento espiritual que trazia não só cegueira física, mas tambem uma ausência total de visão espiritual. Quando a cura espiritual aconteceu, consequentemente a física recebeu a mesma unção de cura. Quando Jesus curou este homem surdo, que falava com dificuldade, a Biblia diz que ele mudou seu comportamento: (filme) Marcos 7:36 Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam. • Ele passou a fazer parte daqueles que divulgam a obra de Jesus: Marcos 7:37 Maravilhavam­se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos. • Muitas vezes uma pessoa com uma deficiencia a tanto tempo, desenvolve um comportamento timido. Houve uma mudança de mentalidade, consequentemente, uma mudança de atitude. Há duas palavra no grego que nos ajudam a entender isto: Metanóia = Mudança de mentalidade Metamorfose = Mudança de forma A consequencia será mudança no agir. A maior cura operada no homem surdo­mudo certamente foi a cura da mente. Imagine quantos anos de rejeição e sofrimento que esse homem deve ter vivido. Quando Jesus Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 2 disse “Efatá!” o poder para curar o seu ouvir, o seu falar, e o seu pensar foi liberado, e uma grande transformação aconteceu. (video da metamorfose da lagarta) http://www.youtube.com/watch?v=NnJA_BkPF_Y&feature=r elated Voce entendeu? – Veja de novo em uma animação computadorizada: http://www.youtube.com/watch?v=rR2PmhfiZTY Um ser que se arrastava, começou a voar. • O que seria dessa borboleta se continuasse a andar como lagarta? • O fato é que muitas vezes Deus opera uma cura maravilhosa em nós, e aos poucos voltamos a viver como se fossemos lagartas, deixando de receber todos os benefícios que Ele nos concedeu. • O que fazer para que a cura permaneça? É necessário que todo o condicionamento anterior estabelecido enquanto eramos lagartas, seja trocado pelo novo. • Como ocorreu esse condicionamento? Através duas fontes: dor ou recompensa. Em geral, não são as grandes dores que nos condicionam, mas pequenas e constantes dores, até que aquilo seja integrado em nosso caráter como parte do nosso ser. Um grande e forte Bufalo dominado por uma frágil cerca que dá pequenos choques, está condicionado.
Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 3 O elefante preso desde pequeno a um toco firme, depois de grande, continua se submetendo, mesmo que agora o toco de madeira seja insignificante O treinamento de animais na base da recompensa afetiva.
“Conosco acontecem coisas muitos parecidas...” Dor que condiciona: Um dos fatores que produz uma mentalidade condicionada com mais profundidade é a dor da rejeição. A marca deixada pela rejeição nos prende ao passado, e nos impede de vivermos o futuro como livres em Cristo. Temos em nós o poder dos poderes que nos capacita a sermos livres de toda e qualquer corrente, mas vivemos ainda como aprisionados. Na maioria das vezes, o sentimento de rejeição é plantado no coração do homem de forma quase que imperceptível: uma rejeição durante a época de escola; ou no namoro; ser trocado pelo irmão no coração do pai; ser substituido por outro como melhor amigo; ser reconhecido como menos inteligente do que o outro, menos atraente etc. São pequenas coisas que não externamos pois parecem insignificantes, mas que ficam direcionando sutilmente toda uma vida, sem que nem percebamos sua ação. Rejeição é algo que todos nós vivemos algum dia, mas quando ela não é superada, traz consequências e frutos, Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 4 condicionando nosso comportamento, e atrapalhando o projeto de Deus para o qual fomos criados, mesmo depois que conhecemos a Cristo, caso não seja identificada e tratada. Recompensa que me rouba: É bem comum quando queremos ensinar a um cão como se comportar, tratamos de recompensá­lo cada vez que obedece a uma ordem. Depois de algum tempo repetindo a mesma coisa, ele passa a obedecer, ainda que a recompensa não venha de imediato, devido o condicionamento já ter sido absorvido pelo cérebro. O homem também passa pelo mesmo. Na maioria das vezes, não associa seu comportamento a algo previamente condicionado, acreditando que tem a ver com sua escolha e desejo. Efésios 2 1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora Ex: Quando o menino chega em casa e conta ao pai que brigou na escola e ganhou a luta, e seu pai o recompensa expressando satisfação pela façanha, inicia um condicionamento sutil a respeito de como agir para ser recompensado. Ex: Quando a menina vai a uma festa, e sua mãe comenta que ela era a mais bonita entre todas as meninas e que os meninos não paravam de olhar para ela, inicia um condicionamento onde o objetivo central é ser a mais vista, a mais observada, o centro de tudo assim ela será recompensada e toda sua vida passa a se voltar para isso. Ex: Quando o homem chega com um carro novo e todo mundo olha, comenta e o valoriza por causa disso, ele é condicionado a crer que o dinheiro é mais importante do
Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 5 que a forma de consegui­lo, e por causa disso absorve a frase “os fins justificam os meios” como algo perfeitamente aceitavel. • Quando algo nos dá prazer mesmo que a fonte não tenha a aprovação de Deus, e respondemos positivamente a isso, agimos exclusivamente em busca da recompensa imediata. Isso nos afasta terrivelmente da verdadeira riqueza e alegria da uma vida abundante que o Senhor Jesus preparou para nós, começando enquanto ainda estamos aqui nessa terra. → Como sair dessa situação de condicionamento que aprisiona para viver como livre em Cristo? I Coríntios 2:16b Nós, porém, temos a mente de Cristo. Novo Condicionamento Nova Mente 1. Desistindo do condicionamento anterior. Precisamos desistir do nosso condicionamento anterior assumindo uma mente voluntariamente entregue a Deus para ser condicionada por novos principios. Atos repetidos/ hábitos/ caracteristica de carater/ caráter/ comportamento condicionado. Atitude Comportamental => Caráter => => Comportamento Condicionado 2. Inserido não mais por dor ou recompensa, mas por amor e decisão racional. Romanos 12; 1 Portanto, irmãos, rogo­lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem­se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 3. Assumindo uma nova postura Mateus 13 (NVI) 15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos,
Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior 6 ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter­ se, e eu os curaria'. Mateus 13 (NTLH) 15 Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! —disse Deus.”
· Tendo um coração sensível = Mente aberta
· Ouvindo com boa vontade = tendo ouvidos que recebem
· Querendo ver = Abrindo os olhos Consequência de uma mente aberta, e de um coração sensível:
· Ver a Deus primeiro (Sua presença lhe impactaria)
· Ouvir a verdade que sai da boca dEle
· Entender
· Voltar para Ele
· Ser completamente curado Lucas 8: 15 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança. Conclusão: Já fomos em Cristo feitos livres, colocados assentados em Cristo nos lugares celestiais, somos co­ herdeiros juntamente com Ele de toda a herança, chamados para reinar com Ele, somos chamados filhos de Deus para vivermos a eternidade em Sua presença, chamados para julgarmos os anjos, habitação de Deus aqui na terra. É tempo de tomarmos a decisão de não mais vivermos debaixo de um condicionamento que não foi plantado por esse Deus amoroso que tanto nos tem valorizado e nos colocado em lugares altos, e dia a dia trabalharmos por um novo condicionamento, agora feito pelo Espirito Santo de Deus, usando a Sua palavra e as nossa mãos, e ai sim, estaremos vivendo o melhor de Deus desde aqui e por toda a eternidade.
Download

Efatá nos leva a Metanóia. Introdução: Domingo