DAILTON FELIPINI
SITES DE BUSCA
Como trazer milhares de visitantes
para sua Loja Virtual
www.abc-commerce.com.br
O ABC do E-COMMERCE
SITES DE BUSCA
Como trazer milhares de visitantes
para sua Loja Virtual
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Proibida a cópia ou distribuição não autorizada.
Material protegido pela legislação de direitos
autorais.
Revisão de texto
Osvaldo Cruz
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ABC-COMMERCE: O ABC do E-COMMERCE
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Prefácio
Caro amigo empreendedor
É com prazer que lhe entregamos mais um ebook da série ABC-COMMERCE
Na mesma linha dos produtos anteriores, o propósito deste ebook é fornecerlhe conhecimento de qualidade e de pronta utilização em seu negócio na
Internet.
Sabe-se que, por melhor que seja o produto comercializado e por mais eficaz
que seja uma loja virtual em transformar visitantes em clientes, é necessário
um constante esforço promocional para que as pessoas tomem conhecimento
de seu negócio.
Dentre as várias estratégias de promoção na Internet, a utilização dos sites de
busca ocupa um lugar de grande destaque pelos seguintes motivos:
o Os Sites de busca são o local onde 80% dos internautas vão buscar as
informações ou produtos que necessitam e, principalmente no início de
suas atividades, representarão de 30% a 50% das visitas ao seu site.
o O custo de anunciar o seu site em relação ao retorno obtido é
extremamente mais favorável do que qualquer outro meio promocional.
o O visitante que chega até você por meio dos sites de busca é um visitante
qualificado, que estava procurando pelo seu produto ou algo relacionado,
portanto é mais fácil de se tornar seu cliente.
O desafio, então, é conhecer a lógica de funcionamento dos sites de busca e
aprender a utilizar todo o enorme potencial de geração de tráfego dessa
ferramenta a seu favor. Neste ebook você vai aprender como vem evoluindo e
para onde caminha a tecnologia de busca na Internet; vai conhecer cada um
dos principais critérios utilizados para definir o ranking das páginas, (ordem na
qual os sites aparecem); vai aprender a selecionar as melhores palavras-chave
e preparar suas páginas para serem “amigas” dos sites de busca, facilitando
um bom posicionamento; vai aprender também a tornar seu site mais popular
na comunidade da Internet, gerenciar o posicionamento e o resultado de suas
ações e muito mais.
Posso lhe garantir que após a leitura deste ebook e a implementação das
ações recomendadas você poderá colocar o seu site no lugar de destaque que
ele merece e, a partir daí, constatar um expressivo aumento na quantidade de
visitantes decorrente de suas ações.
Boa leitura.
Dailton Felipini
ABC-COMMERCE
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ABC-COMMERCE: O ABC do E-COMMERCE
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Sumário
Prefácio .................................................................................................
3
1. ENTENDER O QUE É UM SITE DE BUSCA ........................................................
O que são sites de busca ...........................................................................................
Onde vale a pena investir seu tempo..........................................................................
Como funciona um site de busca.................................................................................
5
5
7
8
2. ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE MAIS PROMISSORAS...............................
Coloque-se no lugar do internauta...............................................................................
Verifique a quantidade de buscas para cada palavra .................................................
Verifique a quantidade de competidores para cada palavra .......................................
Conclusões ..................................................................................................................
13
13
13
17
18
3. INSERIR AS PALAVRAS-CHAVE NOS LOCAIS CORRETOS.............................
Nomes das páginas .....................................................................................................
Títulos, sub-títulos, URLs e links .................................................................................
Freqüência relativa da palavra-chave .........................................................................
21
21
22
24
4. PREPARAR AS PÁGINAS PARA OS SITES DE BUSCA .....................................
Tags e Meta-tags .........................................................................................................
Questões relativas à estrutura da página ....................................................................
Uso de frames, flash e conteúdo dinâmico .................................................................
26
26
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32
5. TORNAR O SEU SITE POPULAR NA INTERNET ..............................................
O que é um site popular ..............................................................................................
O sistema PageRank ..................................................................................................
Links de entrada, de saída e links internos .................................................................
Como obter relatórios e informações úteis sobre seu site .........................................
Como tornar seu site mais popular ..............................................................................
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35
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38
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42
6. GERENCIAR O DESEMPENHO NOS SITES DE BUSCA .....................................
Como as ferramentas de busca encontram seu site ...................................................
A questão do cadastramento em massa .....................................................................
Como confirmar a inserção de uma página ................................................................
Como gerenciar a classificação das páginas ..............................................................
46
46
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48
48
7. CONHECER OS SITES DE BUSCA PAGOS .........................................................
Formas de inserções pagas nos sites de busca .........................................................
A decisão de colocar anúncios pagos .........................................................................
Até quanto você deve pagar por um clique .................................................................
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ABC-COMMERCE: O ABC do E-COMMERCE
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Capítulo - 1
ENTENDER O QUE É UM SITE DE BUSCA
Imagine que você seja um aficionado por pescaria e tenha interesse
em fazer uma pescaria no pantanal. Onde você procuraria informações
relacionadas a essa atividade? Se você citou algum site de busca
como o Google, Yahoo/cadê ou MSN, você faz parte de um enorme
contingente de pessoas, pois é exatamente nessas ferramentas onde
80% dos internautas realiza sua busca por informação. Se
considerarmos o número total de usuários da Internet no Brasil,
teremos 16 milhões de pessoas realizando buscas; se formos além e
considerarmos o mercado mundial, teremos algo ao redor de 320
milhões de pessoas que buscam informações e produtos na rede.
Isso dá uma dimensão da importância de nosso objeto de estudo, não
somente para o Comércio Eletrônico, mas para os negócios em geral.
Apenas para se ter uma idéia, o site de busca Google vale no mercado
de ações a bagatela de US$ 50,8 bilhões! Já o Yahoo, mais
“baratinho”, vale apenas US$ 47,9 bilhões! Esse enorme valor
financeiro reflete a importância desse setor para o mercado e é
compreensível na medida em que as ferramentas de busca se
tornaram imprescindíveis para a obtenção de informações na Internet.
Afinal, onde mais se poderia vasculhar cerca de oito bilhões de páginas
espalhadas pelo planeta, até se encontrar o que se deseja?
O que são sites de busca
De forma simplificada, os sites de busca são gigantescos bancos de
dados que armazenam páginas da Internet e apresentam resultados de
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acordo com a pesquisa solicitada pelo usuário. Diante da palavra
“pesca”, por exemplo, o Google acabou de me apresentar uma relação
de 2.210.000 páginas em Português. São mais de 2 milhões de
páginas com lojas de pesca, agências de turismo, órgãos públicos,
artigos, entre outras. E todas contêm a frase “pesca”.
Se a sua loja virtual1 fosse fornecedora de algum produto relacionado
à pesca, muito provavelmente você estaria nessa relação, mesmo que
nunca tivesse ouvido falar do Google. Mas a grande questão é: em que
posição o seu site apareceria? Em primeiro, oitavo, 15º ou 1.111.111º
lugar? Isso muda toda a questão, porque como cerca de 70% dos
usuários não passam da primeira página de resultados, se o seu site
não estiver entre os dez primeiros apresentados na primeira página ou
pelo menos entre os 20, a chance de ser visto e clicado será muito
pequena. O desafio então é fazer o seu site aparecer entre os “top-ten”
ou, no mínimo, entre os 20 primeiros no ranking para as palavraschave associadas ao seu negócio. Para fazer isso é necessário
conhecer a lógica de funcionamento desses sistemas e preparar o seu
site para ser “amigo” não somente do usuário, mas também dos sites
de busca.
Tipos de sites de busca
Existem fundamentalmente 3 tipos de sites de buscas:
Catálogos ou diretórios como é o caso do Yahoo e do Cadê que foi
adquirido por esse. Nos Diretórios, o conteúdo é organizado por
categorias e a inserção dos sites é feita por uma equipe editorial.
1
Lojas Virtuais são sites de e-commerce. Sites que vendem algum produto ou serviço por meio
da Internet. Para saber mais sobre o assunto, consulte o ebook Lojas Virtuais: como vender na
Internet.
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Mecanismos de busca (Search Engines). Utilizam programas
chamados “spider” que varrem a Internet através dos links e vão
cadastrando tudo que encontram pela frente e classificando cada
página de acordo com seu conteúdo.
Metabuscadores, como é o caso do MSN da Microsoft. Utiliza as
informações de outros buscadores para montar o seu próprio banco de
dados.
Neste ebook utilizaremos a expressão “site de busca” ou “ferramenta
de busca” para representar genericamente qualquer das categorias e
tudo que você aprender terá efeito em qualquer dessas ferramentas.
Mesmo porque, em decorrência da disputa pela preferência do
Internauta, elas estão se tornando cada vez mais parecidas.
Outra forte tendência neste mercado é a ascensão dos anúncios
patrocinados, ou seja, juntamente com a classificação normal das
páginas de acordo com relevância de seu conteúdo, aparecerão as
páginas pagas. Nos Estados Unidos isso já é comum e no Brasil, por
enquanto, ainda predomina o critério de conteúdo, mas com
alternativas já disponíveis de inserções pagas. No capitulo 7 esse
assunto será abordado com detalhes e você poderá escolher a melhor
estratégia a ser adotada nesse caso.
Onde vale a pena investir seu tempo
É bom você saber que existe uma enorme quantidade de sites de
busca no Brasil. Porém, é interessante que você saiba, também, que
algo ao redor de 80% dos visitantes originários dos sites de busca virá
de uma das três ferramentas abaixo:
Google
Yahoo/Cadê
MSN
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www.msn.com.br
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Como você terá um trabalho razoável para preparar o site e gerenciar a
inclusão e alteração das palavras, é recomendável que você concentre
suas energias naqueles que efetivamente vão lhe render um maior
retorno. É claro que você pode inserir seu site em centenas de outros,
mas vai perceber, depois de algum tempo, que o esforço não vale a
pena.
Dica: É interessante que você visite os sites de busca listados acima e faça
algumas pesquisas. Procure utilizar também a busca avançada de forma a
se familiarizar e compreender melhor o funcionamento dessas ferramentas.
Otimização de sites
O processo de preparar um site para ser bem posicionado pelas
ferramentas de busca é conhecido como “otimização de sites” e é tão
importante que alguns profissionais se especializam em fazer esse
trabalho em suas próprias empresas ou para terceiros. São os
chamados SEO “Search Engines Optmizer”. Independentemente de
você contratar um profissional ou empresa para otimizar o seu site, é
muito importante você conheça a lógica de funcionamento por trás dos
sites de busca e o tipo de trabalho que esse pessoal realiza.
COMO FUNCIONA UM SITE DE BUSCA.
Em primeiro lugar o sistema vai procurar páginas que contenham a
palavra digitada pelo usuário. Chamamos essa palavra de “palavrachave”, tal como em Inglês: “keyword”. Se a palavra-chave digitada for
“pesca” e seu site divulgar o fornecimento de embalagens plásticas,
dificilmente será relacionado, a não ser que, por uma eventualidade,
produza embalagens para equipamentos de pesca, por exemplo.
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É importante, nesta altura, frisar o seguinte aspecto: sites de busca
procuram e classificam páginas e não sites. Isso significa que uma
página de seu site pode estar entre as “top ten” e outra nem sequer
aparecer, mesmo fazendo parte do mesmo site. Portanto, o trabalho de
otimizar seu site para os buscadores deve ser realizado para cada
página, individualmente, muito embora, o conjunto de todas as páginas
também tenha um peso conforme veremos mais adiante.
Após selecionar as páginas que contêm as palavras-chave, o sistema
vai classificar cada uma delas por ordem de relevância, isto é, vai
colocar aquelas supostamente mais úteis para o internauta nos
primeiros lugares. Mas como ele “sabe” que a sua página é mais
relevante para o usuário do que a página de seu concorrente? Essa é
a questão central. Para classificar as páginas por ordem de relevância
o sistema vai utilizar inúmeros critérios, atribuindo um peso específico
para o atendimento de cada deles.
O Algoritmo de classificação
Essa palavra, quase um palavrão, significa o conjunto dos critérios
utilizados pelas ferramentas de busca para estabelecer a ordem de
classificação na qual os sites aparecerão. Cada sistema possui um
algoritmo diferente, justamente por esse motivo uma mesma página
pode ser classificada de forma diferente em cada site de busca.
Obviamente, esses algoritmos não são divulgados e, além disso, são
alterados esporadicamente. No entanto, por experimentação e
avaliação de resultados, pode-se descobrir boa parte dos critérios
estabelecidos. No capítulo 3 e no capítulo 4 você irá conhecer cada
um dos critérios geralmente utilizados e preparar o seu site para
atendê-los
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Palavras utilizadas na busca
Geralmente o usuário digita a primeira palavra que lhe vem à mente
associada a sua necessidade específica. No exemplo anterior, o
usuário interessado em realizar uma pescaria entrou com a palavra
“pesca” Ocorre que essa é uma palavra muito genérica e o sistema
trará uma infinidade de resultados, mais de 6,500 mil ocorrências, boa
parte das quais não relevante. O usuário aprende isso à medida que se
torna mais experiente e passa a utilizar duas ou mais palavras de
forma a especificar melhor a busca e chegar a um melhor resultado.
Por exemplo, ao digitar a frase “pesca tucunaré” o resultado já cai para
cerca de metade das ocorrências, o que torna mais fácil para o usuário
encontrar o que procura. Dados estatísticos a esse respeito indicam
que os usuários utilizam cada vez mais um número maior de palavras
em suas buscas, cerca de 2,5 palavras digitadas em média. Você já
pode aprender algo com essa informação. Procure utilizar mais de uma
palavra-chave na otimização de seu site, como no exemplo acima, pois
a chance da página aparecer no topo será maior, tendo em vista a
menor quantidade de concorrentes. Além disso, você trará visitantes
mais qualificados para a compra, pelo fato de terem passado por um
filtro melhor.
Quando o usuário digita mais de uma palavra, os sites de busca vão
priorizar as páginas que apresentarem todas as palavras digitadas em
detrimento daquelas páginas que apresentarem apenas uma das
palavras. Além disso, no caso de uma pesquisa avançada, em que o
usuário determinar que as duas palavras apareçam, uma página que
contenha somente uma das palavras estará automaticamente excluída
dos resultados.
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O nome de sua empresa como palavra-chave
Normalmente, o usuário não procura por uma empresa ou por uma
marca. Se ele quiser encontrar você, bastará digitar o nome de sua
empresa e seu site aparecerá naturalmente. Não há necessidade de
fazer nada a esse respeito. O que ele procura é uma solução para
alguma necessidade que está associada a alguma palavra-chave.
Portanto, não se preocupe em colocar o nome de sua empresa, que é
único, como uma palavra-chave. Ex. ”Zédosanzóis peixaria”. Se o seu
cliente conhecer o nome de sua empresa vai encontrar o site de
qualquer maneira, uma vez que ele está associado diretamente à sua
empresa; se não souber, não vai adiantar nada colocar o nome como
palavra-chave.
Palavras no Plural ou Singular.
Quando o usuário digita a palavra “peixe” por exemplo, terá um
determinado resultado. Quando digitar a palavra “peixes”, terá outra
listagem, portanto é interessante considerar cada uma das palavras
como alternativa para a otimização da página. Às vezes, a palavra é
mais solicitada no plural, outras, no singular, portanto é necessário
levantar essa informação antes de decidir por uma delas. E você irá
aprender como fazer isso, neste ebook.
Palavras estrangeiras
As pessoas procuram sites de busca em sua língua nativa. Palavraschave em outra língua, ou com grafia idêntica como é o caso de
“pesca”, trazem um número muito maior de ocorrências. Neste caso,
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para localizar seu site, talvez seja necessário que o usuário configure a
ferramenta de busca para localizar apenas páginas em português, ou
páginas somente do Brasil. Apesar disso, não há motivo para descartar
uma boa palavra-chave na língua inglesa, por exemplo.
No próximo capítulo, você vai aprender como escolher as melhores
palavras-chave para seu negócio.
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Capítulo – 2
ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE MAIS
PROMISSORAS
O resultado de uma busca é diretamente relacionado à palavra ou
palavras digitadas pelo usuário. Portanto, a palavra-chave é o elo de
ligação entre o seu site e o usuário que realiza a busca. Isso torna a
escolha dessa palavra uma decisão de fundamental importância dentro
do objetivo de gerar mais tráfego qualificado.
Coloque-se no lugar de seu visitante.
Imagine que é você seja um usuário com uma necessidade que
poderia ser atendida por uma empresa igual a sua. Por exemplo, você
deseja passar suas próximas férias pescando no pantanal. Nesse
caso, o que você digitaria na busca? Provavelmente algo como..
Pesca; Pesca esportiva; Pescaria no pantanal; Pesca tucunaré
Anote as palavras que você pensou e siga em frente para um teste
mais sistemático.
Verifique a quantidade de buscas para cada palavra.
O objetivo aqui é saber quantas pessoas realizaram buscas com as
palavras-chave selecionadas por você. Para isso, você vai utilizar uma
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ferramenta disponibilizada pelo site TeRespondo em
www.terespondo.com.br/home/ . Este site foi o primeiro site de busca
no Brasil a utilizar o sistema de PPC, pagamento por clique, assunto
que será abordado no capítulo 7. Por hora, o que nos interessa é
conhecer uma importante ferramenta chamada “Link Advisor” que nos
fornecerá a freqüência com que as palavras-chave de nosso interesse
são procuradas.
Por exemplo, ao digitar a palavra-chave “pesca” na ferramenta
obtivemos o seguinte resultado:
Palavras-chave
Pesca
feira de pesca
Pescaria
Pescados
outros artigos para
pesca
pesca deportiva
isca para pesca
material de pesca
feira da pesca
Pescarias
Pescado
Feipesca
caça e pesca
molinete para pesca
pesca e cia
Loja de pesca
lojas de pesca
vara para pesca
pesca esportiva
artigos para pesca
varas de pesca
linha de pesca
articulos de pesca
roupas acessórios
pesca
pesca e companhia
Ecopesca
feira da pesca sp
artigos pesca
Qtde
6596
1328
1214
272
Pesca oceânica
harina de pescado
www.ecopesca.com.br
Pescador
Feira de pesca sao paulo
81
79
76
74
72
ilha dos pescadores
caza y pesca
pesca con mosca
Produtos para pesca
pescaesportiva
45
44
44
43
43
241
Vara de pesca
68
Pescaria na argentina
43
236
213
197
197
182
172
171
163
151
148
142
140
132
132
129
107
102
100
exposição de pesca
Conapesca
pesca submarina
pescaria em alto mar
dicas de pesca
artigos de pesca
material pesca
equipamento de pesca
pesca sub
receitas de pescado
varas pesca
Caixa estojo para pesca
revista de pesca
www.pesca
fotos de pescaria
feiras de pesca
equipamentos para pesca
Diagrama de pescado
66
64
63
63
62
62
61
57
56
55
54
53
52
51
48
48
48
48
la pesca tamaulipas
Pescar
licença de pesca
Barco de pesca
pescanet
rede de pesca
Aceite de pescado
pescadores
expo pesca
calendário de pesca
fotos de pesca
Artigo pesca
Eco pesca
Pesca predatória
Pesca & cia
Feiradepesca
pescar na Argentina
pescaria no pantanal
42
42
41
41
40
40
39
39
39
39
37
37
36
35
35
33
33
33
99
barcos de pesca
47
pesca em mg
33
99
95
85
83
martinelli pesca
Loja pesca
www.pescaria.com.br
caza y pesca
47
46
45
44
pescaria pantanal
mercadodapesca
site de pesca
pesca no pantanal
pesca pantanal
33
32
32
32
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A tabela mostra uma série de frases de busca associadas a “pesca” e,
na coluna ao lado, a quantidade de buscas realizadas para cada frase
no mês anterior.
A quantidade de buscas acima se refere às buscas realizadas nos
sites UOL, MSN, IG, BOL, Ubbi, Aonde, BuscaAqui. É importante você
saber que um grande site de busca como Google ou Yahoo traria uma
quantidade de buscas cerca de três vezes maior para cada palavra, ou
seja, uma palavra solicitada 100 vezes, segundo o Link Advisor, é
solicitada cerca de 300 vezes no Google ou no Yahoo.
Agora vamos em frente:
Selecione as palavras que são diretamente relacionadas ao assunto de
seu site e a respectiva freqüência de procura. Por exemplo:
Palavras-chave
Pesca
Pescaria
Pesca esportiva
Pescaesportiva
Ecopesca
Eco pesca
Pescaria pantanal
Pesca pantanal
Procura
6.596
182
132
43
95
36
66
51
Observações importantes sobre as palavras selecionadas:
•
Note que não incluímos palavras em espanhol como “Pesca
deportiva”. Porém, se o seu site tiver intenção de atingir também o
público internacional, você poderá traduzir todo o conteúdo do site e
essas palavras serão de grande utilidade.
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•
A palavra-chave “pesca” é extremamente solicitada, porém é uma
palavra muito genérica. Alguém pode estar procurando, por
exemplo, pelo desempenho do setor pesqueiro no Brasil, ou por um
pesk-pag mais próximo possível da cidade. Normalmente, é muito
difícil colocar seu site no topo para palavras-chave genéricas como
essa. Mas ela terá a sua utilidade ao se combinar com outras
palavras mais específicas, como você verá mais adiante.
•
Em algumas frases de busca, palavras juntas têm uma demanda
maior que palavras separadas. É o caso de “ecopesca” que
apresenta demanda duas vezes maior que “eco pesca” Mas isso
não é uma regra geral, como mostra a frase “pescaesportiva” que
tem demanda cerca de três vezes menor que “pesca esportiva”.
Justamente por isso, o método sistemático que você está
aprendendo agora é de valor inestimável, uma vez que lhe
possibilita conhecer o comportamento real do usuário ao realizar a
busca.
•
O sistema do Terespondo apresentou as frases: “pescaria
pantanal” e “pescaria no pantanal” como resultados diferentes. Em
algumas circunstâncias, no entanto, os sites de busca não
consideram as palavras de ligação como “no”, “de”, “para”..., a não
ser no caso de uma busca exata, p. ex: “pescaria+no+pantanal”2 ,
em que o sistema apresenta somente as páginas que contêm todas
as palavras exatamente na ordem solicitada. Por esse motivo, é
importante você testar a frase de seu interesse nos principais sites
de busca e verificar se, na busca simples, as palavras de ligação
são consideradas ou não.
2
Cada Site de Busca utiliza uma notação diferente para representar a frase de busca exata. No
caso do Google, por exemplo , o usuário digita a frase entre aspas. Ex: “pesca no pantanal” A
quantidade de resultados nesse caso é substancialmente menor.
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Verifique a oferta de competidores para cada palavra selecionada
Agora que você já conhece a demanda pelas palavras-chave de
interesse, vamos acrescentar um pouco mais de dados em nossa
análise e descobrir o lado da oferta, ou seja, quantas páginas estão
oferecendo informações relacionadas a cada uma das palavras-chave
e, portanto, disputando o clique de nosso cliente. Para fazer isso vá
até o Google e digite cada uma das palavras selecionadas. Por
exemplo: “pesca”
Note que a busca está sendo realizada com a opção “páginas do
Brasil” porque, na maioria das situações, o mercado principal de
interesse é o Brasil. Isso torna a pesquisa mais precisa, descartando
páginas que provavelmente não representariam competição direta. Se,
eventualmente, não for essa a sua situação, então você deve utilizar a
opção “Web”, que vai varrer toda a Internet.
Veja, em destaque, o número de 183 mil ocorrências para a palavra
“pesca” fornecido pelo Google. Na prática, isso significa que a sua
página otimizada para essa palavra-chave terá 182.999 concorrentes
para disputar o ranking dos sites de busca. Antes de se assustar com
a grande quantidade de páginas, considere que algumas palavras são
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realmente mais competitivas que outras. Para tirar conclusões mais
precisas você deve associar essa oferta à procura, que você já havia
levantado anteriormente, para cada uma das palavras-chave
selecionadas.
A tabela abaixo mostra, para cada palavra, a quantidade de buscas
realizada durante um mês (Procura); a quantidade de páginas do Brasil
oferecidas para aquela palavra (Oferta); e uma divisão entre Oferta e
Procura, que nos dá uma boa indicação do grau de competitividade e
possibilita a comparação relativa entre cada palavra que está sendo
analisada.
Palavra-chave
Pesca
Pescaria
Pesca esportiva
Pescaesportiva
Ecopesca
Eco pesca
Pescaria pantanal
Pesca pantanal
Procura
(P)
6.596
182
132
43
95
36
66
51
Oferta Competição
(O)
(O/P)
183.000
28
29.600
163
16.500
125
425
10
1.060
11
9.440
262
2.210
33
12.100
237
Conclusões:
•
Tomando como exemplo a palavra-chave “Pesca”, você verifica
que, para cada busca realizada, existem 28 páginas. Ou seja, a
vantagem representada pela grande procura é contrabalançada por
uma grande oferta de páginas.
•
Além disso, a procura pela palavra pesca, que tem grafia
semelhante em Português e Espanhol, pode estar
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superdimensionada, quando se considera apenas o mercado
brasileiro, porque pode ter sido realizada por pessoas de outros
países que, eventualmente, não comprariam os produtos ofertados
aqui.
•
A palavra “ecopesca”, que possivelmente você nunca pensaria em
colocar em seu site, tem uma boa demanda e uma oferta
relativamente baixa, o que a torna atraente como opção de palavrachave.
•
Observe também que a oferta de páginas que utilizam as palavras
com grafia separada (eco pesca) é cerca de dez vezes maior que a
oferta para a palavra “ecopesca”, com a agravante que a procura
utilizando a grafia separada é três vezes menor. Ou seja, as páginas
que utilizam “eco pesca” estão enfrentando uma concorrência muito
maior e disputando um público menor. O que nos leva a crer que
seus editores não se prepararam devidamente lendo este ebook,
como você está fazendo agora ☺
•
A palavra “pesca esportiva” está diretamente relacionada ao
serviço ofertado e possui uma boa procura. Além disso, tem uma
vantagem interessante. Vai contar pontos junto aos sites de busca
duplamente, já que “pesca”, isoladamente, também tem boa procura
e necessariamente vai aparecer em outros locais no site.
•
A palavra “pescaesportiva” tem o melhor índice de competição
entre todas, em decorrência da baixa quantidade de páginas
ofertadas. Esse aspecto é muito positivo, pois na ótica das
ferramentas de busca, palavras que ocorrem com baixa freqüência
em seus índices, são consideradas raras. Conseqüentemente, as
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páginas que as contêm recebem um peso maior no cálculo da
relevância.
•
Para uma empresa que oferece pacotes de pescaria no pantanal
como um dos produtos, a palavra-chave “pescaria pantanal” é uma
ótima escolha. Além de apresentar uma oferta pequena em relação
à procura, também vai trazer visitantes com interesse direcionado
para o produto em questão. Ou seja, pescadores que querem fazer
uma pescaria no pantanal.
•
Como possíveis escolhas para a empresa-exemplo, ficamos então
com as palavras: pescaria pantanal, ecopesca , pescaesportiva
e pesca esportiva. É importante ressaltar que não
necessariamente essas palavras são a melhor escolha possível
para qualquer empreendimento no setor, tendo em vista que não
analisamos todas as palavras relacionadas e, além disso, a escolha
vai depender das peculiaridades e foco de atuação de cada
empresa. Por exemplo, a frase: “pesca tucunaré” foi preterida por ter
uma baixa procura. No entanto, se a sua empresa tivesse como
carro chefe a pescaria dessa espécie de peixe, seria fundamental
otimizar uma das páginas utilizando a palavra “tucunaré”. Que, aliás,
possui uma freqüência de procura acima de 200 buscas por mês,
segundo o Link Advisor.
A utilização de dados quantitativos do mercado é fundamental para
orientar suas decisões e ampliar suas chances de acerto. Mas é
importante também não perder de vista que o objetivo não é apenas
gerar tráfego, mas sim, gerar tráfego qualificado, ou seja, trazer
visitantes que realmente estejam em busca de seu produto. Dessa
forma, é preciso balancear os números obtidos com um profundo
conhecimento sobre sua empresa, produtos e clientes.
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Capítulo – 3
COLOCAR AS PALAVRAS-CHAVE NOS LOCAIS
CORRETOS
Após selecionar as palavras-chave, a próxima etapa é colocá-las nas
páginas de seu site, de forma que os sistemas de busca “que andam
perambulando” pela Internet as encontrem com facilidade e as
coloquem no topo do ranking. Sabe-se que as ferramentas de busca
varrem toda a página em busca da palavra-chave porém, em alguns
locais e circunstâncias, a sua existência vai representar mais pontos e
melhor classificação. Vamos analisar cada um desses locais.
Nos nomes das páginas.
A escolha do nome de seu site já influencia sua classificação futura. Se
o endereço de sua página principal for www.pesca.com.br pode ter
certeza de que você já começará com uma grande vantagem nos sites
de busca, em relação ao um concorrente cuja URL3 seja:
www.catandoseresaquaticos.com.br . Isso ocorre porque os sistemas
dão um peso importante a existência da palavra-chave no endereço do
site. Obviamente, nesse estágio da internet é muito difícil de se
encontrar um nome disponível que seja exatamente igual ao produto
oferecido ou remeta imediatamente à área de atuação. Porém, a
palavra inserida na URL já contará pontos. Ex: www.webpesca.com.br
3
URL é a abreviação de “Uniform Resource Locator” , o endereço de uma determinada página
na Internet. Ex http://www.abc-commerce.com.br ou http://www.abccommerce.com.br/sites_de_busca.htm
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Além disso, o nome de cada uma das páginas do site pode ser criado
levando-se em consideração esse critério, assim como os nomes de
seus novos produtos.
Ex: www.pescaesportiva.com.br/pescaria_pantanal.htm
Para verificar a importância da presença da palavra-chave na URL,
experimente fazer uma busca usando a palavra-chave “pesca” no
Google:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ie=UTF8&q=pesca&btnG=Pesquisar&meta=cr%3DcountryBR
Você vai constatar que das cinco páginas melhor colocadas, todas
contêm a palavra pesca em sua URL.
Dica: Para ver algumas dicas sobre a escolha de um nome para seu site
visite: http://www.e-commerce.org.br/dominios.htm
Título da página.
Considere como título, uma palavra ou frase colocada em destaque no
topo da página. O título de uma página é, normalmente, o primeiro item
visualizado pelo leitor e também pelas ferramentas de busca. Ele deve
descrever o conteúdo daquela página e, justamente por isso, as
ferramentas de busca consideram essa localização muito importante. A
lógica é a seguinte: se a palavra-chave está presente no título é porque
o conteúdo da página está relacionado com a busca que está sendo
efetuada e, portanto, a página é relevante.
O título deve ser o mesmo de uma das palavras-chave ou pelo menos
conter essa palavra.
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Ex. “PESCARIA NO PANTANAL”
Esse título deve aparecer logo no início da página, antes de qualquer
texto ou imagem. Além disso, deve ser grafado em destaque, com
negrito e letras maiores que do que as do restante do texto.
Subtítulos
Da mesma forma, os subtítulos são palavras ou frase que encabeçam
blocos de textos ou assuntos diferentes na mesma página. Destaque
com negrito e tamanho da fonte maior que a do texto comum e
coloque também aqui uma ou mais palavras-chave. É interessante que
as palavras-chave sejam as mesmas em cada subtítulo e estejam no
início da frase.
Ex. “Duração da PESCARIA NO PANTANAL e translado”
Topo da página
Assim como um leitor comum, as ferramentas procuram nas primeiras
linhas de uma página uma síntese ou idéia do conteúdo do texto que
vem a seguir. Por esse motivo, o texto que vem logo em seguida ao
título é considerado muito importante pelas ferramentas de busca e
pode, inclusive, ser utilizado pelo site de busca como uma descrição da
página para o usuário que estiver fazendo a pesquisa. Portanto, logo
no primeiro parágrafo você deve colocar uma breve descrição do
conteúdo, com uma ou mais palavras-chave selecionadas.
Ex. “Uma pescaria no pantanal é a grande sensação da pesca
esportiva. Além de uma excelente pescaria você irá conhecer o
pantanal, com toda sua beleza selvagem.”
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Note como foi possível em um curto parágrafo colocar seis palavraschave, sendo uma, inclusive, repetição do título da página e a outra da
URL do site.
Em links internos ou próximos deste
Se a página contiver links internos para outras páginas, utilize a
palavra-chave relacionada àquela página no link e coloque-a também
próxima do link, como no exemplo abaixo.
Ex: ...Veja aqui uma lista completa de tudo que você vai necessitar
para realizar uma excelente pescaria no pantanal:
www.meusite.com.br/pescaria_pantanal.htm
Freqüência relativa da palavra-chave em todo o texto
É de se supor que uma página relevante no assunto “Pesca Esportiva”
contenha essa palavra inúmeras vezes. Pelo menos é assim que as
ferramentas de busca analisam sua página. Por esse motivo, se um
determinado usuário digitou a palavra-chave “pesca esportiva”, o
sistema vai rastrear todo o texto da página a procura dessa palavra. É
justamente por isso que você vai distribuí-la ao longo do texto.
As ferramentas de busca fazem uma contagem do número de vezes
em que a palavra-chave apareceu e também do total de palavras
naquela página. O primeiro número dividido pelo segundo fornecerá a
freqüência relativa daquela palavra, tornando-a um critério importante
de classificação. Por exemplo, se a palavra-chave apareceu 8 vezes e
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o total de palavras da página é 100, a freqüência relativa será de 8/100
que é igual a 8%.
Em tese, quanto mais vezes a palavra-chave aparecer no texto,
melhor. Porém, se você exagerar na repetição dessa palavra, o texto
perderá qualidade. Imagine se você escrever “pesca esportiva” a cada
três palavras. O texto ficará enfadonho, para não dizer medonho ☺, e a
sua página perderá qualidade. Além disso, existe uma freqüência
relativa supostamente considerada ideal pelas ferramentas de busca.
Esse número exato de freqüência é desconhecido e cada ferramenta
utiliza um determinado valor. Porém, se você incluir a palavra-chave
num percentual entre 3% e 8% estará relativamente seguro. Muito
acima disso, sua página corre o risco de perder pontos.
Cuidado com o Spam de palavras-chave
Um truque que alguns editores de site insistem em usar é a repetição
da palavra-chave inúmeras vezes, colocando a palavra na mesma cor
de fundo de forma que não apareçam para o leitor, mas sejam
computadas pelas ferramentas de busca. Isso é desnecessário porque
a palavra pode ser colocada no corpo do texto, sem problemas,
conforme visto acima. Além disso, a prática é arriscada, pois as
ferramentas detectam palavras com a mesma cor da tela de fundo e
podem penalizar seu site com perda de pontos. Fuja desse e de outros
truques amadores!
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Capítulo 4
PREPARAR AS PÁGINAS PARA OS SITES DE
BUSCA
No capítulo anterior você aprendeu a colocar as palavras-chave
estratégicas nos diversos locais da página. Neste capítulo vamos ver
outras ações importantes para deixar sua página “atraente” para as
ferramentas de busca. Desta vez, alterando o código fonte da página.
Boa parte das questões abordadas neste capítulo envolve algum
conhecimento da linguagem HTML ou aplicativos de desenvolvimento
de páginas como Dreamweaver ou FrontPage. Se você não estiver
familiarizado com essas atividades leia o capítulo mesmo assim,
porque você terá condições de entender melhor os diversos aspectos
relevantes para as ferramentas de busca, além de poder cobrar do
desenvolvedor de seu site a devida preocupação com esses tópicos.
TAGS
Tags são trechos de código com informações sobre a página. Existem
diversos tipos de tags, porém as que nos interessam por conterem
informações importantes para as ferramentas de busca são:
•
Tag Title (título da página) (a);
•
Tag Meta Description (descrição da página) (b); e
•
Tag Meta Keywords (palavras-chave) (c)
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Veja um exemplo de como essas informações aparecem no site de
busca para a palavra-chave “pesca”:
Pesca Desportiva e de Lazer
(a)
Página de AJ.Arranhado, dedicada à pesca desportiva de competição e de lazer na
região de Portalegre, Alentejo, Portugal. ... Entrada sem Flash. ... (b)
pesca.com.sapo.pt/ - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes
Vamos conhecer cada uma das tags.
Tag Title - Título
É o título de sua página que aparecerá nos sites de busca. Procure
utilizar aqui a palavra-chave que você selecionou para a página. A
mesma que vai aparecer no topo da página, conforme vimos no item
“Título” do capitulo anterior. Assim você estará se assegurando
duplamente: se a ferramenta de busca não utilizar a tag título colocada
no código fonte, irá utilizar o título que você colocou no topo da página.
O título é muito importante porque, além de favorecer a classificação, é
a primeira linha a ser lida pelo usuário quando visualiza a ocorrência de
sua página e será o link que deverá ser clicado para visitá-la.
Se tiver uma palavra-chave que represente o que o usuário procura
pode colocá-la sozinha. Se usar mais palavras, é interessante colocar a
palavra-chave mais importante, em primeiro lugar.
Coloque letras maiúsculas, na palavra-chave para que fique destacada.
Se houver mais palavras no título coloque em minúsculas.
Abaixo, exemplo de uma linha de código com a tag título:
<title> PESCARIA NO PANTANAL </title>
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Meta Tag Description - descrição do conteúdo
Esta tag servirá como uma descrição da página para os usuários que
realizarem a busca. Dessa forma, o texto deve estimular o usuário a
visitar seu site clicando no link que o leva à página.
Além disso, também serve como um critério para a ferramenta de
busca classificar a sua página. Portanto, você deve utilizar na
descrição as palavras-chave importantes da mesma forma que utilizou
no primeiro parágrafo da página, conforme visto no capítulo anterior.
Abaixo, exemplo de uma linha de código com a meta tag description:
<META NAME="DESCRIPTION" CONTENT="Fazer uma pescaria no
pantanal é a sensação da pesca esportiva. Além de uma excelente pescaria,
você irá conhecer o pantanal, com toda sua beleza selvagem.">
Meta Tag Keywords
Esta tag servirá como uma indicação às ferramentas de busca de quais
palavras-chave estão relacionadas à página. Muitos editores
costumam colocar aqui uma infinidade de palavras, muitas vezes nem
sequer relacionadas ao assunto, com o objetivo de tentar aparecer em
um grande número de buscas. Isso é inútil porque quanto mais
palavras forem colocadas, menor o valor de cada uma para a
ferramenta de busca, além de dificultar a estratégia de gerar tráfego
nas buscas pela palavra-chave que realmente interessa. Escolha
apenas uma ou, no máximo, duas palavras-chave para colocar aqui.
Abaixo, exemplo de uma linha de código com a meta tag keywords:
<META NAME="KEYWORDS" CONTENT="Pescaria pantanal">
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Veja abaixo, como ficou o código da página com as meta tag
colocadas e em seguida, como aparecerão no site de buscas.
No código fonte:
<html>
<head>
<title>PESCARIA NO PANTANAL</title>
<META NAME="DESCRIPTION" CONTENT="Fazer uma pescaria no
pantanal é a sensação da pesca esportiva. Além de uma excelente
pescaria, você irá conhecer o pantanal, com toda sua beleza selvagem.">
<META NAME="KEYWORDS" CONTENT="Pescaria pantanal">
</head>
...
No Google quando for solicitada a palavra-chave “pescaria no
pantanal”, sua página surgirá assim:
PESCARIA no Pantanal
Fazer uma pescaria no pantanal é a sensação da pesca esportiva. Além de
uma excelente pescaria, você irá conhecer o pantanal, com toda sua
beleza selvagem
pescaesportiva.com.br/pescaria_pantanal.htm – 5k - Em cache Páginas Semelhantes
Devido ao uso inadequado das meta tags por parte dos editores e à
própria evolução nas ferramentas de busca, as meta tags vem
perdendo importância, em detrimento de outros critérios mais
sofisticados. Muitos sites de buscas já não levam em consideração a
meta tag keyword, preferindo utilizar outros critérios que a informação
fornecida pelo editor da página. No entanto, ainda é importante colocar
essas as meta tags. O Yahoo, por exemplo, costuma utilizar parte da
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meta tag description e completar com o texto extraído do primeiro
parágrafo da página.
Note que as informações colocadas nas três meta tags são exatamente
aquelas colocadas diretamente na página, e que vimos no capítulo
anterior. De tal maneira que, se a ferramenta de busca utilizar as tags,
ótimo, você estará preparado; se não utilizar, ótimo também, porque
você já preparou a sua página adequadamente de forma que as
ferramentas de busca encontrem as informações necessárias.
Tags Headings
No capítulo anterior vimos como os títulos e subtítulos são importantes,
e o que é necessário para destacá-los nas páginas. Além disso, é
interessante utilizar as tags Headings para deixar claro às ferramentas
de busca que esses trechos de texto, já devidamente municiados com
as palavras-chaves, são partes destacadas pela sua relavância.
As tags H1, H2...H6, nessa ordem de importância, são colocadas no
inicio e no final do texto, indicando às ferramentas de busca que
determinados trechos de texto são mais relevantes por representarem
títulos e sub-titulos nas páginas.
Veja abaixo o trecho do código com as tags H1
<h1><font color="#003366" size="6"><strong>PESCARIA NO PANTANAL</strong>
</font></h1>
Alt tags
As ferramentas de busca registram textos e links, mas não conteúdo
gráfico. Para isso você deve utilizar a tag ALT que vai associar uma
imagem de sua página a uma palavra ou frase que seja lida pelas
ferramentas de busca. Como no exemplo a seguir.
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…
<p><img src="loja/images/cap_oportunidades.jpg" alt="Oportunidades de
negocios na Internet" width="70" height="91" border="0"></p>
…
Neste exemplo, mesmo que ferramenta de busca não registre a
imagem, irá registrar a informação sobre ela.
QUESTÕES RELATIVAS À ESTRUTURA DA PÁGINA
Uso de tabelas.
As tabelas de textos são comumente utilizadas para facilitar a
diagramação e distribuição do texto na página. Porém, podem trazer
alguns inconvenientes no que se refere às ferramentas de busca. Ao
visitar a página, as ferramentas de busca lêem primeiramente todo o
conteúdo da tabela à esquerda, para depois partirem para a tabela
seguinte. Isso pode fazer com que o titulo e o primeiro parágrafo da
página que para o leitor aparecem no topo da página, sejam
considerados como texto no meio ou no final da página, o que
representaria menor pontuação, conforme ilustrado no exemplo abaixo.
A página:
PESCARIA NO PANTANAL
Link a
Link b
Link c
...
Fazer uma pescaria no pantanal é a
sensação da pesca esportiva...
....
Seria lida assim pelas ferramentas:
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Link a
Link b
Link c
...
PESCARIA NO PANTANAL
Fazer uma pescaria no pantanal é a
sensação da pesca esportiva...
Dessa forma, a parte mais relevante do texto seria “empurrada” para o
final da página, diminuindo a pontuação. É importante, portanto, que o
desenvolvedor leve em consideração esse aspecto no momento da
montagem do site.
Javascript no topo da página
Porções de código JavaScript no topo da página também podem
causar o mesmo efeito negativo das tabelas. Os mecanismos podem
indexar primeiramente o código, atribuindo-lhe maior relevância do que
ao título e aos primeiros parágrafos, que foram cuidadosamente
preparados por você para “agradar” as ferramentas de busca. Existem
soluções para esse problema como a inclusão do código Java em
arquivos externos (“.js”), fazendo-se referência a eles na página
HTML. Dessa forma, as ferramentas de busca não irão carregar essa
informação.
Uso de Frames
Frames são painéis dentro de uma página. As ferramentas de busca
não “se dão bem” com os frames por dificultarem a navegação,
principalmente quando existem links entre dois frames. Embora
existam soluções que podem ser adotadas pelo desenvolvedor, do
ponto de vista de otimização de sites é recomendável evitar a
utilização de frames.
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Uso de Flash
O programa flash da empresa Macromidia possibilita a criação de
imagens e botões animados, efeitos sonoros e outras diversões que os
desenvolvedores adoram criar. Embora isso torne os sites visualmente
interessantes, a montagem de um site totalmente em flash pode tornálo invisível para as ferramentas de busca. Existem formas de se
contornar esse problema, mas o esforço necessário tende a inviabilizar
essa abordagem.
São também negativas as chamadas “Splash Pages”, páginas
geralmente desenvolvidas em flash, que funcionam como uma porta de
entrada para o site. Essas páginas são paupérrimas em termos de
informações para as ferramentas de busca, pois não contêm texto,
apenas um link enviando o usuário para outra página. Como a
ferramenta não encontra nada relacionado à busca nesta página, uma
boa oportunidade de transmitir informação sobre o site está sendo
perdida.
Como estratégia geral, é muito mais simples e barato montar o seu site
de forma convencional com layout, texto e links em HTML, apenas
complementando-o com imagens em flash. As ferramentas de busca
“agradecem”.
Conteúdo dinâmico
Uma forte tendência em termos de desenvolvimento de sites é a
utilização de um banco de dados onde o sistema vai buscar as
informações que serão exibidas na página. Se por um lado, isso torna
os sites mais eficientes e facilita enormemente a atualização de seu
conteúdo, pode, por outro lado, atrapalhar a classificação de suas
páginas nos sites de busca, principalmente no caso todo o conteúdo
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esteja contido em banco de dados. Isso ocorre porque as ferramentas
de busca, normalmente, não percorrem os bancos de dados.
Bancos de dados são utilizados nas lojas virtuais e também em sites de
conteúdo que precisam armazenar um grande volume de informações,
e é muito difícil simplesmente abrir mão de sua utilização. Existem
soluções para compatibilizar essa necessidade com o objetivo de
classificar bem a sua página e que deverão ser consideradas no
desenvolvimento do site. A mais simples é não colocar todo o conteúdo
de forma dinâmica, mas apenas as partes realmente necessárias e que
não comprometam o bom relacionamento do site com as ferramentas
de busca.
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Capítulo - 5
TORNAR SEU SITE POPULAR NA INTERNET
No início deste ebook foi dito que existem dois fatores determinantes
da classificação de uma página nos sites de busca. O primeiro fator é
representado pelas palavras-chave encontradas na página e o segundo
pela qualidade e quantidade dos links externos.
No capítulo 2 e 3 você aprendeu a escolher as palavras-chave mais
adequadas e a colocá-las de forma correta em sua página. Agora você
vai aprender porque os links são cada vez mais importantes na
classificação de páginas e, em seguida, algumas ações que você pode
realizar para tornar o seu site popular através da inserção de links.
O QUE É UM SITE POPULAR?
Imagine que, durante uma viagem, você resolve pernoitar na cidade
mais próxima e adentra a pacata cidade de Birigui. No primeiro posto
de combustível, você estaciona e pergunta por um bom hotel. O
frentista lhe indica o Hotel Noites Calmas em frente à praça. Como
você gosta de ter segurança em suas decisões, estaciona novamente
na primeira lanchonete que encontra faz a mesma pergunta ao gerente
e ele responde na lata: o Hotel Noites Calmas é bom e barato. Parte
com o carro em direção ao centro e encontra vários muros e outdoors
com a propaganda do Hotel Noites Calmas. Antes de estacionar no
hotel, passa por um ponto de táxi e aborda um taxista com a mesma
pergunta, obtendo a mesma resposta: Hotel Noites Calmas.
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Depois dessa quantidade de referências positivas, só resta a você se
dirigir confiante ao hotel mais popular da cidade e passar uma calma
noite de repouso.
A popularidade de sua página é medida por meio de links.
A utilização de links na classificação de sites segue a mesma lógica do
exemplo anterior. Pressupõe que uma página que receba muitos links
externos de qualidade seja uma página popular e possua um bom
conteúdo que justifique aos editores de outros sites se conectarem a
ela. Como conseqüência, as ferramentas de busca vão também avaliala favoravelmente ao estabelecer a classificação.
Isso não foi sempre assim. No início da Internet, os Sites de Busca se
baseavam unicamente nas palavras-chave escolhidas e na forma como
elas estavam dispostas na página, conforme vimos nos capítulos
anteriores. Há poucos anos, o site de busca Google introduziu o critério
de linkagem como forma de se estabelecer a classificação das páginas
e hoje, os especialistas estimam que esse critério seja responsável por
cerca de metade da pontuação das páginas. Para entender como
funciona isso vamos usar o sistema de classificação do Google,
chamado “PageRank”, como nosso modelo. Não vamos, no entanto,
nos aprofundar nas tecnicidades, tendo em vista que esse é um
assunto complexo e fugiria do objetivo estabelecido para esse ebook.
O SISTEMA “PAGERANK”
PageRank é a denominação do sistema do Google que avalia a
importância de sua página. É também o um valor numérico alcançado
por sua página e que, na comparação com o PageRank de outras
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páginas, vai definir a pontuação de sua página e a sua conseqüente
classificação. Note que a classificação depende, não somente da
quantidade de links, mas também da quantidade de pontos que a
página emitente pode distribuir por meio de seus links. Essa
quantidade de pontos é baseada na pontuação do PageRank da
página, dividida pelo número de links direcionados a outras páginas.
Não entendeu nada?! O diagrama abaixo vai deixar isso mais claro:
A
SUA PÁGINA
B
•
A sua página recebe um link da página A. Como essa página possui 100
pontos e 2 links de saída, sua página recebe metade desses pontos, ou
seja 100/2 = 50 pts.
• A sua página recebe também um link da página B . Como essa página
possui 9 pontos e 3 links de saída, sua página recebe 9/3 = 3 pontos.
• Como resultante, sua página recebe um total de 53 pontos pelos links
É claro que o quadro é uma simplificação da realidade para facilitar a
sua compreensão. Os números são proporções e não inteiros como no
exemplo. Para chegar ao valor numérico dado a cada página o
sistema utiliza uma complexa fórmula matemática que não é de
conhecimento de ninguém que não seja do Google, sabe-se, no
entanto, que a fórmula leva majoritariamente em consideração os
seguintes fatores:
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• Links de outras páginas apontando para sua página (link de
entrada)
• Links que apontam de sua página para páginas externas (link de
saída)
• Links entre sua página e outras sob o mesmo domínio (links
internos)
Vamos ver como o sistema utiliza cada uma dessas variáveis:
Links de Entrada
De maneira geral, quanto maior a quantidade de páginas apontando
para sua página melhor o seu PageRank. Apesar disso é
desaconselhável sair à caça de todo e qualquer site que queira colocar
um link para sua página. Uma página que faça parte de uma atividade
totalmente diferente da sua, pouco valor acrescentará em termos de
pontuação (p ex: loja com pacotes de viagens de pesca esportiva
recebendo um link de uma loja de bijuterias).
Além disso, as ferramentas de busca geralmente penalizam os sites
que adotam a política chamada “link farm”, ou granja de links, que
consiste em juntar quantidades enormes de links não relevantes com o
propósito de pontuar melhor no ranking. O seu objetivo deve ser trazer
links de páginas relacionadas, no exemplo: loja de pesca, fabricantes
de equipamentos, roupas, acessórios para pescaria, feiras de pesca,..
e assim por diante. Além disso, procure colocar links originários,
preferencialmente, de páginas que também possuam um PageRank
elevado e, portanto, ocupem boas posições nos sites de busca. Para
entender a lógica por trás disso, lembre-se do exemplo do viajante no
início deste capítulo. Embora ele tenha levado em consideração a
informação do frentista do posto de combustível, ele provavelmente
tomaria como mais relevante a opinião do taxista que, em decorrência
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de sua atividade, poderia dar uma opinião mais abalizada sobre o
melhor hotel da cidade. Um pouco mais adiante, você aprenderá como
descobrir o PageRank de uma determinada página.
Outro aspecto importante é a quantidade de links de saída existentes
na página que envia o link para a sua. Conforme vimos, se a página de
origem tiver uma grande quantidade de links de saída, o valor do link
direcionado para a sua página será menor.
Links de saída
Existem controvérsias entre os especialistas com relação a esse tipo
de link. Alguns afirmam que os links de saída simplesmente diminuem
a pontuação geral de seu site, outros apontam que, dependendo da
relevância da página apontada, o link traz reflexos positivos na
pontuação. Isso faz sentido quando pensamos no conceito de
relacionamento entre sites, no qual a Web é uma gigantesca
comunidade composta por inúmeras comunidades menores de páginas
que tem algum tipo de informação em comum. Os sites que fazem
parte dessas comunidades estabelecem relacionamento entre si por
meio de links, e relacionamento pressupõe reciprocidade, o que nos
leva a links não somente de entrada como também de saída. Usando
o exemplo de nosso site de pesca esportiva: para se fazer uma
pescaria é necessário possuir uma licença de pesca emitida por um
órgão governamental. É interessante que você informe isso aos seus
clientes e também facilite a vida deles, fornecendo um link para o site
do órgão onde essa licença poderá ser obtida. Independentemente de
agregar ou não pontos ao seu PageRank, esse link vai gerar valor
para os visitantes de seu site, de tal forma que a sua colocação é
positiva. O fato concreto é que é muito difícil deixar um site sem
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nenhum link de saída e, particularmente, considero que não seja
interessante fazer isso.
Links internos
Embora os links entre as páginas de seu site não alterem a pontuação
do site como um todo, eles afetam a distribuição dessa pontuação
entre as páginas. As páginas que recebem uma quantidade maior de
links, como é caso da página index, ficam com uma proporção maior de
PageRank do que aquelas que recebem poucos.
Por exemplo: Se o seu site tem uma pontuação
de 3 no PageRank e possui 3 páginas todas
linkadas entre si, “A”, “B” e “C”, conforme ilustrado
pela figura ao lado, cada uma das páginas terá o
peso de 1.
Ao modificar os links, deixando a página “A”
recebendo 2 links e as páginas “B” e “C” com
apenas um link cada uma, a distribuição de pesos
das páginas ficará aproximadamente assim: “A” =
1,5 , “B” = 0,75 e “C” = 0,75. Note que a
pontuação geral do site continua sendo 3. O que
fizemos foi priorizar a página A em detrimento das
páginas B e C.
Tendo isso em mente, o que você deve fazer é selecionar as páginas
mais importantes do site, particularmente aquelas que foram
preparadas com as palavras-chaves mais importantes, e canalizar a
pontuação do site para elas por meio da colocação de mais links. Isso
não afetará a pontuação do site como um todo, mas aumentará a
pontuação das páginas selecionadas. Para aumentar a pontuação do
site como um todo só existem duas maneiras: aumentar o número de
links de entrada para as páginas do site ou criar mais páginas.
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COMO OBTER RELATÓRIOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE SEU
SITE.
Para listar todas as páginas com links para o seu site, no Google digite
no campo de pesquisa:
link:www.seu-site.com.br
Para saber a quantidade de links e o posicionamento de seu site em
diversas ferramentas de busca, comparar seu site com outros e com a
média de mercado e outras informações úteis, visite a página da
empresa Market Leap (em inglês).
http://tools.marketleap.com/publinkpop/plapp/publinkpop.dll/publinkpopTest
Para calcular o PageRank de suas páginas e fazer simulações e
arranjos com os links, utilize a ferramenta “Googles PageRank
Calculator” disponibilizada pela empresa WebWorkshop.
http://www.webworkshop.net/pagerank_calculator.php
A forma mais prática de saber o PageRank de seu site e de qualquer
outro que você visite é instalar o Google Toolbar em seu computador.
A ferramenta fica instalada em seu navegador. É bem simples de usar
e vai fornecer informações preciosas sobre os sites visitados. O Google
Toobar divide o Ranking de sites em 10 níveis. O nível 1 corresponde
aos sites de menor popularidade e o nível 10 àqueles com máxima
pontuação. Essa informação é relevante no momento de você buscar
sites para troca de links. Quanto maior o ranking da página, mais valor
terá um link originário dessa página.
http://toolbar.google.com/
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COMO TORNAR SEU SITE MAIS POPULAR
Você pode utilizar uma ou mais ações entre as indicadas a seguir de
forma a melhorar a popularidade de seu site e, conseqüentemente, a
classificação no ranking.
1. Incluir seu site em diretórios e listas de site.
Além de eventualmente trazer alguma visita, a presença de seu site
nos diretórios representará mais links de entrada importantes e mais
pontuação. Alguns diretórios, como o www.yahoo.com cobram uma
taxa anual para realizar a inserção, mas considerando custo/benefício,
vale o investimento.
2. Ofereça reciprocidade de links para bons sites.
Vá até a site de busca e faça uma pesquisa com a palavra-chave
selecionada por você. Verifique quais são as páginas que aparecem
nas primeiras posições (quanto mais alto, melhor). Entre em contato
com o editor do site e ofereça um link de sua página em troca de outro
direcionado para a sua página. Um link de uma página top-ten pode
agregar bons pontos à sua página. Porém, não se esqueça, de que o
mais importante é o seu cliente. Nunca envie o visitante de seu site
para páginas externas que não acrescentarão absolutamente nada
para ele.
Existem alguns programas em Inglês que realizam o trabalho de busca
e gerenciamento desses contatos para você, como é o caso do Arelis:
http://www.axandra-link-popularity-tool.com/
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Caso você venha a utilizar algum programa desse tipo verifique se não
há limitações de funcionamento, decorrentes de diferenças de idioma e
configurações.
3. Garanta um bom conteúdo para os clientes e para as
ferramentas de busca.
O conteúdo de suas páginas vai influenciar a percepção que os seus
visitantes tem de sua empresa e também sua classificação nos sites de
busca. Às vezes um bom artigo com conteúdo relacionado ao seu site
pode parar no topo das ferramentas de busca e gerar tráfego, sem
praticamente nenhum esforço de sua parte.
Como no seguinte exemplo:
Uma pesquisa pela palavra-chave “negócios na Internet” traz na 7º
posição uma página do site abc-commerce. O fato curioso é que na 4º
posição, portanto acima, se encontra um artigo postado por um site
parceiro nosso e que contêm um link para o próprio abc-commerce.
Ou seja, o Google considerou o artigo muito relevante pelo seu
conteúdo e também pelo link que remete a mais conteúdo de valor.
A Internet é muito grande e você pode encontrar excelente conteúdo
gratuito que vai gerar valor e bom posicionamento para seu site.
Na página www.e-commerce.org.br/artigos_ecommerce você vai
encontrar uma coleção de artigos nossos relacionados a e-commerce e
e que podem ser publicados gratuitamente em seu site com objetivo de
agregar conteúdo de valor para os visitantes e também ajudar no
posicionamento de sua página.
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4 . Escreva e distribua artigos.
Se você gosta de escrever e tem um bom conhecimento sobre o
assunto abordado em seu site, pode escrever seus próprios artigos e
distribuí-los gratuitamente. Não se esqueça de colocar o seu nome,
bem como links de saída para seu site no final do artigo.
5. Envie “releases” para a imprensa.
Um “release” é uma síntese ou artigo completo sobre assunto
relacionado ao seu site ou negócio. Pode ser escrito por você ou por
um jornalista profissional que preste esse serviço. Se você conseguir
emplacar uma citação de sua empresa na imprensa escrita, ou na web,
pode gerar uma enorme quantidade de visitas para seu site. Lembrese, no entanto, que a imprensa busca fatos que sejam de interesse de
seu público. Não vai adiantar nada enviar um release dizendo que você
contratou uma secretária nova, mesmo que isso seja extremamente
relevante para você ☺.
6. Monte um Programa de Afiliados.
Programas de afiliados são uma excelente forma de geração de tráfego
qualificado e também podem gerar pontos junto aos sites de busca
devido à colocação de links direcionados para o seu site. Note, todavia,
que do ponto de vista de classificação nos sites de busca, é
imprescindível que o sistema aponte para a URL de seu site e não
para sites de terceiros prestadores desse tipo de serviço.
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Conclusão: análise do site x análise de cada página
Neste artigo você viu como funciona o critério de popularidade por meio
de links e aprendeu a utilizar esse conhecimento, visando um melhor
posicionamento de seu site. Observe que as ferramentas de busca
classificam cada página individualmente mas também utilizam os links
internos e as palavras-chave de forma a categorizar e classificar o site.
Como estratégia, é interessante trabalhar cada página individualmente,
porém mantendo uma coerência em termos de site como um todo. Por
exemplo, cada página deve apresentar várias vezes a sua palavrachave prioritária, mas deve também possuir outras palavras que são
importantes para o contexto geral do site.
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Capítulo - 6
GERENCIAR O DESEMPENHO NOS SITES DE
BUSCA
Com raras exceções, a posição de suas páginas no ranking não será
constante, podendo ser alterada por vários fatores: novos sites
entrando em posições acima, o que “empurraria” sua página para
baixo; páginas acima da sua, excluídas, o que elevaria a posição de
sua página; modificações nos critérios adotados para classificação,
entre outros. O fato é que seu site pode estar entre os “top-ten” hoje e
amanhã cair para páginas secundárias. Por esse motivo, é necessário
um acompanhamento constante das posições alcançadas por cada
página e a realização de alterações visando manter ou melhorar essas
posições. É sobre esse gerenciamento que você irá aprender neste
capítulo.
Como as ferramentas de busca encontram seu site
Existem duas maneiras de catalogar o seu site. A primeira é esperar
que os “spiders”, nome dos sistemas de percorrem a Internet através
dos links, encontrem o seu site. Para isso é necessário que haja pelo
menos um link de entrada. Depois que ele estiver catalogado os
“spiders” voltarão regularmente, aproximadamente a cada quinze dias
no caso do Google, e trinta dias no caso do Yahoo, para atualizar todas
as informações sobre cada página catalogada.
A segunda maneira é você cadastrá-lo diretamente nos sites de busca
mais importantes. É interessante fazer isso já no lançamento do site ou
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de uma nova página. A partir daí, você pode se preocupar apenas com
eventuais alterações de otimização, deixar que as ferramentas de
busca as encontrem e avaliar os resultados na classificação.
Você encontra um link para cadastramento de sites na página principal
do Google e também do Yahoo. Como vimos no capítulo 1, atualmente
três grandes sites de busca dominam o cenário no Brasil: Google,
Yahoo e MSN. O MSN é um meta-buscador, ou seja, ele utiliza o banco
de dados de outras ferramentas de busca para elaborar sua lista.
Dessa forma, você não precisa se preocupar em fazer o cadastramento
inicial.
Atualmente o cadastramento é gratuito no Google e no caso do Yahoo,
é cobrada uma taxa de inclusão de 199,00 R$ para sites comerciais.
A questão do cadastramento em massa
Existem softwares no mercado que automatizam o processo de
cadastramento enviando a sua URL para centenas de sites de busca
em todo o mundo. Do ponto de vista de visitação, isso é de pouca valia,
na medida em que é praticamente impossível conseguir uma boa
classificação simplesmente enviando a URL a esses sites. Apesar de
ser um link a mais, de que adianta estar na 56.456º posição num site
de busca do Cazaquistão?
Por outro lado, se você pretende comercializar seu produto em outro
país, é interessante otimizar o site no respectivo idioma, conforme já
visto, e fazer um levantamento de quais são os sites de busca mais
importantes naquele país. Na maioria dos casos você vai se deparar
com os mesmos sites de busca utilizados no Brasil, mas isso não é
uma regra geral.
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Veja na página principal do Yahoo, abaixo, uma lista de países onde o
site está presente. Observe também no canto inferior esquerdo a
opção: “inclua seu site na busca”
Como confirmar a inserção de uma página
O prazo para as ferramentas incluírem seu site pela primeira vez varia
de duas a seis semanas, dependendo do site de busca. Para verificar o
cadastramento de uma página específica no Google digite no campo
de busca o comando:
allinurl:seu-site.com.br/talpagina.htm
Como gerenciar a classificação das páginas
Via de regra, seu site terá pelo menos meia dúzia de páginas, com algo
ao redor de oito palavras-chave que você terá interesse em posicionar
bem no ranking. Considerando apenas duas ferramentas de busca,
você já tem 16 verificações a fazer periodicamente. O ideal é fazer uma
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verificação todo mês, anotar a posição de cada palavra-chave e, a
partir daí, realizar as ações que achar conveniente.
O primeiro passo é registrar em uma planilha as informações
relevantes sobre a classificação, tais como:
o Palavras-chave selecionadas
o Demanda pela palavra (te-respondo)
o Posição no ranking (para cada site de busca)
o Nome da página onde foi inserida a palavra-chave
o Quantidade de visitas por frase de busca
Com relação a esse último item, é muito importante você saber a
quantidade de visitas efetivamente encaminhadas para cada frase de
busca. Afinal, não adianta ter um uma página listada nos primeiros
lugares, mas que não resulte em visitas, e isso pode ocorrer se não
houver uma boa escolha da palavra-chave. Outra possível ocorrência é
você descobrir que alguma palavra não selecionada como palavrachave, está sendo responsável pelo envio de clientes para o site.
Nesse caso, é interessante avaliar a conveniência de expandir o uso
dessa palavra, de forma a aproveitar todo seu potencial.
Existem programas, chamados Log Analizers, que registram
informações importantes sobre seu site, tais como: quantidade de
visitas e visitantes, visitas encaminhadas de cada site de busca,
páginas mais visitadas, entre outras. Não é um software barato, mas
normalmente os provedores de hospedagem oferecem essa solução
compartilhada para todos os sites hospedados.
Junto com este ebook você recebeu uma planilha para facilitar o
gerenciamento do desempenho de suas páginas nos sites de busca.
Para utilizá-la, basta inserir os dados referentes ao seu site e passar a
registrar as ações e a classificação mensalmente, assim você terá um
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histórico de suas ações e, quiçá, a subida de suas páginas no ranking.
No início, talvez você considere trabalhoso fazer esse
acompanhamento, porém é a única forma de avaliar com segurança o
resultado de suas ações e conhecer cada vez melhor o funcionamento
das ferramentas de busca.
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Capítulo - 7
CONHECER OS SITES DE BUSCA PAGOS
Nos capítulos anteriores estudamos a fundo o funcionamento das
ferramentas de busca e como fazer para conseguir uma boa
classificação no ranking, apenas otimizando o seu site.
Para concluir, vale a pena você ter uma idéia do está ocorrendo nessa
indústria, no que se refere a inserções pagas. Essa é uma forte
tendência nos Estados Unidos, onde cerca de 40% dos cliques
realizados nos sites de busca são originados de anúncios pagos,
conforme mostrado no quadro abaixo.
All engines
Google
Yahoo!
AOL
MSN
Natural
Search
(%)
60.5
72.3
60.8
50.0
28.8
Paid Ads
(%)
39.5
27.7
39.2
50.0
71.2
Fonte: Forrester Research.
Embora no Brasil as inserções pagas ainda não sejam tão
representativas é provável que o mesmo deverá ocorrer por aqui.
FORMAS DE INSERÇÕES PAGAS NOS SITES DE BUSCA
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Este é um mercado em constante mutação. Por enquanto, no Brasil, as
principais formas de inserções pagas são:
Pagamento por inclusão (pi – paid inclusion)
O Yahoo cobra atualmente um valor fixo de 99 R$ pela inclusão de seu
site no mecanismo de busca. Embora seja um serviço pago, o Yahoo
não garante o posicionamento do site, ou seja, seu site pode tanto
aparecer como número 1 ou 1.000.000 na lista do Yahoo. De qualquer
maneira, para sites comerciais, a presença no Yahoo é muito
importante, não somente pela geração de tráfego, mas também porque
irá afetar positivamente a pontuação de seu site junto aos outros sites
de busca.
http://br.yahoo.com/publicidade/search_products.html
O Google não cobra por inclusão, pelo menos por enquanto.
Links patrocinados
Os anúncios desse tipo aparecem no topo das pesquisas com até
quatro resultados para a palavra-chave escolhida. Logo após os links
patrocinados, aparecem os resultados normais da busca, conforme
você pode visualizar na tela do Yahoo mostrada abaixo:
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No caso dos Links patrocinados. Você escolhe as palavras-chave e a
faixa de gasto mensal com publicidade pretendida, a partir de 500
Reais/mês.
http://br.yahoo.com/publicidade/publicidade_sm.html
Pagamento por click (pay per click ou ppc)
É a forma mais comum de anúncios pagos em sites de busca. Existe
uma grande empresa nos Estados Unidos chamada Overture, que
entrou recentemente no mercado Brasileiro em parceria com o Yahoo.
A Overture é uma espécie de agência que faz a intermediação entre os
anunciantes e os sites de busca. O sistema funciona da seguinte
forma:
Para cada palavra existe um custo por clique estabelecido de acordo
com a demanda, por exemplo, a palavra “pescaria” tem um CPC
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(custo por clique) de 0,15 R$. Dessa forma, um desembolso de 150 R$
de anúncios nesta palavra-chave representa 1.000 visitas para seu site.
No momento em que este ebook estava sendo escrito o sistema estava
em fase de lançamento. Você pode ver mais detalhes em:
http://www.content.overture.com/d/USm/specials/i/br/
O Terespondo - PPC
O site Terespondo também funciona no sistema PPC e os anúncios
são colocados em diversos portais de busca como: Ig, Uol, Bol, Aonde,
Buscape, Achei, MSN e outros. O procedimento é relativamente
simples.
Você estabelece um valor inicial, mínimo de 40 R$ com cartão ou 70
R$ no boleto, escolhe as palavras-chave e a posição na qual deseja
que o seu anúncio apareça (quanto mais alta a posição, mais caro é o
CPC). A partir daí, pode gerenciar e alterar os parâmetros da sua
campanha sempre que desejar. O custo mínimo por clique é de 0,15
R$
Veja a descrição completa dos serviços em:
http://corn.terespondo.com/home/howto.html
Google – PPC
O sistema Adwords no Google funciona basicamente da mesma forma
que no Terespondo, sendo que os anúncios aparecem ao lado direito
como você pode ver na tela mostrada a seguir.
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O valor mínimo de anuncio é de R$ 200 com uma taxa de
cadastramento de R$ 20
https://adwords.google.com/select/
A DECISÃO DE COLOCAR ANÚNCIOS PAGOS
Como você pode ver, já existem várias opções de anúncios pagos nos
sites de busca brasileiros e outras surgirão, o que abre mais uma frente
de utilização dos sites de busca como ferramenta de geração de
tráfego.
Nossa recomendação é que você primeiro faça a otimização de seu
site, conforme visto durante os capítulos anteriores, tendo em vista que
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isso possibilitará uma geração de tráfego altamente qualificada a um
custo extremamente baixo e, a partir daí, passe a considerar a
possibilidade de também realizar anúncios pagos.
Até quanto você deve pagar por um clique
Esta é a questão central na decisão de anunciar ou não. Para saber a
resposta, você precisa das seguintes informações:
•
Seu lucro por produto vendido (LP) que é = Preço de Venda –
Preço de custo.
• Sua taxa de conversão (TC) que é = Compras realizadas (CR) /
Visitantes no período (VS)
A fórmula é a seguinte:
LP x TC
( Lucro por produto x Taxa de Conversão )
Para saber qual é o máximo que você deve pagar por um clique basta
multiplicar o lucro obtido em cada produto pela taxa de conversão.
Exemplo.
Em um site que consegue transformar 2% de seus visitantes em clientes, o
lucro obtido na venda de uma vara de pescar é de 50 Reais. Até quanto
seria viável pagar para cada visita ao site?
RESPOSTA: Basta multiplicar o lucro unitário pela taxa de conversão,
assim: 50 x 0,02 = 0,10 R$. Para ser financeiramente viável, o anuncio
deve ter um custo máximo de 10 centavos por clique. Acima disso, você
estará gastando mais do que receberá das vendas resultantes da
campanha.
-*-
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Prezado leitor.
Espero, sinceramente, que este ebook tenha lhe fornecido um bom
conhecimento e que possa ajudá-lo em qualquer projeto ou atividade
que você pretenda desenvolver na Internet.
Sua opinião sobre este ebook, bem como sugestões e críticas, são
muito importantes e sempre serão bem-vindas em:
http://www.abc-commerce.com.br/faleconosco.htm
Um abraço e boa sorte.
Dailton Felipini
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