Encontro de Jovens em Bragança
No dia 19 de Fevereiro de 2011, os jovens Mic foram até Bragança participar no encontro
de jovens que tinha por finalidade aprofundar a catequese da JMJ 2011. À nossa espera
já estavam os seminaristas, bem como um grupo de catequese de Bragança. Fomos
então ter com o restante grupo e começamos por ensaiar o hino da JMJ 2011 Madrid,
este em português. O nome do cântico, Firmes na fé, contrastava com as palavras que se
encontravam afixadas na parede: Enraizados e Edificados na Fé. Após ouvirmos
atentamente algumas indicações do nosso orante, o Padre José Luís, separamo-nos em
grupos e fomos discutir alguns temas. Os temas foram explorados e discutidos. No final,
um representante de cada grupo apresentou a conclusão aos restantes. Após essa
apresentação tivemos o almoço no seminário, onde almoçamos todos. Regressamos a
Macedo de Cavaleiros logo depois do almoço para podermos participar mais tarde, nessa
noite, no primeiro aniversário do encontro de Taizé no Porto.
Grupo de jovens que participou no encontro de Bragança, sem esquecer Patrícia Bernardo que estava a tirar
a fotografia.
1º Ano de encontro de Taizé Porto
Por volta das 16 horas, o grupo de jovens dirigiu-se ao Porto para assim poder marcar
presença na comemoração do primeiro aniversário de Taizé Porto. A viagem decorreu
normalmente. Hove uma paragem na estação de serviço do Marão para podermos
descançar e “botar carvão a máquina”; fizemos alguns jogos para podermos desanuviar
um pouco e comemos do farnel que alguns elementos tinham levado. Chegando ao Porto,
fomos apanhar alguns colegas nossos para se poderem juntar a nós. Depois disso, fomos
jantar, para por volta das 21:00 estarmos juntos da Igreja da Trindade, local onde iria
decorrer a Noite de Oração Taizé. Chegamos a igreja ainda estava com pouca gente, mas
após algum tempo, encheu completamente, tendo as pessoas que ficar um pouco mais
apertadas para assim podermos participar no que viria a ser uma noite inesquecivel.
Encontrava-se conosco um irmão que veio de Taizé para participar na comemoração
juntamente com os restantes. Após alguns cânticos de entrada, acendemos as velas, que
nos tinham sido entregues à entrada, passando o testemunho da luz entre todos, porque
só assim ela poderia arder fortemente. Permanecemos rodeados pelo silêncio,
esquecendo o mundo exterior e material e deixando-nos envolver na luz das velas e na
paz dos cânticos. Já no final da noite, a comunidade foi convidada a adorar a cruz,
formamos então uma fila, e quando estivessemos prontos, iria-mos ao encontro da cruz
caminhando ou indo de joelhos ao encontro do icon que estava situado no centro da
igreja. Enquanto caminhavamos, conseguiamos sentir a paz, a segurança, o refúgio e o
sossego que só Deus nos pode fornecer. Regressamos a Macedo de Cavaleiros já tarde,
mas renovados na graça de Deus.
O grupo de jovens ainda animados, apesar das horas.