BERNINA EXPRESS
Suiça- Junho de 2009
O dia de Lola em Glorenza começa cedo: as seis da manhã já "esta preparada" para sair
do quarto do Gasthof Arvore Verde para fazer suas “nescesidade".
Assim que amanhece o dia em Glorenza o sol ja aparece com o cèu azul: o dia
parece ser feito para rodar de moto...e para “brincar de cao”...
GLORENZA DORME…MAIS LOLA NAO…
Apenas Lola sai do Gasthof Arvore Verde,ela si encaminha para as ruas tranquilas da
pequena cidade medieval, a cidade esta ainda em silêncio, mas já cheia de luz e de
aromas de montanha.
A rua dos Portici, de manhã cedo , é incrivel, assim como todos os outros “cantinhos”
que, a cada passo, me lembro que uma vez Glorenza foi uma importante cidade do
estado na encruzilhada de importantes rotas comerciais entre o Norte Sul da Europa.
De volta ao quarto, Lola si embrulha com o edredom macio da cama, mas não antes de
desfrutar de um excelente patê de batatas fritas vegetais orgânicas:pois hoje lhe espera
umas voltas de moto, vamos a "conquista" de uma das montanhas mais famosas da
Suíça, o Passo do Bernina, com os seus 2329 metros de altura.
PRIMEIRO BRINCA DE CAO….DEPOIS VIAJA DE MOTO
A moto está pronta para a partida, mas o sol, ... o ar, fresco de montanha... o cheiro de
Glorenza ... o fato é que Lola parece não querer subir na moto!
Apenas entrou no suporte e colocou a coleira, Lola começou a "puxar" para o portão
monumental de Glorenza, proprio ao lado da praça onde a moto estava estacionada: é a
porta que vai a ciclovia ao lado do Rio Adige, onde tem os vastos gramados verdes, tão
desejados aos "cocker motociclista".
Assim que chegamos perto dos gramados, Lola foi solta e logo foi correr para brincar na
grama:nunca podemos esquecer que ela é um cão ... e que a moto nao è a sua vida, mas
è apenas um meio para ficar perto de sua família....em primeiro lugar vem o cao e depois
“o motociclismo”!
Só quando "o cão" cumpri a sua propria sodisfaçao, a moto pode partir com o " cocker
motociclista" na orla: em direçao a Suíça, para ser preciso Ofenpass, que chegamos em
pouco tempo, depois de percorrer a bela Val Monastero .... ao longo da qual, a Lola tem
modo de apreciar o aroma do feno apenas cortado, que invadi o ar com seu cheiro ...
LOLA NO PARQUE NACIONAL DA SUIÇA
O Ofenpass, a respeito das montanha das Dolomitas (mas também em respeito as
etapas da Suíça pecorrido nesta viagem), é provavelmente o menos desafiador para os
menos pitoresco, mas para nós, representa um passo necessário e que vamos fazer mais
vezes , tanto de ida como de volta.
Em qualquer caso, a vista que si ver do Passo a Val Monastero, é impagável: para ver ".
A estrada de Ofenpass que leva à cidade de Zernez (onde si pode fazer o
reabastecimento), é maravilhosa, porque si atravessa o Parque Nacional da Suíça, um
dos mais antigos do continente da Europa
Lola gosta da primeira parte quando "si gira" e si ver toda a vista, e quando no meio e no
final,que desce : é aí que a vista se torna ainda mais "grande", com um maravilhoso
asfalto , si ver cenários magníficos e paisagens com florestas, gramados e, montanhas e
riachos.
Lola chegou a hora de fazer as suas “nescesidade de cao”, e começa a farejar com o
nariz para fora do pára-brisa: é o sinal que ela quer parar!. Encontramos uma boa área de
estacionamento, onde tem um longo caminho que parece perdido nos meio das grandes
montanhas.
Assim que a moto para com o descanso central, Lola faz ouvir a sua voz ... e quer
descer imediatamente! A parada durou uma hora ....um longo tempo o suficiente
para satisfazer "o cão" ... isso significa viajar com Lola: os tempos de viagem são
ditadas, não daquilo que si deve fazer mas daquilo que decide Lola.
INDO AO PASSO DE BERNINA…LOLA DORME…
A viagem continua com Lola, apenas subiu na moto, colocou o nariz na parte central do
recipiente ... e si aprofundou em um merecido descanso ... acordou quando estavamos ja
no pais de Zuoz, onde paramos para reabastecer o combustível: nos espera uma grande
subida no Passo del Bernina e tambem uma longa viagem de volta ... è melhor
reabastecer!.
Pecorremos a 29 atè a Samedan, onde paramos para uma pausa em um grande
gramado verde ... mas Lola depois de uma breve caminhada , quis retornar logo para a
moto .. é ela que decide o que “quer” "....agora è o “motociclista” que prevalece ao
"cão"... entao partimos para Pontresina, o pais, fica na entrada da Val Bernina, após o
qual si encontra a famosa passagem do mesmo nome.
A pista é simplesmente perfeita, a estrada apenas começa a subir, o ar fica mais fresco:
nas grandes montanhas, a neve ainda está presente em grandes quantidades, e tem
várias “nuvens na viagem” ... è melhor Lola usar o casaco de inverno, que é removido na
última parada antes de chegar ao cume do passe e, em seguida o vestiu de novo para
os últimos quilômetros.
UMA BOA CERVEJA… NUVEM EM VIAGEM INDO A LIVIGNO…
As grandes montanhas esperava a chegada do “cocker motociclista" logo que a moto
parou no ponto de Bernina, as "nuvens de viagem" foram abertas e deram lugar a um sol
brilhante .... a weizen degustado no terraço do Bernina foi o culminar da primeira parte da
nossa jornada ... uma emoçao motociclista ...
A viagem de Lola deve proseguir ainda por: o Passo Forcola, que da Suíça, nos leva até
Livigno.
A estrada que da Bernina conduz atè ao Passo Forcola é magnífica e ao mesmo tempo,
é tecnicamente exigente,deve ter muita atenção, especialmente nos quatro quilômetros
que separam o 29 do Passo Forcola: a estrada é estreita e coberta por diversas grades
de ferro, utilizados para drenagem da água.
Chegando no Passo Forcola, percebemos que as "nuvens na viagem" nos estava
esperando... e uma leve chuva nos encontra na passagem do "cocker motociclista"que no
entanto Lola nao percebe nem mesmo pois dorme envolvida no calor do casaco de frio...
A paisagem que si ver do Passo da Forcola, no entanto, é magnífico, com todas as Valle
di Livigno que se abre no horizonte, e à medida que desce em altitude, para de chover...
mas as “nuvens de viagem "estão sempre em cima de nós ... então é melhor ir sempre
devagar...
DENTRO DO TÚNEL COM LOLA ... O SOL BRILHA SOBRE O PARQUE NACIONAL
SUÍÇO ...
Fazemos uma breve parada antes de chegar ao Livigno, que decidimos de não visitar ... é
melhor correr e tomar a estrada ao longo do Lago del Gallo ... é uma decisão muito
sábia!.
Entao , antes de entrar no túnel que nos levará de volta, na Suíça, o sol sai para fora das
nuvens ... então decidimos fazer uma pausa para um "espresso cafè Itálico” em um
pequeno bar com um terraço com vista para o lago: uma pausa de "motociclanti” ...
A moto pra Lola nao tem mais segredos, mas há sempre novas experiências para fazer,
como pecorrer o túnel,que em quatro quilometros, que nos levara a " cocker motociclista"
no explendido Parque Nacional da Suíça, cerca de dez quilômetros do l'Ofenpass ... e a
poucos quilômetros os imensos gramados verdes onde Lola na ida brincou por quase
uma hora...
O acesso ao túnel é gratuita e é controlada de um semáforo: com a moto possamos
passar na frente de todos os automoveis que estao no engarrafamento ... seria melhor si
Lola nao respirassi todo esse gas que escapa do veiculos..
O verde vem depois de alguns minutos, è uma emoção entrar no túnel : foi a "primeira
vez" junto com Lola ... e também é "agradável", do momento que pecorremos os quatro
quilometros perfeito em uma unica pista (esse è o motivo do semáforo), com boa
iluminação e ventilação e, acima de tudo, uma temperatura muito fresca.
Ao sair do túnel, na Suíça, fomos parados pela patrulha da policia local para uma
verificação de documento ... foi uma boa oportunidade para obter algumas fotos feitas na
companhia de "cocker motociclista" ... seus gadgets foram muito apreciados ...
JANTAR ROMANTICO A GLORENZA
O sol parecia esperar por Lola, no Parque Nacional Suíço o cèu brilhava .... boa desculpa
para uma última parada para "brincar de cão", nos gramados floridos...proprio naqueles
mesmos da ida .... ... "O Parque de jogos " de Lola ... e ela aproveitou a pausa para
descansar em um riacho fresco da montanha ....
O retorno à Glorenza em Val Venosta , foi realizada a Ofenpass e o dia terminou
com um jantar romântico no Gasthof Arvore Verde, na linda praça medieval ... mas
Lola já da muito tempo que dormia .. . sonhando com os imenso gramados floridos
do Parque Nacional da Suíça ...