ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR. SOLON TAVARES
[email protected]
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO
Nº 002/2008
A Direção da ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR. SOLON TAVARES, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo ao Curso Técnico em Gerenciamento de Redes e Curso Técnico em Sistema de Informação, mediante a realização de PROVA ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA.
1. Público: Candidatos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tenham o Ensino Médio concluído. 2. Divulgação:
A divulgação oficial das etapas deste processo seletivo dar­se­á através de avisos afixados na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Solon Tavares Estrada Santa Maria, nº2300 e no site da escola: www.solontavares.com
3. Da Inscrição:
As inscrições estarão abertas no período de 16 de junho de 2008 a 20 de junho de 2008, na escola, em dias úteis, de segunda a sexta­feira, das 14h às 22h.
O candidato é responsável pelas informações prestadas no requerimento de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento desse documento. 4. DAS VAGAS
A seleção destina­se ao provimento de 160(cento e sessenta) VAGAS, sendo 80 (oitenta) vagas para o turno da TARDE e 80 (oitenta) vagas para turno da NOITE, distribuídos de forma a ter: 50% de vagas para cada Curso de Gerenciamento e Sistemas de informação. 4.1. DA SUPLÊNCIA a) Ficarão na suplência 8 (oito) candidatos para o turno da tarde e 8 (oito) candidatos para o turno da noite, obedecendo à ordem decrescente de classificação no turno escolhido. Os mesmos ocuparão a vaga caso haja desistência na listagem dos 160 (cento e sessenta) classificados, de cada turno.
b) As vagas decorrentes, de não efetivação de matrícula, serão preenchidas pelos candidatos suplentes, respeitando o mesmo critério de classificação, no seu respectivo turno.
c) A divulgação desta classificação será no dia 08 de julho de 2008, na secretaria da escola e a respectiva matrícula nos dias 21 de julho à 25 de julho de 2008.
d) A direção da escola salienta que não existe outra forma de ingresso a que se destina este edital.
5. DA APLICAÇÃO DA PROVA
5.1 ­ A prova será aplicada na cidade de Guaíba, no dia 28/06/2008, sábado, com início às 14 horas com duração prevista de 4 (quatro) horas devendo, o candidato, apresentar­se 1(uma) hora antes do início previsto da prova. 5.2 – LOCAL:
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR. SOLON TAVARES.
Estrada Santa Maria, 2300 ­ Bairro Ramada – Guaíba/RS
5.3 ­ O candidato receberá para realizar a prova, um caderno de questões e uma folha de respostas. A FOLHA DE RESPOSTAS deverá ser identificada com o nome e o número de inscrição do candidato, cabendo a ele a rigorosa conferência desses dados e a posição de sua assinatura no local adequado.
O candidato, ao terminar a prova, deverá devolver ao fiscal da sala a folha de respostas. Se assim não proceder, o candidato será automaticamente excluído da seleção.
5.4 ­ O ingresso à sala de prova só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade com foto.
5.5 ­ O candidato deverá comparecer ao local da prova designado munido de caneta esferográfica azul ou preta.
5.6 ­ Não será admitido à prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido.
5.7 ­ Durante a prova, NÃO SERÁ PERMITIDA NENHUMA ESPÉCIE DE CONSULTA, uso de máquina calculadora, nem telefone celular ou similar. O candidato que se apresentar no local da prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá­lo.
­ Será excluído da seleção o candidato que:
a) For surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como se utilizando de livros, notas, impressos ou equipamentos eletrônicos não­permitidos;
b) Ausentar­se da sala sem acompanhamento do fiscal ou mesmo antes de transcorridos 1 hora (uma hora) do início da prova sendo o candidato obrigado a entregar o material do exame ao fiscal.
6. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
6.1­ A prova terá valor máximo de 100 pontos.
6.2­ Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação na prova dentro do turno escolhido; devendo, os mesmos obterem nota mínima igual ou superior a 60% da prova (no mínimo 60 pontos) para estarem entre os classificados;
6.3­ Em caso de empate serão seguidos os seguintes critérios:
1º Maior nota em Língua Portuguesa;
2º Maior nota em Matemática;
3º Maior nota em conhecimentos Gerais
4º O candidato de maior idade. 6.4 ­ Os resultados serão afixados no MURAL DE INFORMAÇÕES da Escola Estadual de Educação Profissional Dr.Solon Tavares e no site no dia 08/07/2008, após as 17horas. 6.5 ­ O resultado dos recursos será divulgado na Escola no dia 14/07/2008.
7­ DOS RECURSOS
7.1 ­ Os recursos devem ser protocolados no dia 10 de julho de 2008, das 14 horas às 21 horas, e deverão obedecer aos preceitos estabelecidos neste Edital, ser entregue na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Solon Tavares, na Estrada Santa Maria, 2300, Bairro Ramada – Guaíba – RS, devidamente assinados, no prazo estipulado neste Edital, e fundamentados com as razões da inconformidade.
7.2 ­ Os candidatos poderão ingressar com recursos referentes à nulidade de questões no prazo máximo de 48h, após a realização das provas, no horário das 14h às 21h, devendo ser formulados por escrito e fundamentado, na Secretaria da Escola. Os recursos de nulidade de questões referem­se a erros ou imprecisões na elaboração das questões ou a discordâncias em relação ao gabarito oficial. Não se conhecerão recursos desprovidos de fundamentação. Quaisquer recursos deverão obedecer ao prazo máximo de 48 horas estipulado neste Edital. 7.3 ­ Não serão aceitos recursos por via postal, fax ou similares.
7.4 ­ As datas constantes deste Edital, para os diferentes eventos, têm valor legal, e a perda dos prazos aqui mencionados é irrecorrível.
8­ MATRÍCULAS
A matrícula se realizará nos dias 21/07/2008 à 25/07/2008, das 14horas às 21 horas, na secretaria da escola, mediante a apresentação pelo candidato, dos seguintes documentos:
I ­ Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de que está cursando a segunda série do ensino médio ou equivalente em cursos de formação ao nível de ensino médio.
II ­ Duas fotografias 3x4 recente.
III ­ Cópia da Certidão de nascimento
IV – Cópia da carteira de identidade.
V – Cópia de Comprovante de Residência
VI – Cópia do CPF
9­DAS PROVAS
9.1 ­ A seleção constará de uma só etapa constituída de uma prova, subdividida em três partes com questões objetivas de múltipla escolha.
9.2 ­ A prova será planejada levando em consideração o nível de escolaridade mínima para o ingresso no ensino médio.
9.3 ­ A prova será constituída de 50 questões objetivas, com valor de 2 (dois) pontos cada questão sendo dividida em 20 (vinte questões) para Língua Portuguesa e 20 (vinte questões) de Matemática e 10(dez questões) de Conhecimentos Gerais.
9.4 ­ PROGRAMA DAS PROVAS
a) LINGUA PORTUGUESA
Interpretação de texto, acentuação gráfica, fonética, classes gramaticai8s, pontuação, concordância verbal, verbos, funções da linguagem e crase.
b) MATEMÁTICA
Equações de primeiro grau sistemas de equações do primeiro grau, regra de três: simples e composta, porcentagem e juros simples, teorema de Pitágoras e de Tales e suas aplicações, área e perímetro das principais figuras planas, equações do segundo grau, função linear e quadrática: gráfico e raízes, funções exponenciais, trigonometria.
c) CONHECIMENTOS GERAIS
História Geral, Economia, História Econômica do Brasil, História do RS, Geografia e Aspectos ambientais.
10– INÍCIO DAS AULAS: 04 de agosto de 2008, conforme Calendário Estadual.
11. Das Disposições Finais:
A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções deste Edital e na aceitação tácita das condições nele contidas, tais como se acham estabelecidas.
Os programas para a prova, constantes do anexo, o cronograma de atividades, são parte integrantes deste Editorial.
Os casos omissos no Edital serão resolvidos pelo Conselho Escolar da Instituição de Ensino.
Guaíba, _________________________________ de 2008.
ÂNGELA MARIA GUIMARÃES DA SILVA
DIRETORA
Download

escola estadual de educação profissional dr