Estudo de Caso: Rendas Bela Dona Bela é uma senhora de 60 anos, nascida no litoral do Ceará e moradora da cidade de São Paulo, desde o início dos anos 70. Dona Bela, o marido Carlos e os filhos saíram do Nordeste em busca de melhores oportunidades, já que o dinheiro que ganhavam não estava sendo suficiente. Eles trabalhavam fabricando colchas e toalhas de renda, um artesanato muito bonito, porém na época, pouco valorizado. Chegando em São Paulo, logo começaram a trabalhar como operários em uma fábrica, mas as dificuldades continuavam. Um certo dia Dona Bela conversando com sua amiga Isabel, lhe falou de seu antigo ofício e por coincidência a amiga também era artesã. Da conversa surgiu a idéia de começarem a fabricar algumas peças e tentar vendê­las, tudo em fase de experimentação. Assim fizeram, passaram uma semana fabricando as peças e no domingo foram a uma feira tentar comercializá­las, feito que demorou menos de 1 hora, deixando muitos clientes não atendidos. Receberam algumas encomendas e na semana seguinte voltaram para entregá­las e vender as novas peças. O negócio cresceu de uma forma tão rápida que Dona Bela e sua amiga possuem hoje, 6 lojas espalhadas pelo Brasil, importam algumas peças de rendeiras dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte e exportam para Itália, França e Espanha seus produtos. Além de suprir todo o mercado paulista e de cidades vizinhas que tanto apreciam seus trabalhos. Os filhos e os maridos de Dona Belas e de Dona Isabel também trabalham no negócio e ajudam na distribuição dos produtos. Fonte: Criado pela Autora Para Discussão:
·
Quais os tipos de Canais de Distribuição que a empresa Rendas Bela pode utilizar para realizar uma melhor distribuição de seus produtos?
·
Com o volume de vendas da empresa é possível que ela se utilize apenas de um tipo de canal para distribuir seus produtos?
Download

Estudo de Caso: Rendas Bela Dona Bela é uma senhora de 60