CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
1ª PARTE: Língua Portuguesa
Cientistas criam células similares às embrionárias de maneira simples
Do UOL, em São Paulo 29/01/2014 12h39 > Atualizada 29/01/2014 18h39
"Temos que ver se as células humanas vão responder da mesma maneira. Estou certo que o grupo está trabalhando nisso, e eu não ficaria surpreso se eles tivessem resultados ainda neste ano", disse Chris Mason, do setor de bioprocessamento médico regenerativo do Em experimentos que podem iniciar uma University College London, na capital britânica, nova era na biologia das células­tronco, que não participou do trabalho, disse que o cientistas descobriram uma forma barata e fácil método era "o mais simples, barato e rápido" de reprogramar células maduras de um rato de para gerar as chamadas células pluripotentes volta a um estado similar ao embrionário, o que (as capazes de se desenvolver em vários tipos lhes permitiu gerar vários tipos de tecidos.
diferentes de células) a partir de cédulas A pesquisa sugere que células humanas maduras, as células normais do corpo, poderiam no futuro ser reprogramadas com a chamadas de somáticas. "Se funcionar com mesma técnica, oferecendo assim uma maneira humanos, isso pode mudar todo o cenário, pode mais simples para substituir células danificadas tornar possível terapias usando as células do ou desenvolver novos órgãos para pessoas próprio paciente como material inicial. A era da doentes ou feridas.
medicina personalizada iria finalmente chegar", Tipos de células­tronco:
afirmou.
Há dois principais tipos de células­tronco: Os experimentos, relatados em dois as embrionárias, coletadas de embriões, e as artigos no periódico Nature nesta quarta­feira adultas, que são tiradas da pele e do sangue e (29), contaram com cientistas do centro Riken reprogramadas. Uma vez que a coleta de de biologia, no Japão, e da Escola de Medicina células­tronco embrionárias requer a destruição de Harvard, nos Estados Unidos. As chamadas de embriões humanos, a técnica é tema de células STAP (Aquisição de Pluripotência preocupações éticas e sofre a oposição de Desencadeada por Estímulo) têm algumas grupos pró­vida. características que se assemelham a células­
Até agora, as células adultas não tronco embrionárias, mas com uma capacidade conseguiam ser transformadas em tantas limitada de auto­renovação. Elas representam células do corpo quanto as embrionárias. Dusko um estado único de pluripotência, que, em Ilic, do Kings College, em Londres, afirmou que condições de cultura de células­tronco a pesquisa relatada na Nature é uma grande pluripotentes, podem se transformar em células­
descoberta científica.
tronco semelhantes às embrionárias.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
1
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
01.
A)
B)
C)
D)
02.
A)
B)
C)
D)
03.
A)
B)
C)
D)
De acordo com o texto é correto afirmar:
A descoberta de reprogramação de células­tronco já é um realidade para pessoas com doenças degenerativas e órgãos danificados.
Pessoas ligadas aos Direitos Humanos, entre outros, apoiam pesquisas com células­tronco por compreenderem que o direito à vida é imprescindível a todo ser.
Cientistas acreditam que, muito em breve, conseguirão desenvolver células pluripotentes que substituirão as células­
tronco.
Afirmar que ”a era da medicina personalizada iria finalmente chegar” é o mesmo que afirmar que nada mais há para desvendar no que se refere à biogenética.
04.
A)
B)
C)
D)
05.
Observe o fragmento: “As chamadas células
STAP (Aquisição de Pluripotência Desencadeada por Estímulo) têm algumas características que se assemelham a células­tronco embrionárias, mas com uma capacidade limitada de auto­
renovação.” O termo em destaque, segundo as Normas da Gramática Brasileira, justifica­se como:
Pronome.
Conjunção.
Verbo.
Substantivo.
A)
B)
C)
D)
“Os experimentos, relatados em dois artigos no periódico Nature nesta quarta­feira (29), contaram com cientistas do centro Riken de biologia, no Japão, e da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.” O verbo em destaque, quando flexionado na 2ª pessoa do singular do modo imperativo afirmativo, fica:
Contasse.
Contarás.
Conte.
Conta.
A palavra célula­tronco é composta por um hífen, segundo o Acordo Ortográfico firmado pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Marque a alternativa que corresponde a regra acima:
Anti­religioso.
Auto­aprendizagem.
Contra­regra.
Super­racional.
Dado o fragmento: “A pesquisa sugere que células humanas poderiam no futuro ser reprogramadas com a mesma técnica,...” o termo em destaque, morfologicamente, é classificado como:
Primeira pessoa do plural do presente do indicativo.
Terceira pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativo.
Segunda pessoa do plural do futuro do subjuntivo.
Terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
2
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
2ª PARTE: Didática e Legislação
06.
A)
B)
C)
D)
07.
Hoje, emerge no cenário nacional um esforço voltado para consolidar a igualdade mediante a inclusão de comunidades ­ índios, negros, portadores de deficiências – que historicamente são excluídos do direito à educação e desconsiderados nas suas diferenças e particularidades. Neste sentido é correto afirmar:
O usufruto de bens culturais e sociais é um princípio de igualdade, portanto, está associado a condição de cidadania nata, assegurado pela Lei 8.069/1990. Considerando que a educação é direito de todos e dever do Estado nos termos do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 e reafirmado pela LDB de 1996, é imperativo afirmar que este direito é exercido plenamente a partir da oferta escolar.
Os alunos com deficiência têm direito a educação escolar a partir da educação infantil e o trabalho deve ser desenvolvido de forma integrada com a família e a comunidade.
É preciso estruturar o ensino de forma que a celebração das diferenças (índios, negros e portadores de deficiência) obscureçam a opressão ou a exclusão a que elas geralmente estão associadas.
A)
B)
C)
D)
08.
“Ao situar a educação escolar no espectro amplo da vida social, a LDB 9394/1996 (art.1) induz a uma reflexão crítica da nossa prática educacional: a forma estreita como ela vem sendo concebida, o isolamento da escola em relação ao mundo exterior, a distância entre teoria e prática, entre trabalho intelectual e o trabalho manual, a organização escolar rígida, o ensino e as práticas de adestramento e, em especial, a formação de atitudes que, contrariando interesses e necessidades da maioria, levam à passividade e à subordinação.” Neste sentido:
A LDB 9394/1996 induz à reflexão acerca do ensino tradicional como uma forma viável de realizar processos educativos consistentes, dentro de um modelo convencional, “fechado”.
A LDB 9394/1996 induz a reflexão de que as relações da educação com a sociedade não são questões que mereçam ser repensadas, especificamente no que se refere a educação escolar posto que esta “se desenvolve, predominantemente por meio do ensino, em instituições próprias.”
É importante repensar a prática educacional efetivada nas escolas, em uma nova perspectiva, mediante a formação de indivíduos conscientes de sua inserção na sociedade.
É mister repensar práticas educativas que consolidem uma relação de dualidade entre escola e sociedade.
QUESTÃO
Os trabalhadores se relacionam com o saber como se ele fosse um instrumento pertinente em uma determinada prática.
Os burgueses se relacionam com o saber como se fosse um sistema coerente de sinais. Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
3
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
[...] Mas, precisamente, a escola coloca os filhos dos trabalhadores, assim como os da burguesia, diante de um saber que não proveio de sua prática, mas que é apresentado como um sistema de sinais. [...] Essa representação do saber valoriza os que o dominam em sua forma verbal, sistemática
e
codificada, desvalorizando os que podem utilizá­lo apenas como um instrumento em uma prática. (B. Charlot, L’école aux encheres, Payot, 1979, p. 223­225)
09.
A)
I.
II.
III.
IV.
A)
B)
C)
D)
Correlacionando a tirinha da Mafalda com o texto do Charlot (1979), analise as afirmações a seguir:
O ensino deve basear­se num currículo escolar (oficial, real e oculto) extenso em que haja o predomínio do saber da língua culta presente nos livros e manuais didáticos.
Desconectados da vida, os conhecimentos transmitidos pela escola não produzem significados para os alunos que tendem a ficar desinteressados pela escola, sendo, numa concepção critica de educação culpabilizados por seus próprios fracassos.
Na perspectiva das teorias crítico­
reprodutivistas de educação o fracasso escolar atribuído a indivíduos ou grupos sociais são próprios do processo de aculturação a que foram constantemente submetidos.
O conhecimento organizado pelo currículo escolar numa perspectiva crítica de educação advém da prática social e a esta deve retornar.
B)
C)
D)
10.
I.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I, II e III.
II e IV.
IV.
Planejar é uma atividade necessária e possível, que remete segundo Vasconcellos (2000) a querer mudar algo, acreditar na possibilidade de mudança; perceber a necessidade da mediação teórico­metodológica e vislumbrar a possibilidade de realização da ação pensada/planejada. Há na educação escolar planejamentos em diferentes níveis de abrangência, especificamente
quanto
ao planejamento do Projeto Político­
Pedagógico, este tem por finalidade:
Organizar adequadamente o currículo, racionalizando as experiências de aprendizagem, tendo em vista tornar a ação pedagógica mais eficaz e eficiente.
Ser elemento estruturante da identidade da instituição.
Favorecer pesquisas sobre a própria prática docente.
Superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu que fazer, resgatando sua condição de sujeito de transformação.
O fruto mais imediato da LDB 9394/1996 foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, um modelo de currículo para ser seguido em todas as unidades nacionais. “[...] os PCN configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação
da
realidade educacional [...]” (BRASIL­SEF, 1997, p.13). É correto afirmar com relação aos PCNs:
A interdisciplinaridade proposta nos PCN é uma atitude epistemológica que ultrapassa os hábitos intelectuais estabelecidos ou mesmo os programas de ensino. Constitui­
se numa nova pedagogia cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
4
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
II.
III.
IV.
A)
B)
C)
D)
Propõe metodologias para o trabalho grupal, elegendo a transdisciplinaridade como modus operandi do trabalho pedagógico.
Propõe a transversalidade como uma forma de abordar o conhecimento, na sala de aula, concebendo­o como algo dinâmico, não acabado, passível de transformação e de se relacionar as questões da vida.
A Didática que permeia a organização dos PCNs coloca os temas transversais como novos conteúdos que abordam de forma questionadora e crítica problemas que estão no centro das preocupações sociais atuais.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
II e III.
IV e I.
I e III.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
5
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
3ª PARTE: Conhecimentos Específicos
11.
A)
B)
C)
D)
12.
A)
B)
Segundo o documento Critérios para
um atendimento em creches que
respeite os direitos fundamentais das
crianças (BRASIL, 2009), são alguns
direitos fundamentais da criança de
zero a cinco anos de idade em creches:
A
brincadeira;
um
ambiente
aconchegante, seguro e estimulante; a
higiene e a saúde; o desenvolvimento de
sua curiosidade, imaginação e capacidade
de expressão; o movimento em espaços
amplos; a proteção, o afeto e a amizade.
A proteção; a saúde; um ambiente
aconchegante, seguro e estimulante; o
movimento em espaços amplos, a
alfabetização,
a
aprendizagem
de
conteúdos preparatórios para o ensino
fundamental.
A proteção; a saúde; a alimentação; a
aprendizagem de comportamentos como
obediência e disposição para estudar, a
aprendizagem do respeito incondicional
aos
adultos,
a
convivência
com
professores para que aprendam o que é
realmente necessário.
A proteção; a saúde; o afeto e a amizade;
a brincadeira dirigida pelo professor para
que aprenda os conteúdos escolares, a
aprendizagem de conteúdos preparatórios
para o ensino fundamental.
C)
D)
13.
A)
B)
C)
Podemos saber se o direito da criança
à brincadeira está sendo garantido em
creches quando:
Guardamos os brinquedos novos para
que as crianças não quebrem e para que
usem somente em momentos especiais;
Os brinquedos são guardados em locais
de livre acesso às crianças; as rotinas são
flexíveis e reservam períodos longos para
as brincadeiras livres das crianças; as
salas de aula estão arrumadas de forma a
facilitar brincadeiras espontâneas e
interativas.
D)
14.
Os professores demonstram o valor das
brincadeiras
infantis
ensinando
às
crianças as melhores brincadeiras e ainda
determinando o papel de cada criança no
faz de conta para que não haja conflitos.
Somente as crianças brincam porque o
brincar é coisa de criança, logo, os
professores
adultos
jamais
devem
participar das brincadeiras.
Podemos saber se o direito da criança
a um ambiente aconchegante, seguro e
estimulante está sendo garantido
quando:
Os lugares onde as crianças passam o dia
são
arrumamos
com
capricho
e
criatividade; as salas são claras, limpas e
ventiladas; as crianças têm direito a
lugares adequados para seu descanso e
sono.
Os lugares onde as crianças passam o dia
são seguros e confortáveis, não
importando o acesso seguro das crianças
até a creche porque isso não é assunto da
instituição e sim da prefeitura municipal.
Os produtos potencialmente perigosos
são mantidos fora do alcance dos bebês,
mas isso não é necessário para as
crianças, que devem aprender, desde
cedo que não devem mexer em coisas
proibidas.
Procura-se enfeitar a escola com os
trabalhos dos alunos, sendo menos
importante a adequação da altura das
janelas, dos equipamentos e dos espaços
de circulação às necessidades de visão e
locomoção das crianças.
Podemos saber se o direito da criança
à proteção, ao afeto e à amizade está
sendo garantido quando:
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
6
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
A)
B)
C)
D)
15.
A)
B)
Os professores tomam atitudes rígidas
quando as crianças conversam e
atrapalham a aula, que é o mais
importante. Isso se justifica porque as
amizades infantis devem ser preservadas,
mas somente na hora do recreio.
As crianças encontram conforto e apoio
nos adultos sempre que precisam,
principalmente nas brincadeiras de faz de
conta, quando as crianças costumam
discutir, porque é função do professor
determinar como é a brincadeira e qual
será o papel de cada criança.
As crianças recebem atenção quando
pedem ou perguntam alguma coisa;
procura-se proteger as crianças de
eventuais
agressões
dos
colegas,
ensinando-lhes como devem se defender,
mostrando-lhes que também têm força e
são fortes, que sabem morder e bater.
Procura-se não interromper bruscamente
as atividades das crianças; evitam-se
situações em que as crianças se sintam
excluídas; procura-se entender porque a
criança está triste ou chorando; procurase sempre entender e tomar providências
quando as crianças aparecem na creche
machucadas e amedrontadas.
C)
Podemos saber se o direito do bebê e
da criança ao movimento em espaços
amplos está sendo garantido quando:
As crianças têm direito de correr, pular e
saltar em espaços amplos na creche.
Mas, quando a creche não tem espaços
amplos, a professora não deve se
preocupar em reorganizar a sua própria
sala para a realização desses movimentos
porque o desenvolvimento físico da
criança é responsabilidade da família.
Os meninos desenvolvem sua força,
agilidade e equilíbrio físico nas atividades
realizadas em espaços amplos, enquanto
as meninas devem ficar mais reservadas
brincando de casinha, por exemplo,
porque os movimentos amplos são coisa
de meninos.
D)
D)
16.
A)
B)
C)
17.
A)
Os bebês e as crianças pequenas não
são obrigados a suportar longos períodos
de espera, não são esquecidos no berço,
tendo o direito de engatinhar e de explorar
novos ambientes e interagir com outras
crianças e adultos.
Os bebês, no próprio berço, rolam, tentam
sentar, ficar em pé e engatinhar, não
sendo recomendado que eles sejam
tirados do berço porque correm o risco de
cair e se machucar. Assim, ficam sob a
responsabilidade da família as tentativas
dos seus primeiros passos fora do berço e
a exploração de variados ambientes.
Sobre o desenvolvimento da criança,
Piaget afirma que:
Os bebês humanos nascem sem
necessidade e sem capacidade de se
adaptar ao meio ambiente, por isso são
muito dependentes dos adultos.
Os bebês e as crianças pequenas,
principalmente através dos ensinamentos
dos pais e dos professores da creche e da
pré-escola, constroem um conjunto de
esquemas de ação que lhes permite
compreender a realidade.
As crianças se adaptam ao ambiente por
meio de dois processos: assimilação e
acomodação.
A assimilação ocorre quando as crianças
se confrontam com novas situações. A
acomodação ocorre quando as crianças
usam conceitos e estratégias já existentes
para resolver problemas do meio.
Marque a opção que caracteriza
corretamente um dos estágios de
desenvolvimento da criança segundo
Piaget.
No recém-nascido, a vida mental reduz-se
ao exercício dos reflexos hereditários,
como a sucção. Esses reflexos se
desenvolvem com o treino por volta dos 5
meses, a criança consegue coordenar os
movimentos das mãos e olhos para pegar
objetos. Mais tarde, usa instrumentos para
atingir seus objetivos.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
7
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
B)
C)
D)
18.
A)
B)
C)
O estágio sensório-motor (até dois anos
de
idade,
aproximadamente)
se
caracteriza pela falta de inteligência da
criança, quando ela não tem consciência
de si, nem interage com o mundo.
O estágio pré-operatório (de dois a sete
anos de idade, aproximadamente) se
caracteriza pelo surgimento de uma nova
capacidade mental que são as operações.
As crianças passam a depender tão
somente do raciocínio para resolver os
problemas.
O estágio operatório se caracteriza pelo
surgimento da capacidade de raciocínio
para a resolução de problemas. Mesmo
assim, a criança ainda não é capaz de
estabelecer relações de causa e efeito e
de meio e fim; sequenciar ideias ou
eventos; trabalhar com ideias sob dois
pontos de vista simultaneamente e; formar
o conceito de número.
D)
O bebê começa a se interessar por seu
corpo,
seus
movimentos,
e
pelos
resultados destas ações. Desenvolve os
sentimentos
elementares
ligados
à
percepção de agradável e desagradável;
prazer e dor; sucesso e fracasso.
19.
Piaget
afirma
operatório
que
(de
o
dois
aproximadamente)
período
a
sete
começa
préanos,
com
o
desenvolvimento da linguagem, por
volta dos dois anos de idade, quando:
A)
A criança passa a construir imagem
mental das coisas do mundo físico; faz
imitação sem o modelo na sua presença;
desenha; brinca de faz de conta.
B)
A criança desenvolve uma inteligência
intuitiva. Nesse tipo de inteligência já
existe uma operação racional.
C)
Segundo Piaget, durante os primeiros
meses de vida:
O bebê diversifica os movimentos para
estudar os resultados dessas variações,
entregando-se a verdadeiras experiências
para ver, o que Piaget denominou de
‘reações
circulares’.
Porém,
essas
experiências não podem ser repetidas e
generalizadas para novas situações
porque são ações sem sentido.
Ocorrerá um processo de diferenciação
entre o seu ‘eu’ e o mundo exterior. Isso
permitirá que a criança possa se situar
como um elemento entre os outros do
mundo. Por volta de um ano, o bebê ainda
não admite que um objeto continue a
existir quando não está no seu campo
visual.
O bebê passa das emoções primárias
relacionadas aos impulsos instintivos
como fome, para uma escolha afetiva dos
objetos. Primeiro, ele se interessa pela
mãe, pelo pai e pelas pessoas mais
próximas. Mas, ainda não desenvolve
sentimentos de simpatia e antipatia.
A
criança
ainda
não
é
capaz
de
desenvolver sentimentos interindividuais
espontâneos
e
relações
sociais
de
submissão ao adulto.
D)
A primeira moral da criança é o respeito
mútuo e o primeiro critério do bem é a sua
própria vontade.
20.
Segundo Piaget, são características do
pensamento egocêntrico do período
pré-operatório:
A)
Jogo simbólico ou jogo de imaginação ou
imitação; pensamento intuitivo; finalismo;
animismo infantil; artificialismo.
B)
Indiferenciação entre o seu 'eu’ e os
outros; emoções primárias; narcisismo.
C)
Construções de categorias do objeto e do
espaço, da causalidade e do tempo;
emoções primárias.
D)
Indiferenciação entre o seu ‘eu’ e os
outros; impulsos instintivos elementares;
emoções primárias.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
8
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
21.
A)
B)
C)
D)
22.
A)
B)
C)
D)
23.
Segundo Piaget, fica evidente que o
desenvolvimento físico acelerado é
suporte para o aparecimento de novas
habilidades,
ou
seja,
o
desenvolvimento ósseo, muscular e
neurológico permite o surgimento de
novos comportamentos, como sentarse, andar, o que propiciará um domínio
maior no ambiente. Isso ocorre no
período:
Sensório-motor.
Pré-operatório.
Operatório.
Formal.
A)
B)
De acordo com as atuais Diretrizes
Curriculares
Nacionais
para
a
Educação
Infantil,
“As
práticas
pedagógicas que compõem a proposta
curricular da Educação Infantil devem
ter como eixos norteadores as
interações e a brincadeira, garantindo
experiências que:” (art. 9º)
Favoreçam a imersão das crianças nas
diferentes linguagens e o progressivo
domínio por elas de vários gêneros e
formas de expressão: gestual, verbal,
plástica, dramática e musical. Mas, a
principal linguagem a ser trabalhada deve
ser a escrita porque a Educação Infantil
tem como objetivo alfabetizar as crianças.
Possibilitem vivências éticas e estéticas
com outras crianças e grupos culturais,
para o reconhecimento da diversidade;
desde que essas vivências não alterem
seus padrões de referência e de
identidade.
Incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças
em relação ao mundo físico e social, ao
tempo e à natureza;
Não interfiram na interação, no cuidado,
na preservação e no conhecimento da
biodiversidade e da sustentabilidade da
vida na Terra, porque isso é assunto de
pessoas adultas.
C)
D)
24.
A)
Tendo como base as atuais Diretrizes
Curriculares
Nacionais
para
a
Educação Infantil, é correto afirmar
sobre o acompanhamento e a avaliação
de bebês e crianças pequenas:
As instituições de Educação Infantil
devem
criar
procedimentos
para
acompanhamento do trabalho pedagógico
e para avaliação do desenvolvimento das
crianças, com o objetivo de seleção,
promoção ou classificação das crianças.
Para
acompanhar
e
avaliar
o
desenvolvimento dos bebês e das
crianças, os professores devem utilizar
múltiplos registros realizados tanto pelos
profissionais, quanto pelas crianças,
como, por exemplo: relatórios, fotografias,
desenhos, álbuns, etc.
Não é necessário que os profissionais da
instituição
elaborem
documentação
específica sobre o desenvolvimento dos
bebês e das crianças para as famílias
porque, em geral, os pais não entendem
de educação infantil, competindo a eles
somente a educação dos filhos na família.
Quando as crianças da pré-escola não
aprendem os conteúdos que serão a base
do 1º ano do Ensino Fundamental, o
professor deve recomendar a retenção
dessas crianças na Educação Infantil por
mais um ano.
Quatro elementos básicos compõem as
rotinas da Educação Infantil: a
organização do ambiente, o uso do
tempo, a seleção e as propostas de
atividades e a seleção e a oferta de
materiais. Sobre esses elementos da
rotina, é correto afirmar que:
As crianças internalizam as rotinas: para
merendar, é preciso lavar as mãos; para ir
ao pátio, é preciso guardar os brinquedos,
etc. Mas, cada um desses momentos não
necessita ter ligação com os momentos
seguintes, pois o que interessa é a
aprendizagem da sequência e não o
significado das atividades que compõem a
rotina.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
9
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
B)
C)
D)
25.
A)
B)
C)
D)
O ambiente é fundamental na formação
dos bebês e das crianças porque é um
mediador
cultural
que
atua
no
desenvolvimento dos primeiros esquemas
cognitivos e motores. O ambiente é,
portanto, um elemento muito importante
do currículo, já que é também um meio de
experiência e de aprendizagem infantil.
A subdivisão dos tempos escolares é uma
decisão técnica de caráter neutro. Assim,
a estruturação do tempo é imparcial,
impessoal e não está ligada a nenhum
discurso pedagógico.
A seleção, a construção e a oferta de
materiais são elementos neutros do
currículo, não interferindo nos modos de
interação, de pensar e de solucionar
problemas dos bebês e das crianças.
26.
A)
B)
Segundo Barbosa (2006), os elementos
temporais utilizados como recursos
para a elaboração da estrutura
principal das rotinas são: sequência,
duração, periodicidade, alternância,
repetição, transições, seriação, rigidez
e ritmos. Sobre esse assunto, pode-se
dizer que:
A rotina pode estabelecer alternância
entre atividades dirigidas e livres,
corporais e intelectuais, coletivas e
individuais. Isso se deve porque a criança
não tem nenhuma condição de se
concentrar por muito tempo numa mesma
atividade.
Os tempos de transição entre uma
atividade e outra são, em geral, marcados
por canções. Essa forma de transição
deve estabelecer uma ruptura entre as
atividades porque uma atividade nada tem
a ver com a outra.
É necessário cronometrar rigorosamente
as atividades da rotina, para que tudo
transcorra dentro do previsto.
As rotinas precisam de momentos fixos
em sua sequencia, mas não rígidos em
sua duração porque a rigidez e a
inflexibilidade
dos
horários
podem
prejudicar as atividades em andamento,
tirar-lhe o significado e a importância.
C)
D)
27.
A)
B)
As políticas para a Educação Infantil
defendem que as atividades lúdicas
são de intensa importância para as
aprendizagens
e
para
o
desenvolvimento dos bebês e das
crianças. A respeito desse assunto, é
correto afirmar:
As atividades lúdicas são incompatíveis
com a aprendizagem de conteúdos
escolares. Não há como reunir o brincar e
o educar na escola, por isso tem hora
para brincar e hora para aprender.
As atividades lúdicas interferem em vários
aspectos no desenvolvimento e nas
aprendizagens infantis porque permitem a
ação voluntária da criança (afetividade), a
construção de representações mentais
(cognição), a manipulação de objetos e o
desempenho de ações sensório-motoras
(físico), bem como as trocas nas
interações com outras crianças (social).
As atividades lúdicas são importantes,
mas devem ser utilizadas somente em
momentos específicos, de preferência no
final da aula, quando o professor já
cumpriu com o seu plano de aula, ensinou
os conteúdos curriculares previstos e
quando ele precisa relaxar um pouco.
Todas as alternativas estão corretas.
No que se refere às questões éticas,
aos
valores
e
atitudes
dos
profissionais da escola, Libâneo afirma
que:
Todas as pessoas que trabalham numa
escola participam de tarefas educativas,
pois passam valores, atitudes, modos de
agir, influenciando as aprendizagens de
professores e alunos.
Nem todas as pessoas que trabalham
numa escola participam de tarefas
educativas, pois cada um tem sua função
específica: a merendeira faz a merenda, o
porteiro cuida da entrada e saída de
pessoas, os professores educam, etc.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
10
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE (NÍVEL MÉDIO)
C)
D)
28.
A)
B)
C)
D)
29.
A escola deve ser organizada para
funcionar cada um por si, estimulando o
isolamento, a solidão e a falta de
comunicação, para não incentivar fofocas
e intrigas entre os seus profissionais.
Os valores, as atitudes e os modos de
agir dos profissionais da escola não são
fatores de sucesso ou fracasso escolar,
pois não influenciam nas aprendizagens
de professores e alunos.
A)
B)
C)
Segundo
Libâneo,
o
mundo
contemporâneo convive com uma crise
de
valores,
predominando
um
relativismo moral baseado no interesse
pessoal e na vantagem. Nesse sentido,
no campo da ética profissional, é
correto afirmar que o professor deve:
Preocupar-se, principalmente, com o
cumprimento dos conteúdos a serem
trabalhos na sala de aula, que é o seu
grande interesse como profissional,
mesmo que para isso ele se comporte de
forma individualista e competitiva.
Preocupar-se com o conhecimento
científico, com a preparação para o
mundo tecnológico e comunicacional e
com os valores humanos como a
dignidade, a solidariedade, a justiça, a
democracia, o respeito à vida.
Preocupar-se, principalmente, com o
conhecimento científico e com a
preparação para o mundo tecnológico e
comunicacional. Para isso, o professor
não precisa se preocupar com o
desenvolvimento e a defesa do meio
ambiente, a luta contra a violência, o
racismo e a segregação social, nem com
os direitos humanos.
Preocupar-se, principalmente, com o
conhecimento científico e com a
preparação para o mundo tecnológico e
comunicacional. Para isso, o professor
não precisa se preocupar com a questão
dos valores, que são responsabilidade da
família, como o reconhecimento das
diferenças e das identidades culturais.
D)
30.
A)
B)
C)
D)
Quando um professor nota que
frequentemente uma criança chega à
escola com marcas de violência física,
ele deve:
Não se envolver com a questão porque
isso é assunto da família.
Dar instruções às crianças de como se
defenderem de seus pais quando eles
forem violentos, mostrando-lhes que
também são fortes e valentes como seus
pais e que também sabem bater.
Prever os encaminhamentos para as
instâncias competentes em caso de
violação do direito à dignidade da criança
como pessoa humana, protegendo-a
contra qualquer forma de violência – física
ou simbólica – praticadas pela família ou
pela instituição.
Dar as instruções à família de como se
deve educar corretamente uma criança, já
que os pais, em geral, nada sabem sobre
educar
e
cuidar
de
crianças,
principalmente os mais necessitados, que
não tiveram educação, não são instruídos
e, por isso, são violentos.
Os professores de creche devem
observar
e
acompanhar
o
comportamento das crianças com o
objetivo de:
Repreender e castigar as crianças mais
agitadas e ativas para que não agridam as
crianças calmas e obedientes e para que
não atrapalhem a aula.
Atender as necessidades individuais de
cada criança; verificar se existem crianças
muito quietas, retraídas, com o olhar
parado; conhecer as variações de humor
das crianças, para que seja garantido o
bem-estar físico e psicológico das
crianças.
Reprimir rigorosamente a curiosidade das
crianças pelo seu próprio corpo, já que as
crianças podem despertar para a
sexualidade precoce.
Verificar se as meninas estão jogando
futebol com os meninos, o que não é
permitido porque isso é brincadeira de
menino.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 23/02/2014
11
Download

Prova de Língua Portuguesa: - cev