PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS Disciplina: Narratividade e Roteirização II Créditos: 3 créditos PROGRAMA DE ENSINO Dept. responsável: Arte Horas/aula: 51 horas Período: 3º período EMENTA: A dramaturgia do roteiro. A roteirização de produtos audiovisuais. A construção de roteiros a partir de histórias originais ou adaptadas. A construção da storyboard. A elaboração do projeto de construção do roteiro de curta metragem. OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades crítico-­‐criativas na elaboração de roteiros de ficção. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender e assimilar os princípios básicos da estrutura dramática do roteiro. -­‐Aplicar as informações teóricas e práticas na elaboração das etapas que compreendem o processo de criação do roteiro de ficção. -­‐Elaborar e desenvolver um projeto de roteiro para filme de ficção de curta duração. CONTEÚDO: 1-­‐
O roteiro de ficção 2-­‐
A dramaturgia da cena audiovisual e seus elementos constituintes 3-­‐
-­‐ Os procedimentos de roteirização 4-­‐
O projeto do roteiro de curta duração 1
METODOLOGIA: -­‐ Leitura e discussão de textos teóricos; -­‐ Projeção de filmes e vídeos -­‐ Análises de roteiros; -­‐ Exercícios de roteirização; -­‐ Criação de roteiros. AVALIAÇÃO: -­‐ Prova: nota da etapa 0 a 10.0; -­‐ Apresentação da pesquisa temática e de linguagem nota da etapa: 0 a 5.0; -­‐ Desenvolvimento e apresentação das etapas de realização do projeto: nota da etapa: 0 a 5.0; -­‐ Realização do projeto (criação do roteiro): nota da etapa: 0 a 10.0. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 2.
HOWARD, David. Teoria e prática do roteiro. 2ª edição. São Paulo: Globo, 1999. 3.
MCKEE, Robert. Story – Substância, Estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2006. 4.
RODRIGUES, Elisabete Alfeld. Narrar e roteirizar: as especificidades de procedimentos de criação textual. In Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo: SENAC, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1.
CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. 2.
CARRIÈRE, Jean-­‐Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996. 3.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 2
4.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 5.
MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Me alugo para sonhar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 3
Download

NARRATIVIDADE E ROTEIRIZAÇÃO II