Como praticamente todas as minhas viagens, essa acabou sendo de marcada na semana do feriado de 1º de maio.
Na segunda feira dia 27 de maio o Adriano me liga perguntando se eu iria viajar no feriado, tinha em mente ir para a
região Pico Paraná, mas como teria que viajar só na sexta feira iria ficar muito corrido ir para aquela região. Então tinha
lido alguns e-mails do pessoal do grupo falando que iria fazer a travessia da Serra Negra acabei sugerindo de fazer
essa viagem . O Adriano me ligou na terça feira confirmando que iria fazer a travessia, no primeiro momento iríamos Eu
e Ele, mas na quarta- feira pela manhã com o Marcel também disse que iria, e a tarde mais 2 amigos de Campinas
também iriam fazer a pernada, só faltava arrumar um resgate em Maromba para retorno ao Itatiaia no domingo.
Então na sexta- feira as 5:30 hrs da manhã eu e o Marcel partimos de São Paulo para o Alsene, e o Adriano, Fernando
e Júlio saíram de Valinhos em direção ao maciço do Itatiaia.
Por volta das 13:30 chegamos ao Alsene e o pessoal de Campinas por volta das 15:00. Tínhamos combinado de
pernoitar da sexta para o sábado na pousada e iniciar a travessia no sábado pela manhã, então fomos nos informar
sobre o preço dos quartos R$ 30,00 a pernoite e o camping R$ 20,00, achamos o preço meio abusivo mas levando em
consideração o monopólio dele no região do Pq, isso iria acabar acontecendo cedo ou tarde, acabamos decidindo
começar a fazer a travessia na sexta- feira mesmo. Por volta das 16:00 iniciamos a trilha.
Ela se inicia a uns 200 metros antes da Pousada Alsene do lado esquerdo, a trilha é um antigo caminho as fazendas da
região que foram desocupadas ao longo do tempo pelo PQ Nacional, logo no inicio da descida o Júlio acabou torcendo
o pé sério e não estava conseguindo andar então o Marcel e o Adriano retornaram com ele até a Pousada enquanto. eu
e o Fernando continuamos até acharmos um lugar para acampar. Essa 1º parte da trilha é somente descida, descemos
uns 4 km até chegarmos a um sítio "desocupado" só para o pessoa do PQ, pois tinha sinais claros de atividade, o local
serve de apoio para retirar mel na região, no lugar da para acampar, com uma mina de água atrás da casa (não é
indicado pegar água no córrego que passa pelo terreno. a água boa para beber você encontra passando por trás da
casa e seguindo a trilha que entra na matinha e chega-se a mina de água. uns 80 metros aproximadamente.
Passamos a noite lá com o friozinho básico da região, por voltas das 7:00 hrs o pessoal acordou, tomamos um café
reforçado e continuamos a trilha com o objetivo de acampar depois da subida da misericórdia na área para camping.
Continuamos descendo a trilha, importante sempre seguir a trilha principal, dela da para ver a Cachoeira do Aiuruoca,
depois de uns 40 minutos no fim do vale você encontra com o rio de águas transparentes, local ideal para um banho,
passando rio chega-se a Cabana Cabeceira Aiuruoca, continuar pela trilha principal o rio fica do seu lado esquerdo
depois de 1:10 hrs chega-se a fazenda desocupada, a trilha continua terminando a cerca de madeira, depois da descida
a um local para pegar água, desta fazenda até a Casa do Zé Anísio da 1 hora de caminhada aproximadamente, pelo
caminho a alguns locais para pegar água, não é necessário mais de 1,5 litro de água para fazer a caminhada, antes de
descer para a Casa do Zé Anísio paramos no riozinho por volta de uns 30 minuto, ( se possivél pegar água neste local,
depois só no final da subida da misericórdia na área de camping.
Passamos pela propriedade do Zé Anísio ouvimos algumas informações da trilha e continuamos,
pegamos a estrada de terra, anda-se aproximadamente 1,7 km você irá ver um curral no morro a sua direita, pegar a
trilha para o curral e subir margeando a cerca, a continuação da trilha e início da subida da misericórdia fica no alto
do pasto no final da cerca. Fizemos uma parada de uns 20 minutos antes de continuarmos a subida, continue sempre
pela trilha principal essa região é muito usada por burros para transportar alimentos de maromba para as fazendas da
região, com isso há muitas outras trilhas pequenas abertas pelos animais. Demoramos cerca de 2 horas para chegar
ao final da subida, chegando a um campo, fizemos uma outra para de 10 minutos para beber uma água e colocar a
capa de chuva na mochila pois o tempo tinha fechado e uma chuva fina estava começando a cair. Durante a saída pela
manhã fizemos muitas paradas pois tínhamos o objetivo acampar na área de camping, então diminuímos o passo pois
estávamos chegando a área de camping, passamos por um descampado ideal para levantar acampamento, mas como
no gps estava marcando uma outra área de camping mais a frente então resolvemos continuar a trilha, por volta das
15:30 chegamos ao outro local que na verdade só da para ser usado se você estiver atrasado (lugar muito ruim para
acampar, este local fica no meio da trilha no final de uma descida se cair um pé d'água você vai provavelmente chegar
em Maromba em 5 minutos, paramos lá para pegar água e como estava o tempo instável resolvemos chegar em
maromba no sábado mesmo, depois de uns 10 minutos começou a chover bem, e como essa parte da trilha é
praticamente descida ela virou um pequeno córrego, a essa hora eu dava risada pois não dava para ver nada, tempo
fechado e chuva na cabeça.
Eu estava estreando uma bota impermeável comprada na Decathlon, que praticamente virou um aquário, mas tudo
bem, isso era o que menos importava, só ficava imaginando um banho quente, um arroz com feijão em Maromba.
Por mais que o tempo estivesse fechado dava para ter uma idéia das belezas do local, depois de umas 2:30 deu para
ver algumas casas, que nos deu mais um ânimo para chegarmos a nosso destino, nesta parte do caminho só a um
lugar que da para ser perder continue descendo, do lado direito você irá conseguir ver Maromba e Visconde de Mauá,
continue descendo depois de uns 30 minutos você terá uma trilha que desce a direita sentido Vale e Maromba,
entrando nela continue descendo e fique a direita na trilha seguindo esse caminho chega-se a algumas casas, passado
pela cerca siga a estrada para a direita, depois continue a esquerda passando pela ponte continue a esquerda que
chegasse em Maromba chegamos lá por volta das 18:30hrs, lá na praça arrumamos uma casa com tudo que
esperávamos (Banho quente, cama e até uma lareira rsss) R$ 100,00 a diária .
Todos os 4 personagens dessa roubada Daniel, Adriano Marcel e Fernando, chegaram bem no final da trilha.
Nada mais justo do que um arroz com feijão e tudo mais que se tem direito. Jantar R$ 12,00
No sábado percorremos 22,3 km em 10 hrs.
No Domingo pela manhã fomos a cachoeira do escorrega e por volta das 15:00 nosso carro de retorno para Alsene
estava esperando na praça de Maromba.
Resgate R$ 350,00 valor cobrado de Maromba para o Alsene de Land Rover, demora aproximadamente 2 hrs, para