SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
EDITAL POSGRAP Nº 02/2011
DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA – COOPERAÇÃO UFS/UNIBAN
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe
(POSGRAP) informa que estão abertas as inscrições no período de 07 a 16 de fevereiro de 2011, para o Processo Seletivo visando o ingresso no Programa de Doutorado Interinstitucional em Educação em Matemática, coordenado pelo Programa de Pós­Graduação em Educação Matemática da UNIBAN. As inscrições poderão ser efetuadas desde que sejam cumpridas as exigências formais. O Programa aceita inscrições de professores e servidores efetivos da UFS, Mestres em Matemática ou Mestres em Educação Matemática ou áreas afins, a critério do colegiado do Programa Pós­Graduação em Educação Matemática da UNIBAN.
Vagas oferecidas: 10 (dez) vagas. APRESENTAÇÃO
O Programa de Doutorado Interinstitucional em Educação em Matemática é desenvolvido pela UNIBAN. As avaliações sucessivas da CAPES, dos docentes e discentes do Programa nortearam as principais linhas de pesquisa do curso. Na última avaliação da CAPES do triênio 2007/2009 recebeu o conceito 4.
Objetivo – Promover a formação em Educação Matemática para docentes da área de Educação Matemática ou áreas afins, visando desenvolver competências técnicas e científicas em nível de doutorado. O título concedido pelo Programa é de Doutor em Educação Matemática.
Os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos alunos e docentes do Programa devem estar inseridos em uma das linhas de pesquisa a seguir: 1. Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações;
2.
Tecnologias Digitais e Educação Matemática;
3.
Formação de professores que ensinam Matemática;
4.
História da Matemática escolar no Brasil.
O quadro de docentes credenciados no Programa está disponível no endereço http://www.uniban.br/pos/educamat/cdocente.asp
Para a obtenção do título de doutor, o aluno do curso de Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN deverá integralizar 60 (sessenta) unidades de créditos, cumprindo as seguintes exigências acadêmico­científicas:
I. 30 créditos em disciplinas obrigatórias e optativas, com aproveitamento;
II. 08 créditos de atividades programadas;
III. 04 créditos referentes à aprovação em exame de qualificação;
IV. 08 créditos de freqüência às sessões de orientação;
V. 10 créditos pela elaboração, apresentação e defesa da tese;
VI. Comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras (Inglês e Francês);
VII. Plano discente de estudos e pesquisa.
O programa só aceita inscrições de docentes candidatos ao doutorado, portadores de títulos de mestre com validade nacional.
I­CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção do docente candidato ao Curso de Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN dar­se­á mediante: I.Avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato (anexo I); II.
Análise de documentos;
a) Currículo Lattes (devidamente comprovado);
b) Histórico escolar do mestrado.
Parágrafo 1. O processo seletivo será de responsabilidade da Comissão de Avaliação constituída por docentes da UNIBAN conforme item 5 da matrícula.
II­ PRAZOS
O candidato ao doutorado, portador do título de mestre, não poderá concluí­lo em prazo superior a 48 (quarenta e oito) meses. III­ PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os professores interessados deverão se inscrever na secretaria do NPGECIMA da UFS no período de 07 a 16 de fevereiro de 2011, no horário das 8h00 h às 12h00 e 14h00 às 17h00.
A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (a inscrição só será feita se a documentação estiver completa em todos os casos).
O candidato deverá preencher o requerimento de inscrição juntamente com os documentos exigidos para o processo seletivo:
• Formulário fornecido nos locais da Inscrição;
• 2 (duas) cópias documentadas do Curriculum da Plataforma Lattes (htpp://lattes.cnpq.br);
• 2 (duas) cópias do Projeto de Pesquisa (conforme Anexo I);
• Cópia do Diploma e histórico­escolar do Mestrado.
Observação: Ao final do primeiro ano após a matrícula, o aluno deverá apresentar comprovação de proficiência, em uma língua estrangeira, Inglês ou Francês, diferente daquela na qual o aluno foi aprovado no mestrado.
IV­ RESULTADO DA SELEÇÃO
A divulgação dos classificados será feita por correio eletrônico, além de afixada na Secretaria de Pós­Graduação da UNIBAN, na secretaria do NPEGECIMA e disponibilizada no site da UFS (www.ufs.br) e da UNIBAN (www.uniban.br), a partir das 14h do dia 23 de fevereiro de 2011, com a convocação para a matrícula. Os candidatos não selecionados deverão retirar a documentação dentro do prazo de 30 (trinta) dias, após a divulgação do resultado. Após esta data toda a documentação será destruída.
V­ MATRÍCULA
A matrícula será efetuada on­line por meio de formulário próprio da Pós­Graduação da UNIBAN no período de 23 a 25 de fevereiro de 2011.
Maiores informações: Telefone: 011­2972­9008 e também pelo e­mail [email protected] O Início do curso está previsto para 17 de março de 2011.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação, constituída pelos professores:
Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo (Presidente da Comissão)
Profa. Dra. Siobhan Victoria Healy (Lulu Healy)
Profa. Dra. Janete Bolite Frant
Prof. Dra. Marlene Alves Dias
Cidade Universitária "Prof. José Aloísio de Campos",
de
Prof. Dr. Arie Fitzgerald Blank
Pró­Reitor de Pós­Graduação e Pesquisa em exercício
de 2011
ANEXO I
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PARA INGRESSO NO DOUTORADO Trata­se de uma sugestão de roteiro para orientar o docente candidato ao Doutorado na preparação de seu Projeto de Pesquisa, que lhe dará subsídios para a elaboração de sua futura Tese. No entanto, esse roteiro poderá ser aperfeiçoado ou modificado no decorrer do curso, em função das observações feitas pelo orientador e/ou das reflexões feitas no interior das disciplinas, sobretudo Metodologia de Pesquisa II e Seminários de Pesquisa. Cabe observar que o Projeto de Pesquisa é condição necessária para o processo de seleção, ainda que o docente candidato opte por outro roteiro para a elaboração de seu projeto. 1. Folha de rosto
Deve conter, na primeira linha, o nome do docente candidato. No centro, o título do Projeto. A seguir, ainda no centro, a designação “Projeto para Seleção ao Doutorado em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo”. Embaixo, nas últimas linhas, deve ser indicado o ano.
2. Sumário
3. Título do Projeto O título deve expressar, de modo sintético e objetivo, o conteúdo temático da pesquisa, identificando seu objeto.
4. Introdução
O candidato deve, nesse item, apresentar as experiências pessoais e profissionais que o levaram a se interessar pelo Doutorado Interinstitucional em Educação Matemática, pelo tema escolhido e pelo problema a ser pesquisado. Além disso, deve apresentar sua justificativas pela opção pela a linha de pesquisa. Sugere­se também que o candidato informe sua formação acadêmica, relatando, de forma bastante sintética, sua experiência no mestrado. Além disso, pode informar o que ele espera como resultados profissionais em decorrência do Doutorado.
5. Problema de pesquisa O candidato deve expor aqui, de forma concisa e clara, qual é o problema em Educação Matemática que justifica sua pesquisa. Deve indicar qual é o objeto de investigação (fenômeno ou situação, em que o problema se encontra) e quais são os objetivos de pesquisar esse problema ou objeto. Os objetivos da pesquisa devem ser evidentemente, factíveis, ou seja, não podem nem devem indicar uma tarefa muito ampla. 6. Justificativa Apresentar a justificativa de sua futura pesquisa, expressando qual é a relevância pessoal, cultural, social e política. 7. Referencial teórico O candidato deve indicar o provável referencial teórico (tendência teórica, autores) que pretende utilizar para fazer a análise crítica dos dados que coletará em sua pesquisa, de modo a trazer uma nova compreensão crítica sobre o problema.
8. Procedimentos Metodológicos
O candidato deve descrever como pretende coletar as informações para sua pesquisa, quais são os procedimentos que pretende usar e os recursos necessários, quais serão as fontes de informação (documentos, pessoas) e a(s) técnica(s) de coleta dessas informações. Seu projeto de pesquisa deve também indicar, tanto quanto possível, as etapas previstas para sua investigação, traçando um cronograma mês a mês, que inclua: a conclusão dos créditos em disciplinas; o Exame de Qualificação da Pesquisa, a conclusão, impressão e entrega da Tese.
9. Bibliografia
Deverá ser composta de três partes: na primeira, devem constar as referências citadas no projeto; na segunda, os livros e artigos que foram lidos pelo candidato sobre o assunto e que foram usados, ainda que indiretamente, para elaborar o projeto de pesquisa; na terceira, devem constar livros que o candidato ainda pretende ler, por serem supostamente essenciais para realizar sua pesquisa, e que poderão ajudá­lo a esclarecer qual é o referencial teórico que pretende utilizar. 10. Apresentação gráfica O Projeto deve ser apresentado impresso em papel A4, fonte Arial (tamanho 12), espaço 1,5 entre linhas. Margens superior e inferior de 2 cm. Margens esquerda e direita de 2,5 cm. O Projeto não poderá conter um número de páginas superior a 20, nem inferior a 10. As páginas deverão ser numeradas. Na última, o candidato deve assinar. Recomenda­se encadernar com espiral e capa transparente.
Download

serviço público federal universidade federal de sergipe pró