Sistema de formação que traz para o Brasil uma tecnologia de ponta para empoderar jovens de baixo poder aquisitivo chega a final da competição Google Impact Challenge France
(RIO DE JANEIRO) — 14 de setembro de 2015 — A Google Impact Challenge France anunciou hoje que o Y Generation Education está entre os dez finalistas do seu prêmio de 2015. A competição, que foi realizada no Brasil no ano passado, recompensa iniciativas que usam a tecnologia para contribuir para um mundo melhor. A startup social francesa Y Generation Education usa inteligência artificial para personalizar um programa de capacitação que preenche as lacunas nas competências fundamentais de jovens adultos de baixo poder aquisitivo, possibilitando a sua integração no mundo corporativo e seu desenvolvimento profissional. "A oferta de educação profissional clássica centra-­‐se em habilidades técnicas específicas, quando, na verdade, são os pré-­‐requisitos cognitivos e sócio-­‐emocionais que não são assimilados", disse a co-­‐fundadora Lois Warner no escritório da Arca Urbana no Rio de Janeiro, comunidade de empreendedores voltados para a transformação social na qual o Y Generation se juntou aos projetos da Arca Educação.
O único finalista com atividades no Brasil! Um projeto ambicioso apoiado pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz e vários gigantes industriais
O Y Generation Education é o único finalista do Google Impact Challenge France que atua no Brasil, país onde a produtividade é duas vezes menor que no Chile ou no México, segundo a revista britânica The Economist. Seus primeiros testes foram lançados este ano em parceria com a Renault e com o Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, logo após a visita ao Brasil do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o Prof. Muhammad Yunus, que se investiu diretamente no projeto como Presidente. A startup social passou pelo ciclo de três meses de incubação da Yunus Social Business em São Paulo e também beneficia do apoio dos seus conselheiros, Paulo Blikstein, o fundador do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil na Universidade de Stanford (Califórnia) e a família Gouvêa Vieira.
O ex-­‐Diretor Executivo da Schneider Electric, Henri Lachmann, e o especialista mundial em Programação Neuro-­‐Linguística, Robert Dilts, também acompanham os fundadores do Y Generation Education como mentores. O objetivo final do Y Generation Education e de seus parceiros é incentivar a emergência de gerentes e supervisores em populações normalmente excluídas do mundo corporativo por falta de educação.
"O domínio de uma técnica infelizmente não garante a capacidade de síntese ou de raciocínio lógico de um indivíduo. Hoje, esta é uma questão fundamental para o desenvolvimento das nossas equipes, daí o nosso interesse pelo projeto inovador do Y Generation Education ", disse Alain Tissier, Vice-­‐Presidente da Renault Brasil.
Além da Renault e do Grupo Pão de Açúcar, a startup também está trabalhando na implementação de iniciativas-­‐piloto no Brasil com as empresas Danone, Essilor, L'Oréal e Schneider Electric. Seu objetivo é capacitar 200.000 jovens até 2018 no Brasil e na França.
Y Generation Education, como funciona? Aprender a aprender, saber raciocinar de forma lógica, abordar um problema metodicamente, ser persistente, prestar atenção aos detalhes, confiar nas suas próprias habilidades: estas são competências fundamentais e sócio-­‐emocionais das quais os quatro co-­‐fundadores do Y Generation Education, Lois Warner, Ludmila Coelho, Clémence Coghlan e Ludovic de Gromard, perceberam a falta em jovens entre 16 e 30 anos de baixo poder aquisitivo, durante suas primeiras experiências profissionais em recrutamento e gerenciamento de projetos nos cinco continentes.
Motivado pela ambição de revelar o potencial de milhões de jovens no mundo todo, Ludovic de Gromard foi até Bangladesh no ano passado para convencer o Pr. Yunus a acompanhá-­‐los, tornando-­‐se Presidente de Honra do Y Generation Education. Desde então a startup desenvolveu com o seu parceiro norte-­‐americano CSMLearn um programa online de 100 horas que usa inteligência artificial para personalizar a capacitação de cada participante. A tecnologia, considerada como a mais avançada no mundo neste campo, analisa continuamente as respostas de cada participante, seus métodos de aprendizagem e seu estado emocional, a fim de individualizar o caminho. Além do conteúdo (lógica numérica, extração de informações, métodos de resolução de problemas, etc.), o sistema também permite treinar a persistência, a autonomia, a atenção aos detalhes, qualidades requeridas no mundo do trabalho.
Este programa foi apresentado em maio deste ano na Casa Branca, onde foi descrito como "solução visionária para revolucionar a capacitação de adultos."
O curso individualizado online é complementado por dinâmicas de aprendizagem colaborativa entre os estudantes (peer-­‐to-­‐peer learning) para ensinar a compartilhar conhecimentos e a comunicar claramente uma ideia. O terceiro pilar do Y Generation Education consiste em um coaching individual com base em técnicas de neurociência para o desenvolvimento pessoal e social do participante. A promessa da Google Impact Challenge France
"Com os meus cinco anos de experiência de campo na América Latina, é impossível para mim não ser convencido pela missão do Y Generation", disse Quentin Dubois, Diretor de TI dedicado aos RH na zona América latina para a L'Oreal e conselheiro dos fundadores do Y Generation Education. "O projeto é simples e pode ser facilmente implantado em larga escala, ele usa uma tecnologia única e a equipe envolvida é extremamente eficiente."
O Y Generation Education já levantou € 500.000, metade do que precisa para finalizar o desenvolvimento e a adaptação da tecnologia para o Brasil e a França. Para a sua primeira edição, a Google Impact Challenge France recompensará quatro projetos com um prêmio de 500.000 euros para cada um e com apoio técnico da Google França.
O público tem até o dia 07 de outubro para votar no seu projeto favorito no site da Google Impact Challenge France.
Contato : Lois Warner [email protected]­‐edu.com 021 98620 9899 
Download

Baixar o release - Y Generation | Innovative education system