n° 88 ­ Brasília, 12 de junho de 2008
> Certificação digital
Certificado digital para salvar árvores e eliminar arquivos
Para reduzir o custo com papel e proporcionar agilidade na emissão de apólices de seguro, as companhias optaram por utilizar apólices digitalizadas que, com o uso da certificação digital, são enviadas para os corretores por meio eletrônico. Assim, o certificado é para dar garantia legal e autenticidade à apólice digitalizada e o trâmite do corretor para o segurado é todo feito virtualmente. Além disso, o portal das companhias geralmente disponibilizam uma cópia da apólice para consulta.
Segundo o Diretor de Tecnologia, Informação e Operações da Allianz, uma das maiores seguradoras do país, Emílio Vieira, até abril de 2008, mais de 290 mil apólices digitais foram emitidas. “A cada 600 apólices digitais, uma árvore é salva e a cada 500 uma caixa de arquivo morto é eliminada”. A empresa é pioneira nesse processo, que começou em março de 2004, quando criou­se um grupo de trabalho de Eficiência Operacional, como parte do programa Nova Dimensão, cujo objetivo era ampliar a participação no mercado.
A importância desse sistema, segundo ele, é a preservação ambiental, a racionalização dos processos de emissão, a eliminação do armazenamento físico de papéis, a fomentação do uso de uma tecnologia moderna e segura de validação da autenticidade de documentos, além da redução de custos por parte do corretor e da seguradora. Para Emílio Vieira, o processo foi muito bem aceito tanto pelos corretores quanto pelos segurados. “O número de apólices emitidas deve aumentar com a nossa campanha de distribuição de sementes de árvores aos corretores”, acrescentou. As expectativas da empresa é dobrar os números em dois anos.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), por meio da Circular nº 277 de 2004, é o órgão que regulamentou a assinatura digital nos documentos eletrônicos relativos às operações de seguros, capitalização e Previdência Complementar. O objetivo é normatizar e, principalmente, sinalizar ao mercado a existência de uma ferramenta moderna e eficaz na contratação do seguro.
> Solenidade de geração do novo par de chaves da ICP­Brasil
Hoje (12/06), ocorrerá solenidade no Palácio do Planalto para pontuar e esclarecer sobre a geração do novo par de chaves da ICP­Brasil. Durante o evento, será assinado acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para consolidar a parceria de evolução tecnológica da ICP­Brasil. Agora, a Infra­estrutura tem autonomia tecnológica que foi alcançada com o desenvolvimento de um módulo de segurança produzido em software aberto e com tecnologia brasileira. O novo par de chaves da ICP­Brasil utiliza o Sistema de Gerenciamento de Certificados Digitais desenvolvido pelo programa João de Barro. Na ocasião, será lançado oficialmente o 6° CertForum, evento dedicado aos usos e possibilidades da certificação digital.
Download

Certificação digital Certificado digital para salvar árvores e eliminar