Redes de Computadores
Profo: Marcelo Mendes.
Padrões IEEE Termos importantes a saber:

PACOTE
Pacote é a estrutura de dados unitária de transmissão em uma rede de computadores. A informação a transmitir geralmente é quebrada em inúmeros pacotes, e então transmitidas. Além da parte da informação, o pacote possui um cabeçalho, que possui informações importantes para transmissão como o endereço do destinatário, soma para checagem de erros, prioridades, entre outros.

ETHERNET
Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais(LAN) ­ baseada no envio de pacotes. Ela define formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control) 
MAC(Media Access Control)
O endereço MAC é o endereço físico da estação, ou melhor, da interface de rede.
IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE (pronuncia­se I­3­E ) é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior (em número de sócios) organização profissional do mundo. O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRA) com o Instituto Americano de Engenheiros Elétricistas (AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. IEEE

Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.
IEEE
Geralmente participa em todas as atividades associadas com organizações profissionais:
 Editando e publicando jornais;
 Estabelecendo atividades de padrões baseadas em consenso.
 Organizando conferências.
 Promovendo publicações técnicas, de seus próprios jornais, padrões e textos de membros.

Padrões notáveis do IEEE

IEEE 754
Especificações de aritmética de ponto flutuante.
http://www.dca.fee.unicamp.br/~jro/ea960/processa/iprocessador.htm

IEEE 802
Os padrões IEEE 802 são referentes às redes locais e redes metropolitanas.
√ Camadas da arquitetura IEEE 802:
Camada Física (Physical Layer): camada responsável pelo estabelecimento, manutenção e liberação de conexões físicas. A transmissão dos bits é feita através de um meio físico, podendo ser cabo coaxial, cabo par trançado ou Fibra óptica. Responsável pelo método de codificação e pela taxa de transmissão.
√ Camadas da arquitetura IEEE 802(cont.):
Controle de acesso/Media Access Control (MAC): camada responsável pela organização do acesso ao meio físico compartilhado. O controle é feito por técnicas: Token Bus (802.4), Token Ring (802.5).
Controle de enlace lógico/Logical Link Control (LLC): camada independente da camada MAC que é responsável pela multiplexação e por controle de erros e de fluxo.
√ IEEE 802.1: Padrão que especifica a relação entre os padrões IEEE e sua interação com os modelos OSI, assim como as questões de interconectividade e administração de redes.
√ IEEE 802.2: Controle lógico de enlace, que oferece serviços de conexão lógica.
√ IEEE 802.3:
. IEEE 802.3 10Base5:
. IEEE 802.3 10Base2:
. IEEE 802.3 10BaseT:
. IEEE 802.3 u: Padrão Internacional de Fast Ethernet para cabos de fibra óptica.
√ IEEE 802.3z: Gigabit ethernet
O Gigabit Ethernet é a nova evolução da rede Ethernet. Como tudo no mundo da informática evoluiu e evolui muito rapidamente, a necessidade de banda nas redes aumentou e só tende a aumentar. Como a velocidade da rede Ethernet já foi multiplicada por dez, surgindo a Fast Ethernet (100 Mbps), seria evidente seu novo padrão também ser multiplicado por dez, surgindo assim, a tecnologia de 1000 Mbps, ou seja, a rede de 1 Gbps.
A tecnologia Gigabit Ethernet vem sendo apontada como uma ótima opção para as redes de alta velocidade, já que como a tecnologia Ethernet é a mais utilizada hoje em dia (estima­se que 83% das redes existentes hoje no mundo sejam da tecnologia Ethernet), a migração das tecnologias Ethernet e Fast Ethernet para a tecnologia Gigabit não exigem grandes investimentos, já que as especificações técnicas são mantidas... √ IEEE 802.11: Internet sem fio
Como se sabe, Internet é a rede de computadores mundial, que está disponível em praticamente todo o planeta. Existem várias formas de se conectar computadores, muitas delas, como a Ethernet usam para isso cabos de vários tipos: desde os de par trançado até aqueles de fibra óptica.
Outra forma de conexão, que crescentemente ganha forças, é o uso de redes sem fio: usando novas tecnologias, com diversas velocidades da banda larga até pouco mais do que o mínimo para atividades normais.
Assim, Internet sem fio é o uso de tecnologias sem fio para navegar pela Internet. Entre as tecnologias disponíveis, temos:
√ Wi­Fi: um tipo de redes locais sem fio, ou WLAN (de Wireless Local Area Networks), que usualmente inclui os padrões IEEE 802.11. Em geral é baseado em ondas de rádio;
√ 1xRTT: protocolo para dados em telefonia celular, relacionado ao padrão CDMA;
√ Bluetooth: protocolo por ondas de rádio, para redes pessoais sem fio, ou WPAN (de Wireless Personal Area Networks). As redes pessoais também são chamadas de "Piconet".
Download

Introdução à Ciência dos Computadores. Lógica