Manual de Operação SCP – Sistema de Controle de Pesagem Fábrica, Administração, Vendas, Locação e Assistência Técnica. Fone/Fax: 41­3377­1577 Rua O Brasil para Cristo, 364 ­ Boqueirão CEP 81650­110 ­ CURITIBA ­ PR [email protected] São Paulo: Vendas, Locação e Assistência Técnica Fone /Fax: 11­3262­0687 Rua Martiniano de Carvalho, 864 Cj. 303 Paraíso CEP 01321­000 ­ São Paulo ­ SP comercial­[email protected]
Manual de Operação Programa SCP M AN UA L DO SCP 1) Visão Geral O SCP ­ Sistema de Controle de Pesagem foi desenvolvido para facilitar o controle de pesagem de produtos pesados por balanças DI GI ­TRON. Este manual tem o objetivo de ensinar o uso das diversas operações na utilização deste sistema. Quando é feito o download do sistema deve­se instalá­lo, e iniciá­lo. Este é um sistema de demonstração, podendo fazer 50 operações de pesagem para apreciação do mesmo, conforme a tela abaixo de apresentação do sistema: Para ativar o sistema, basta fornecer o código de instalação que está presente nesta tela e fornecê­lo à DI GI ­TRON , que irá lhe retornar uma chave de ativação que deverá ser preenchida no campo especificado e clicar em continuar. Ao iniciar o sistema pela primeira vez o usuário deverá efetivar o registro de sua empresa (Emissor). Depois de efetivado este registro não poderá ser excluído. Para cadastrar sua empresa ele deverá cadastrar a cidade em que ela está situada. Para isso basta clicar na lupa ao lado do campo Cidade e seguir a instruções abaixo para o cadastro.
2 Manual de Operação Programa SCP 2) Operações I nclusões Para efetivar um cadastro deve­se clicar primeiro no botão Novo (Alt+N), depois preencher os campos. Os campos em Azul são obrigatórios (Exemplo: Razão, Cidade) os outros campos são opcionais. Ao se cadastrar novos registros, não haverá necessidade de preenchimento do campo código, pois o mesmo será preenchido automaticamente, assumindo sempre um novo número seqüencial. Para escolher a cidade o usuário deve clicar na lupa ao lado campo, ou então teclar F2 e clicar 1 vez na cidade desejada e então no botão OK. Exclusão – (Botão Excluir) O usuário também terá a possibilidade de excluir registros. Para isso deverá estar na tela de cadastro e clicar 1 vez no nome a ser excluído dentro da grade e então no botão excluir. Se o botão excluir estiver apagado, significa que não foi cancelada a última ação, logo se deve clicar no botão cancelar e só então excluir o registro. Para se ter acesso à grade de clientes, localizada na parte inferior da tela, faz­se o uso das teclas Alt + G ou apenas clicando com o mouse sobre algum cliente. A Navegação se faz pelas teclas ‘Seta p/ Cima’ e ‘Seta p/ Baixo’. Obs: Se o registro já foi utilizado para alguma pesagem, o mesmo não poderá ser excluído. A lteração de Registros – (Duplo clique) Para alterar um registro basta apenas dar dois cliques no registro, fazer a alteração necessária e depois clicar no botão salvar (Alt+S). O campo código não poderá ser editado. A talhos Na maioria dos botões do sistema existe uma letra sublinhada na descrição do botão. Ex.: no módulo de cadastro existe um botão Salvar significa que se segurar a tecla ALT do lado esquerdo do teclado e pressionar a letra v (minúscula ou maiúscula) irá salvar o registro. Se preferir, é claro, é só clicar com o mouse sobre o botão e o resultado será o mesmo. P esquisas O usuário terá a opção de fazer pesquisas para editar, excluir ou ler registros já efetivados. Para Localizar (Alt+L) deve­se escrever o nome a ser pesquisado no campo Localizar e então ele irá aparecer na grade. Logo, o usuário deverá clicar 2 vezes no nome escolhido para este subir para a tela em forma de edição e então poderá editar o registro. Depois de alterar o registro, o mesmo deve ser salvo.
3 Manual de Operação Programa SCP 3) Cadastros Após o cadastro do emissor, o sistema, propriamente dito irá ser “aberto”, conforme a tela abaixo:
Para se ter acesso aos cadastros, basta clicar com o mouse (botão esquerdo) no menu Cadastros ou utilizar o teclado (Alt + C). Irá, neste momento, ser apresentada várias opções de cadastros. A apresentação destes cadastros será iniciada com um único clique do mouse ou fazendo a utilização das teclas de navegação do teclado até a posição desejada. O cadastro permite adicionar, remover e editar registros do sistema. Ao término do preenchimento, irá habilitar o botão Salvar, que efetivará o registro digitado depois de clicado.
4 Manual de Operação Programa SCP 4) Cadastro de Clientes Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Código: É o código de cadastro, fornecido em seqüência. Físico/ Jurídico: Se o cliente é pessoa física ou jurídica. N ome: Denominação do cliente (campo obrigatório) Fantasia: Nome Fantasia do cliente CEP : Número do CEP do cliente CP F/ CNP J: CPF da pessoa física ou CNPJ se for jurídica. RG/ I nscrição: RG da pessoa física ou Inscrição Estadual se for jurídica. Endereço: Endereço do cliente. Bairro: Bairro do cliente Fone: Telefone do cliente. Fax: Número do fax do cliente. Contato: Telefone ou endereço para contato. Email: E­mail do cliente. Site: Site (home page) do cliente. Data: Data do cadastro do cliente. Só aceita datas válidas. Cidade: Cidade.
5 Manual de Operação Programa SCP 5) Cadastro de Cidade Para se ter acesso ao cadastro de cidade, basta clicar com mouse (botão esquerdo) no menu Cadastros ou utilizar o teclado (Alt + C ) descer com a seta até Cidade. Para cadastrar uma cidade deve­se clicar primeiro no botão Novo (Alt+N), depois preencher os campos: Descrição (nome da cidade) e UF (Estado). Ao término do preenchimento, irá habilitar o botão Salvar que efetivará o registro digitado depois de clicado. Para excluir uma cidade o usuário deverá proceder da mesma forma apresentada anteriormente. Ao se cadastrar novas cidades, não haverá necessidade de preenchimento do campo código, pois o mesmo será preenchido automaticamente, assumindo sempre um novo número seqüencial.
6) Configuração do sistema O sistema foi desenvolvido para atender diversos segmentos do mercado, dependendo de sua configuração. Para entrar no modo de configuração, o usuário deverá ser o Administrador do sistema, clicar no atalho CONFIGURAÇÕES ou Menu >> Utilitários >> Configurações: A configuração da porta serial deve estar de acordo com a figura ao lado ou de acordo com o que o administrador do sistema selecionou. Para imprimir em impressoras do tipo jato de tinta (HP) ou laser é necessário marcar o parâmetro Impressão Windows (Relatório/Ticket) ou desmarcá­lo para impressoras matriciais. O usuário também terá a opção de escolher quantas casas decimais deverá aparecer na leitura do peso. Para isso deverá selecionar quantas casas decimais deseja na caixa Casas Decimais. Pode­se também escolher a divisão em que a balança irá trabalhar, aumentando ou diminuindo a precisão na pesagem.
Após salvar a configuração acima, o sistema deverá ser reinicializado. 6 Manual de Operação Programa SCP 7) Cadastro de Usuários Para cadastrar novos usuários, o Administrador do sistema deverá acessar o sistema e clicar em Cadastros >> Usuários ou clicar diretamente no atalho USUÁRIOS. Nesta tela será possível cadastrar diversos usuários do sistema com os seguintes perfis: Ø Cadastros: Usuário que tem permissão para criar, apagar ou editar qualquer cadastro; Ø Relatórios: Usuário que tem permissão para emissão de relatórios; Ø A ltera P eso: Usuário que pode alterar de forma manual o peso medido pelo sistema; Ø P esagem: Usuário que possui permissão para executar pesagem através do sistema; Ø A DM I N : Usuário já previamente cadastrado. CUIDADO: NÃO APAGAR O USUÁRIO ADMIN DO SISTEMA. 8) Cadastro de Embalagens Para cadastrar as embalagens a serem utilizadas durante todo o processo de pesagem, deve­ se entrar na tela de Cadastro de Embalagens por meio do Menu >> Cadastros >> Embalagens:
7 Manual de Operação Programa SCP 9) Cadastro de P rodutos O sistema possui duas opções de tela de Cadastro de Produtos, sedo uma delas por meio do atalho PRODUTOS. Vide abaixo: Entretanto a tela a ser utilizada será a tela acionada através do Menu >> Cadastros >> Produtos: Para cadastrar um novo produto o usuário deverá proceder da mesma forma do cadastro de cidades com uma única ressalva: ao se cadastrar novos produtos, ele terá a opção de preencher ou não o campo código. Se preencher, o sistema vai continuar seguindo a seqüência a partir do número mais alto e não poderá ser alterado futuramente. Logo, deverá ter certeza do código antes de cadastrar o produto. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar ou teclar Alt+V. Ø Código: Código do produto, fornecido seqüencialmente pelo sistema (campo obrigatório); Ø Descrição: Descrição do produto. Após o cadastro de todos os produtos que passarão pelo processo de pesagem na empresa, deverão ser fornecidas ao sistema, quais as embalagens que cada produto poderá utilizar, clicando no botão EMBALAGENS desta tela.
8 Manual de Operação Programa SCP Para a “ligação” entre o produto e suas possíveis embalagens, deve­se escolher o produto na grade da tela acima, clicar sobre ele duas vezes e clicar no botão EMBALAGENS no canto inferior esquerdo a tela acima. Este botão acionará a seguinte tela: Para adicionar as embalagens possíveis a este produto, deve­se clicar em N ovo, clicar na lupa do campo Embalagem, onde abrirá a seguinte tela: Seleciona­se a embalagem desejada, clica­se em OK, onde irá retornar para a tela anterior de Seleção de Embalagens, preenche­se o peso desta embalagem no campo Peso, e clica­se em OK para que a embalagem selecionada seja adicionada à grade deste produto. Este processo deverá ser repetido até que todas as embalagens possíveis para este produto estejam dentro da grade do mesmo. Ao terminar de cadastrar todas as embalagens deste produto específico, clica­se em Salvar, onde o sistema retornará para a tela de Cadastro de Produto, e deve­se clicar em Salvar nesta tela igualmente. Depois é só repetir este processo para o próximo produto, até que todos os produtos tenham todas as embalagens possíveis para eles.
9 Manual de Operação Programa SCP 10) P esagem Para se ter acesso a tela de entrada no sistema, basta clicar com o mouse (botão esquerdo) no menu Pesagem ou utilizar o teclado (Alt + P ) descer com a seta até Entrada. O círculo deverá estar verde para que a pesagem seja efetuada. Se estiver vermelho significa que a balança está desconectada, se estiver amarelo significa que o sistema está aguardando que a balança esteja estabilizada. Ao clicar em N ovo e preencher todos os campos e se a balança estiver estabilizada, o sistema irá habilitar o botão Salvar e o botão P esagem Contínua. Ao clicar em Salvar, o sistema irá imprimir uma etiqueta. Caso haja necessidade de fazer as impressões das etiquetas para um lote de um mesmo produto, com a mesma embalagem para um mesmo cliente, Clica­se no botão P esagem Contínua, a mensagem abaixo irá aparecer no sistema: A cada estabilização da balança o sistema entenderá que o produto já foi pesado e que emitirá uma etiqueta. Para efetuar outra pesagem, basta retirar a carga da balança e colocar a seguinte. E assim por diante. Para efetuar a pesagem de outro produto com outra embalagem, basta clicar em Cancelar, e em seguida N ovo, e repetir o processo acima. Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Lote: Número do lote do produto que será arquivado; Data: Data da pesagem; Hora: Hora da pesagem; Tara: Peso da tara (embalagem); P esagem M anual: O peso deverá ser digitado; P esagem A utomática: A balança efetuará a pesagem automaticamente; Cliente: Código do cliente. (Para pesquisar clientes tecle F2 ou clique com o mouse na lupa que está ao lado do campo); P roduto: Código do Produto. (Para pesquisar produto tecle F2 ou clique com o mouse na lupa que está ao lado do campo); N úmero de vias de etiqueta: Quantas etiquetas o usuário deseja imprimir; I mprimir Etiquetas: Para imprimir a etiqueta da pesagem automaticamente após salvar deve­se marcar este campo; P esagem Contínua: Para efetuar pesagens seguidas, sem precisar clicar em salvar basta clicar nesse botão, ao colocar o produto na balança ela vai pesar e salvar, após estabilizar. Se a opção Imprimir Etiquetas estiver marcada vai imprimir a etiqueta. Para efetuar uma nova pesagem basta tirar e colocar novamente o produto na balança e o sistema repetirá o processo;
10 Manual de Operação Programa SCP 11) Relatórios Para se ter acesso aos relatórios, basta clicar com mouse (botão esquerdo) no menu Relatórios ou utilizar o teclado (Alt + R) e usar as setas para escolher o relatório desejado. ­ Relatório de Cadastros: Relatório contendo registros de clientes já efetivados. Preenchendo o filtro corretamente o usuário terá apenas as informações desejadas. Exemplo: Se o usuário quiser um relatório de todos os clientes residentes em Curitiba, deverá digitar o código da cidade 2 vezes, (Cidade: 112 a 112). Neste caso a cidade de Curitiba estaria cadastrada com o código 112. ­ Relatório de Movimentação – Cliente/Fornecedor: Relatório contendo as movimentações agrupadas por cliente. O filtro também deve ser preenchido corretamente da mesma forma explicada anteriormente. O período entre as duas datas digitadas será a base que o relatório irá utilizar. ­ Relatório de Movimentação – Período: Este relatório contém informações sobre toda movimentação de determinado(s) dia(s), semana(s), mês(es) ou ano(s). Para isso deverá preencher corretamente o filtro; O tipo Fluxo diário mostrará todos os produtos e suas devidas quantidades, que foram movimentados em cada dia do período; o tipo Agrupado por período, mostrará os produtos movimentados e a quantidade total de todos produtos movimentados no período. ­ Relatório de Movimentação – Produto: Este relatório mostra qual foi o movimento de um determinado produto em uma determinada data, para tanto se deve preencher o filtro corretamente. ­ Relatório de Produtos: Informa todos os produtos cadastrados no sistema. ­ Impressão de Etiquetas: Para imprimir etiquetas basta digitar o número da pesagem, o número do lote e a quantidade. Para ver a impressão na tela antes de imprimir, basta marcar o parâmetro Tela. 12) Configuração M ínima para o Sistema funcionar:
·
·
·
·
Processador de 500MHz ou superior;
Espaço mínimo livre em HD de 5M para a instalação e banco de dados sem registros. (Espaço máximo livre em HD para a capacidade máxima do banco dependerá da movimentação feita pela empresa ao longo do tempo. Aconselhável prever 100MB/ano);
Entrada Serial para a conexão da balança;
Windows 98 atualizado (com ODBC atualizado);
11 
Download

Manual de Operação SCP – Sistema de Controle de - Digi-tron