Planilha Rota Cicloturística São Paulo ‐ Paranapiacaba A rota cicloturística Paranapiacaba tem um trajeto com cerca de 78 quilômetros, se encerrando na estação Rio Grande da Serra da CPTM, podendo acrescer mais 17 quilômetros, caso o ciclista resolva ir até a cidade de Paranapiacaba. No ponto 41, a direita, você terá a cidade de Paranapiacaba a 8 quilômetros. Já a esquerda você terá a cidade de Rio Grande da Serra a 4 quilômetros, onde você poderá voltar de trem a São Paulo. O ponto inicial da rota é a Ciclovia da Marginal Pinheiros em São Paulo, no acesso da estação Vila Olímpia da CPTM. Para utilizar a planilha é necessário ter um velocímetro instalado na bicicleta (ou usar um aparelho GPS), zerar o odômetro no início da rota e seguir acompanhando as distâncias. ATENÇÃO! O trajeto foi feito com GPS, portanto as distâncias percorridas sobre a balsa estão computadas, algo que não acontece com o ciclista que só usa o odômetro. Portanto verifique a distância que você terá que descontar depois de cada balsa. No primeiro campo está a quantidade de pontos onde o ciclista precisará de maior atenção. No segundo campo quilometragem do ponto que deve coincidir com a sua quilometragem na bicicleta. No terceiro a distância que ele irá ocorrer até o próximo ponto, no quarto a simbologia e no quinto as observações importantes em relação ao ponto. Como sugestão, assim que vencer um ponto, faça uma marcação com uma caneta, ou dobre a planilha, deixando o ponto vencido para trás. Pts Km Tot 01 0 Dst Prx Pt Símbolo Obs 15,14 ↑ Início na Ciclovia na Estação Vila Olímpia. 02 15,14 0,77 → Saída da Ciclovia e entrada na Miguel Yunes. Siga pela avenida à direita e atravesse a ponte sobre o Rio Pinheiros e siga em frente pela avenida principal. Cuidado apenas com o acesso para os carros depois da ponte. 03 15,91 3,13 ↑ Siga em frente e cuidado com o acesso dos carros a direita. 04 19,04 0,49 → Vire a direita na Av. Fernando Amaro Miranda. 05 19,53 0,81 ← Vire a esquerda na Rua Jequitituba 06 20,34 0,03 → Vire a direita na Rua Seme Salomão. 07 20,37 0,16 ← Vire a esquerda na Rua Quintiliano Antônio da Silva 08 20,53 0,22 ↑ Cruze a Rua Rosália Iannini Conde com cuidado. Siga pela Rua Mariquinha Esteves logo à frente. 09 20.75 0,21 ↑ Siga em frente, agora na Rua Francisco Sanches Dias. 10 20,96 0,25 → Vire a direita na Rua Profa Hermínia Cavezzalli Sampaio. 11 21,21 0,16 ↑ Siga em Frente. 12 21,37 1,51 ← Vire a esquerda na Av. Belmira Marin. Daqui em diante você seguirá por cerca de 5 quilômetros até a primeira balsa. Cuidado, pois é o trecho urbano que requer mais atenção de todo o percurso. 13 22,88 1,58 ↑ Siga em frente na Belmira Marin. 14 24,46 0,65 ↑ Continue em frente na Belmira Marin. → Vire à direita e continue na Belmira Marin. Atenção para não virar muito a direita e entrar na Estrada do Xangrilá, confira se você está realmente na Belmira Marin. ↑ Primeira Balsa. Ao cruzar a balsa, siga sempre pelo asfalto até a próxima balsa, um trajeto com cerca de 8 quilômetros. 17 27,23 3,01 ↑ O deslocamento da balsa é de 540 metros, considere essa distância para descontar em cada ponto daqui por diante. 18 30,24 1,62 ↑ Passe por debaixo do Rodoanel e siga em frente. 19 31,86 1,47 ← Vire à esquerda, continuando sempre pelo asfalto. 20 33,33 0,80 ↑ Segunda balsa: Aqui é a divisa de São Paulo e São Bernardo do Campo, a partir daqui você terá cerca de 13 quilômetros em estrada de terra. 21 34,13 0,34 ↑ Mais 800 metros de balsa, a partir daqui passe a descontar 1.340 metros da planilha. 22 34,47 0,17 → Vire à direta, aqui nessa bifurcação há um bar que pode ser usado como ponto de apoio, compra de água, comida e banheiro. 23 34,64 5,29 ← Vire à esquerda e siga pela estrada principal, aí se chama Estrada de Itaquaquecetuba. 15 25,11 1,58 16 26,69 0,54 24 39,93 1,30 ← Vire à esquerda e siga pela Estrada do Rio Acima. Estrada em obras com alguns trechos já asfaltados. Observação, até esse ponto, o trajeto é o mesmo da Rota Márcia Prado (RMP), que percorreremos no dia do Desafio. A RMP segue para a direita e a rota para Paranapiacaba à esquerda. 25 41,23 2,34 ↑ Passe por debaixo da Imigrantes e siga em frente. 26 43,57 3,21 ↑ Fim da terra, início do trecho de asfalto. 27 46,78 0,48 ↑ Travessia da terceira balsa, agora você entrará no trecho urbano de Riacho Grande. Cruze a balsa e siga sempre pela estrada principal. 28 47,26 2,58 ↑ Terceira e última balsa do trajeto, 480 metros de travessia. Passe a retirar 1.820 da planilha. 29 49,84 1,47 → Vire à direita, seguindo pela Estrada do Rio Acima. 30 51,31 0,45 → Vire à direita, seguindo o fluxo, na Rua Antônio Caputo. Essa região é um bom lugar para almoçar. 31 51,76 0,28 ← Vire à esquerda, logo a sua frente está a Rodovia Anchieta. ← A sua esquerda você avistará um bar chamado “Ponto de Encontro”, um bom local para o pessoal se encontrar ou mesmo almoçar. 33 52,20 2,36 → Passe por debaixo da Rodovia Anchieta e siga pela estrada Caminho do Mar, também conhecida como Estrada Velha de Santos 34 54,56 1,33 → A rodovia fará uma curva a direita, siga em frente, continuando pela Rodovia Caminho do Mar. ↑ Trevo da Rodovia índio Tibiriçá. Se você está cansado e quer evitar a trilha, você pode optar por seguir pela Tibiriçá apenas por asfalto até Rio Grande da Serra. Mas se quer emoção e está com pneus, no mínimo híbridos, siga em frente e vá pela trilha de terra. 32 52,04 0,16 35 55,89 5,06 36 60,95 5,81 ← Vire à esquerda na estrada de terra de nome Estrada
de Moji das Cruzes. Uma boa referência é uma placa Petroquímica União alertando Jipeiros e Motoqueiros que é uma área não autorizada para a prática do Off‐
Road e Motocross. Como não é o seu caso siga em frente, mas cuidado, principalmente com as motos que abusam muito da velocidade nas trilhas, sem falar na poeira desgraçada que eles levantam. 37 66,76 0,16 → Vire à direita. 38 66,92 3,54 → Vire à direita novamente. Outra referência daqui é uma placa indicando “Acesso ao gasoduto de etileno”. ↑ Siga em frente na pista principal. A direita há outra trilha, que vai sair bem mais a frente na pista principal. Uma opção para quem quer mais aventura, mas evite fazer essa trilha sem um GPS. ↑ Vá em frente pela estrada principal. Há uma estrada bem à direita que vai dar acesso a trilha que começa um pouco atrás. Seguindo na pista principal não tem o que errar, você sairá na rodovia que te levará a Paranapiacaba. 41 73,92 3,20 ← Chegada no asfalto. A direita você está a 8,6 kms de Paranapiacaba e a esquerda a 4 kms de Rio Grande da Serra, onde está a estação do trem. Caso você opte por seguir até Paranapiacaba, lembre‐se que você terá que pedalar, a partir desse ponto, cerca de 21 km. Se você está a duas horas do por do sol, é possível dê tempo para pedalar até Paranapiacaba. Do contrário siga para a esquerda rumo a estação de trem. 42 77,12 1,20 → Vire na rotatória a direita na Avenida Dom Pedro I e siga por ela até a estação de trem. Estação de trem da CPTM em Rio Grande da Serra. 39 70,46 0,79 40 71,25 2,67 41 78,32

Planilha da rota cicloturística de Paranapiacaba