A MANIFESTAÇÃO DA NOSSA FÉ
“C
aríssimos: De fato, demo-vos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus
Cristo, não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, mas por termos sido testemunhas
oculares da sua majestade. “
II Pd 1,16
Gostaria de testemunhar a toda comunidade escolar a alegria de ter participado, juntamente com alguns
de nossos alunos, da XXVIII Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013, no período de 19 a 30 de julho.
Como sabemos, a JMJ aconteceu no período de 23 a 28 de julho, mas a família claretiana reuniu-se antes e
depois da mesma para uma profunda experiência e reflexão dentro da espiritualidade que nos foi deixada por
Santo Antônio Maria Claret, Fundador de nossa Congregação.
Assim, fomos recebidos no dia 19 na Basílica do Imaculado Coração de Maria, no Méier, e
encaminhados para o colégio Coração de Maria, onde nossos alunos ficaram hospedados durante toda a JMJ.
Nos dias 20 e 21, passamos por várias experiências marcantes. Encontramo-nos com claretianos de toda a
América, da Europa e também do continente africano e asiático, podendo com eles trocar experiências e
partilhar a vida. Éramos cerca de 500 claretianos participantes, entre sacerdotes, professores, alunos e demais
irmãos ligados ao Carisma. Vivenciamos um momento cheio de vitalidade e alegria, mas também de reflexão,
com o Prof. Luiz Roberto, que lá esteve especificamente para conduzir a tarde do dia 20. Foi com um certo
orgulho mineiro que o vimos conduzir todo aquele grupo de claretianos à alegria e experiência consigo, com os
demais e com Deus. No domingo, dia 21, preparamos uma atividade especial durante a manhã para ser
executada pela tarde: uma evangelização com cartazes, faixas e sementes em plena Praia de Copacabana! Cada
um de nós integrou um grupo de aproximadamente 30 pessoas e, ao encontrarmos os transeuntes que faziam
caminhada, pedalavam, patinavam, passeavam com os animais ou estavam saindo da praia, os abordávamos e
falávamos de Deus para eles. Foi muito bonito ver o interesse das pessoas que paravam com o que estavam
fazendo e acolhiam nossa mensagem. Era visível o encanto dos cariocas pela JMJ antes mesmo dela começar!
Muitos fotografavam e conversavam conosco muito alegres pelo que estava acontecendo.
No dia 22 pudemos fazer algum passeio para conhecer o Rio de Janeiro. Nossos alunos estavam doidos
para ir à praia e, tendo escolhido a Praia de Copacabana, lá retornamos para um banho de sol, de mar e um
agradável tempo de convivência. Nesse mesmo dia, acompanhamos pelos telões instalados na praia a
emocionante chegada do Papa Francisco.
Dos dias 23 a 28 de julho vivemos a programação da JMJ conforme o programa oficial. Na companhia
do Pe. Fernando, claretiano de Brasília, nossos alunos participaram da missa de abertura no dia 23, das
catequeses e de apresentações artísticas nos dias 24 a 26 e dos grandes atos centrais, que muitos puderam
acompanhar pela televisão ou internet. Na tarde do dia 25, pudemos ver o Papa passar bem perto de nós na
Avenida Atlântica e depois escutar suas palavras dirigidas a toda a juventude. Foi um primeiro encontro
maravilhoso com o Santo Padre, que já nos convidou a botar Cristo em nossa vida. No dia 26, vivemos a
maravilhosa experiência da Via Sacra. As encenações e preces nos falaram profundamente ao coração.
Experimentamos uma grande união com Cristo através de sua Paixão e Cruz, refletindo sobre as dores e
sofrimentos do mundo de hoje e nos compadecendo de tantas pessoas crucificadas na atualidade. Dia 27,
sábado, era o dia do grande encontro com o Santo Padre. A peregrinação prevista de quase 10 km ou a grande
espera para pegar o kit alimentação daquele dia não desanimou nosso grupo, apesar de consumir muito de suas
forças. Nossos alunos chegaram a Copacabana já pela noite para se acomodarem em vista de fazer a Vigília com
o Papa e acampar, ali mesmo, como é o costume da JMJ. Claro que alguns estavam muito cansados a ponto de
não prestarem atenção a tudo o que aconteceu, mas as palavras do Santo Padre e a adoração ao Santíssimo
Sacramento que fizemos ficará para sempre em nosso coração. Foi particularmente tocante ‘escutar’ o silêncio
de 3 milhões de pessoas diante da Eucaristia! Terminada a Vigília, era hora de dormir em meio à imensa
multidão. Como disse um de nossos alunos, eles encontraram um lugar chique: dormiram no calçadão de
Copacabana em frente ao famoso Copacabana Palace! Era uma noite fria, na qual muitos grupos se aqueciam
cantando cânticos de louvor a Deus e de animação de grupos. Era um testemunho maravilhoso jamais visto em
uma madrugada de Copacabana!
No dia seguinte, último da JMJ, todos acordaram bem cedo uma vez que era impossível dormir com
todo o trânsito da multidão. Desde às 07:00h, bandas animavam a todos no palco. Esperávamos com ansiedade
o último encontro com o Papa Francisco, as palavras que ele diria e o anúncio da próxima JMJ. Novamente ele
chegou com sua ternura, alegria e amizade comovendo toda a multidão. E começada a missa, pudemos receber
dele as palavras de envio fundamentais a cada um de nós: ‘Ide, sem medo, colocar-se a serviço!’. Essas palavras
ecoam até hoje em nossos corações. Agora, em nossa comunidade escolar, somos chamados a praticar essa
palavra convidando a todos para fazerem a experiência com Jesus Cristo, a botar Cristo na vida, sem medo.
Todos são convidados: pais, alunos, professores e funcionários do Claretiano Colégio. Nisso, os jovens alunos já
deram a partida: a cada terça-feira, durante o recreio, estarei reunido com os alunos que foram à JMJ e os que
desejam refletir sobre a Palavra de Deus. É a primeira semente da Palavra de Deus em meio a nossos estudantes
do Claretiano Colégio! Os pais são convidados a começarem ou continuarem a caminhada nas noites de terça
com o Projeto ´Papo na Terça´, um espaço privilegiado de formação humana e troca de experiências.
Como diz o versículo acima, não falamos de Deus porque alguém nos contou em fábulas. Na JMJ fomos
testemunhas oculares de Sua majestade, de seu Amor, de sua Misericórdia e é isso que queremos transmitir a
toda a comunidade escolar! No Rio, pudemos com muita alegria manifestar a nossa fé. De fato, em face a todas
as manifestações que nosso país tem assistido, testemunhamos que vivemos nesses dias a maior delas. Não só
em número, mas em qualidade, em respeito, em amor, em amizade, em fé. Foi uma imensa manifestação de
nossa fé!
Agradecemos a Deus que nos proporcionou essa maravilhosa vivência, à escola que nos incentivou essa
participação, a equipe que projetou nossa viagem – agradeço especialmente a professora Teonila, que começou
esse trabalho – e aos pais que nos confiaram seus filhos para vivermos juntos esses momentos inesquecíveis.
Que Deus nos abençoe para continuarmos nossa caminhada fazendo discípulos todas as nações!