Escola Naval – Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
Viagem de Instrução
Curso “CALM Leotte do Rego”
Neste primeiro ano da Escola Naval são-nos ministrados os primeiros conhecimentos teórico-práticos
sobre as ciências náuticas, bem como da organização e estrutura das plataformas das quais um dia mais
tarde iremos ser responsáveis, já como Oficiais de Marinha. Torna-se assim necessário consolidar tais
conhecimentos, sendo a melhor maneira de o fazer com uma instrução prática e continuada, para que
nos possamos aperceber da sua real importância.
A viagem de instrução do primeiro ano será, porventura, o mais especial e marcante acontecimento
deste princípio das nossas carreiras. Trata-se do primeiro encontro relevante com o mar, onde o espírito
de corpo e a camaradagem do curso são finalmente estadas, depois de um ano de ensaios. Este primeiro
ano da Escola Naval é onusto de novas experiências (algumas difíceis, outras mais fáceis), mas todas elas
com um propósito: o enquadramento dos cadetes do primeiro ano à vida no mar.
O principal objectivo desta viagem era, essencialmente, praticar a navegação costeira, bem como a
familiarização da organização a bordo de um “vaso” de guerra e, secundariamente, conhecer uma das
mais importantes missões da nossa Marinha, a missão SAR.
Desta forma, tiveram os cadetes do Curso “CALM Leotte do Rego”, no dia 19 de Julho de 2010, a sua
partida da BNL, em dois navios distintos: as corvetas NRP “João Roby” e NRP “Afonso Cerqueira”.
Após uma primeira tirada de dois dias, onde os navios estiveram empenhados numa busca de um corpo
que estava desaparecido, no dia 21 de Julho os navios atracam no porto da Figueira da Foz, onde
permaneceram durante um dia e meio, para regalo dos cadetes. Desta feita, os navios zarpam em
direcção ao Norte, tendo no dia 23 o NRP “João Roby” atracado no cais de Gaia, dando ênfase ao papel
da Marinha, com ampla divulgação junto da população da Invicta. Quanto ao NRP “Afonso Cerqueira”
demandou o porto de Leixões.
Dia 25 navios largam com ordens para se manterem aproados a 180, tendo no dia 27 amarrado ao cais
do Ponto de Apoio Naval de Portimão. A ida a terras do sul deveu-se a uma acção de preservação da
biodiversidade das águas portuguesas, tendo juntamente com Exmo. Sr. Ministro da Defesa Augusto
Santos Silva, sido lançadas ao mar um bando de tartarugas criadas no Zoo Marine para virem a ser
libertadas no oceano.
Por fim, depois de ser largado de Portimão no dia 28, e de ter fundeado na baía de Sesimbra, os navios
retornam finalmente a Lisboa no dia 30.
Apesar da diminuta duração da viagem, não podemos deixar de a considerar como uma experiência
sobejamente enriquecedora. Terá sido também a última vez em que estivemos com muitos dos
camaradas que já deixaram esta casa, tendo assim um carácter ainda mais especial.
Estamos assim mais fortes e mais unidos com término desta viagem. É por isso ocasião para afirmar que
esperamos pelas próximas de peito aberto e com ainda mais vontade de aprender, visto que, como
gritamos em curso, somos “Conscientes do Passado, Unidos no Presente, Com Olhos no Futuro”.
CAD Sassetti da Mota
CAD Borges Rodrigues
Viagem de Instrução 2010

Viagem de Instrução Curso “CALM Leotte do Rego”