Dias da Propriedade Industrial (Anfiteatro 1 – Colégio Luis Verney – Universidade de Évora) 17 e 20 Novembro 2009 Terça‐feira ‐ 17 de Novembro 1 ‐ Enquadramento e conceitos fundamentais de Propriedade Industrial Horário da sessão: 10h00 às 12h30 2 ‐ O Pedido Provisório de Patentes Horário da sessão: 14h30 às 16h 3 ‐ Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes Horário da sessão: 16h às 16h30 4 ‐ Sessão aberta com Investigadores (Reuniões de 30min. – requer marcação) A partir das 16h30 Sexta‐feira ‐ 20 de Novembro 1 ‐ Pesquisas em bases de dados de patentes Horário da sessão: 10h00 às 12h30 2 – A redacção de Patentes (como redigir reivindicações) Horário da sessão: 14h30 às 16h 3 ‐ Sessão aberta com Investigadores (Reuniões de 30min. – requer marcação) A partir das 16h Inscreva‐se já (Entrada gratuita) Inscrições para: [email protected] Público‐Alvo: Docentes, investigadores, alunos de 1º, 2º e 3º ciclo
GAPI FLM‐UE (Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da Fundação Luís de Molina e da Universidade de Évora) Contactos: [email protected]; 266 759 375; Extensão UE (6335 e 6337) Organização:
Programa Completo Dias da Propriedade Industrial Os dias da propriedade Industrial são uma iniciática do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que, em conjunto com o GAPI da Fundação Luis de Molina, permitem a oportunidade única aos docentes, investigadores e alunos de ter acesso gratuito a um conjunto de informações muito úteis na área das patentes. As sessões contarão com a presença de 2 técnicos examinadores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e de 2 técnicos do GAPI. As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão inscrever‐se para o endereço electrónico: [email protected]. Programa: DIA 1 Terça‐feira ‐ 17 de Novembro 1 ‐ Enquadramento e conceitos fundamentais de Propriedade Industrial Horário da sessão: 10h00 às 12h30 Objectivos: Compreender e identificar os conceitos gerais da propriedade Industrial, identificar o que é e não é patenteável e quais os critérios de patenteabilidade para que uma invenção seja objecto de patente. Conhecer como se formaliza um pedido de patente junto do INPI e conhecer o WORKFLOW a nível nacional. Transmitir uma primeira abordagem sobre as vias europeia e internacional. Conteúdo programático: 1. Propriedade Industrial 2. Invenções 3. Critérios de patenteabilidade 4.Vias de protecção Organização:
a. Nacional b. Europeia c. Internacional 2 ‐ O Pedido Provisório de Patentes Horário da sessão: 14h30 às 16h Objectivos: Compreender e identificar os conceitos gerais relativos aos pedidos provisórios de patente (PPP), bem como identificar os requisitos necessários para requerer um pedido provisório de patente. Perceber a importância da conversão e conhecer o seu WORKFLOW. Perceber as vantagens inerentes à apresentação de um PPP. Conteúdo programático: 1. Definição de PPP 2. Necessidades a que o PPP responde 3. Vantagens dos PPPs 4. Requisitos dos PPPs 5. Conversão em pedido definitivo 6. Custos associados 7. Alteração ou adição de matéria técnica 8. Utilização do PPP para a extensão do pedido 9. Alguns dados estatísticos dos PPPs 10. Exemplo de PPP 11. Exemplo de conversão do PPP 3 ‐ Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes Horário da sessão: 16h às 16h30 Objectivos: Apresentação da linha/sistema de apoio à internacionalização de patentes, através da comparticipação em despesas com taxas oficiais, honorários, e outras despesas com pedidos de patentes europeus e internacionais. Esta iniciativa visa a promoção e incentivo da internacionalização das patentes (tecnologias) portuguesas com vista ao aumento da sua competitividade e estímulo à economia. Organização:
4 ‐ Sessão aberta com Investigadores (Reuniões de 30min. – requer marcação) A partir das 16h30 Os examinadores do INPI estarão disponíveis para discutir em privado possíveis pedidos de patente concretos, dúvidas sobre as possibilidades de patenteabilidade de determinada invenção ou outro assunto relacionado com uma tecnologia, processo ou método em concreto. Estas sessões acontecerão apenas no caso de existirem interessados. Os investigadores ou grupos de pessoas que demonstrarem interesse nestas sessões deverão entrar em contacto com o GAPI, através do e‐mail: [email protected], entre os dias 9 e 16 de Novembro. DIA 2 Sexta‐feira ‐ 20 de Novembro 1 ‐ Pesquisas em bases de dados de patentes Horário da sessão: 10h00 às 12h30 Objectivos: Compreender a classificação internacional de patentes e identificar outras classificações, conhecer os motores de busca gratuitos existentes, particularmente o ESP@CENET, quais as vantagens da sua utilização e desenvolver capacidades que permitam o acesso a esses mesmos motores. Conteúdo programático: 1. Importância da informação sobre patentes 2. Classificação 3. Pesquisa 4. Bases de Dados a. ESP@CENET b. IPDL – Japão c. USPTO d. WIPO Organização:
e. INVENES f. INPI 2 – A redacção de Patentes (como redigir reivindicações) Horário da sessão: 14h30 às 16h Objectivos: Compreender a importância e o papel das reivindicações numa Patente. Alertar para os cuidados necessários na escrita das reivindicações. Conteúdo programático: 1. Definição 2. Forma 3. Tipos 4. Estratégias de escrita 5. Terminologia 6. Teste da Reivindicação 7. Problemas comuns 3 ‐ Sessão aberta com Investigadores (Reuniões de 30min. – requer marcação) A partir das 16h Os examinadores do INPI estarão disponíveis para discutir em privado possíveis pedidos de patente concretos, dúvidas sobre as possibilidades de patenteabilidade de determinada invenção ou outro assunto relacionado com uma tecnologia, processo ou método em concreto. Estas sessões acontecerão apenas no caso de existirem interessados. Os investigadores ou grupos de pessoas que demonstrarem interesse nestas sessões deverão entrar em contacto com o GAPI, através do e‐mail: [email protected], entre os dias 9 e 16 de Novembro. Organização:
Download

Dias da Propriedade Industrial