PLENÁRIA REGIONAL DE BALANÇO DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
REGIÃO CENTRO-OESTE
Caríssimas/os trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária de nosso País.
Reunidas/os na plenária de Balanço e seminário de avaliação dos projetos do governo da Região Centro Oeste, nós, do Estado do Mato Grosso, refletimos os entraves e avanços da Economia Solidária no período de 2009 a 2011 e concluímos que é urgente fortalecermos a luta, somando forças aos diversos movimentos sociais, buscando criar possibilidades e visibilidades para alguns grupos específicos, tais como: os povos indígenas; comunidades tradicionais; pantaneiros; ribeirinhos; povos das florestas e povos do cerrado. Bem como fortalecer o enfrentamento do LGBT contra a homofobia e preconceito do sistema vigente; apoiar as pequenas centrais hidrelétricas ­ PCHs, que estão sendo criadas na região, exclusivamente a serviço do agronegócio, desrespeitando as terras indígenas e a rica fauna e flora local; combater a especulação imobiliária advinda das atividades da copa de 2014, que vem desapropriando de forma desrespeitosa muita famílias dos municípios envolvidos. Para isso é necessários nos fortalecermos e nos organizarmos internamente. Portanto, os desafios sentidos são: 1.
Investir em uma formação especifica para nossos companheiros/as que nos representam nas esferas representativas do fórum, pois na analise dos projetos de governo, sentimos a necessidade de aprimorarmos os mecanismos de controle social dos projetos, desde a elaboração do edital até sua execução, portanto, precisamos criar critérios para escolha das pessoas que irão nos representar nessas esferas representativas do fórum. 2.
Criar um fundo para manutenção e apoio dos trabalhos de cada fórum, necessidade urgente, pois muitas vezes os territórios são extensos, e por esse motivo há dificuldade de logísticas da coordenação executiva, impossibilitando a mesma de ser uma presença nas atividades dos fóruns locais. Lembrando que cada município possui realidades e especificidades próprias.
3.
Reestruturar os Centros de comercialização, através de apoio a produção e qualificação dos empreendimentos, contribuindo na qualidade de vida local.
Estamos animados/as e conscientes da importância de nossa participação na continuidade da construção do movimento de Economia Solidária no Brasil, e não nos furtaremos, contem conosco! PLENÁRIA REGIONAL DE BALANÇO DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
REGIÃO CENTRO-OESTE
Saudações cordiais dos representantes do Fórum de Economia Solidária do Estado de Mato Grosso.
PLENÁRIA REGIONAL DE BALANÇO DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
REGIÃO CENTRO-OESTE
Companheiras/os militantes do movimento de Economia Solidaria, estamos felizes com o número cada vez maior de pessoas se integrando na luta pela realização do sonho da consolidação das causas da economia solidaria, não são apenas causas mas ações concretas, Formação, Feiras, Moeda Social, Fundos Solidários, Bancos Comunitários, Comercio Justo e solidário etc. Mulheres cada vez mais empoderadas do seu papel na sociedade, fortalecendo­se nas trocas de experiências inovadoras adquiridas em cada encontro.
Estamos cuidando melhor do meio ambiente, produzindo de maneira ecológica e sustentável.
Sabemos que esta tarefa e gigantesca e por isso convidamos mais pessoas a participar desse mutirão para transformar a nossa sociedade através da Economia Solidaria.
Coletivo do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal.
PLENÁRIA REGIONAL DE BALANÇO DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
REGIÃO CENTRO-OESTE
Caros companheiros e companheiras do centro­oeste, carinhosamente nos dirigimos a vocês para juntos caminharmos a passos largos e fortes rumo a V plenária. Assim, companheiros e companheiras, precisamos aumentar nossa resistência física, política e emocional, para que possamos contagiar e motivar nossas bases para construirmos propostas concretas, de acordo com a realidade de nossa região, propostas estas que expressem nossos sonhos e desejos.
Companheiros (as) que a V plenária possa fortalecer os princípios, eixos e bandeiras, que ao longo desses anos estamos construindo. Que consigamos mobilizar os empreendimentos, movimentos sociais, entidades de fomento e gestores públicos, para participar das plenárias locais, regionais e estaduais.
Que a V plenária possa mostrar para toda sociedade brasileira que a ECOSOL está acontecendo e é marco forte para combater a concentração da terra, de riqueza, de poder, de corrupção e o narcotráfico para, desta forma, garantir um Brasil mais justo, igualitário e o meio ambiente saudável e sustentável.
Goiânia/ GO 19 de maio de 2012
Fórum Goiano de Economia Solidária
Rede de Formadores:
Antônio Chagas; Douneto Ribeiro; Zilma Lima Bemvinda; Deusdete José. PLENÁRIA REGIONAL DE BALANÇO DA ECONOMIA
SOLIDÁRIA
REGIÃO CENTRO-OESTE
Nós, do movimento de Economia Solidária do Centro Oeste, partilhamos com os companheiros e companheiras de luta, reunidos (as) no seminário nacional, nossas vivencias e nossos sentimentos com relação ao que foi construído no seminário de avaliação da região Centro Oeste.
Identificamos diversos desafios em nossa região que nos motivam e fortalecem para lutarmos contra problemas como os conflitos territoriais relacionados a reforma agrária, demarcação de terras indígenas e quilombolas, envolvendo o agronegócio, o latifúndio, a destruição ambiental, a contaminação com transgênicos e agrotóxicos e a ideia hegemônica de desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento social humano.
Como mensagem um grito indígena Manakô (viver em união), nos direcionando para a unidade dos movimentos que possuem nuances articuladores, a fim de construirmos uma relação de empoderamento coletivo do poder democrático dos sujeitos políticos que protagonizarão a realização dos futuros projetos de transformação auto­gestionária. Para isso deveremos nos organizar para que os projetos possam ser discutidos e construídos coletivamente pelos atores da Economia Solidária em cada Estado e que esta construção se dê através dos movimentos de base de forma horizontalizada.
Goiânia, 19 de maio de 2012,
Coletivo do Estado de Mato grosso do Sul.
Download

Plenária de Balanço