CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
1ª PARTE: Língua Portuguesa
PRIMEIRA CENA
O rapaz que viaja à minha frente no trem não olha com bons olhos o senhor escrevendo numa caderneta. Veio de Potengi morar no Crato, hospedou­se na casa do sogro com a esposa e dois filhos, vai procurar trabalho em Juazeiro, na única profissão que aprendeu: a de vaqueiro. Não parece fácil. Boa parte dos rebanhos morreu em três anos de estiagem, agravando a decadência da agricultura e da pecuária. Se não encontrar emprego, volta ao Potengi. Não, ele não bebe, em respeito aos pais da esposa, ambos evangélicos. Também não sai de casa à noite e não gosta de responder perguntas. Nem o dinheiro da passagem de volta ele possui. Um real. O jeito será fazer o percurso a pé, doze quilômetros. Nada pede ao escritor. A confissão de indigência fere seu orgulho. Recebe com dignidade os dois reais que o homem saca da carteira e, ao descer do vagão, não olha para trás.
As ranhuras nos vidros das janelas são propositais? Ninguém enxerga a plenitude da miséria em torno, o lixo descendo pelas encostas, restos de mato, poças d’água e riachos que no passado eram exuberantes, e agora são indefinidos como as pinturas de Monet velho e quase cego. Nos painéis das Ninféias, uma paisagem aquática com plantas, galhos, reflexos de árvores e nuvens. Aqui, as imagens da natureza destruída assombram o senhor de barba e cabelos grisalhos. Fez o mesmo percurso entre Juazeiro e Crato, há 46 anos. Um tempo grande, o bastante para ele também sofrer mudanças e cobrir­se com outras formas de lixo. Anota impressões no caderno. As frases lhe parecem falsas, vazias. Compara o lixo atirado pelos moradores nos barrancos aos rabiscos do caderno de notas.
Faz calor, os vagões do trem fechado não refrigeram bem. No passado, abriam­se as janelas. Escrever tornou­se um pesadelo. Quais os choques permanentes do escritor? O choque de se ver confrontado com desafios simples e irrefutáveis. O vaqueiro não se rende à miséria e luta por uma profissão em declínio, por seu lugar no mundo em ruínas. O choque de entrever suas próprias camuflagens, seus truques, seus clichês. O entulho das palavras no caderno de notas, as frases de efeito, o enfadonho exercício de criar a beleza sem verdade. O choque de sentir a imensidão dos seus recursos inexplorados. O choque de ser obrigado a se perguntar por que é um escritor. O choque de descobrir que escrever é uma arte à qual é necessário consagrar­se totalmente, de uma maneira monástica e absoluta. Felizmente o trem chega ao destino. As pessoas descem vagarosas. O vaqueiro ficou duas estações atrás: duro, cruel contra si mesmo, exigindo um único papel no mundo, um modo de vida autêntico naquele lugar do planeta.
SEGUNDA CENA
É custoso enfiar o pé 43 na bota de borracha número 40. Mas é necessário para atravessar a lama e chegar ao Jardim. Dias de chuva continuada, riachos e grotas encharcaram a terra. A cada passo um atoleiro, o corpo se desequilibra, afunda, ameaça cair. “Você tem certeza que dá para chegar?” “Chega fácil. Só hoje, fui e voltei duas vezes.” O lugar fica onde o Jardim se espalha, ganha profundidade e se presta ao banho. “A cheia veio nesse ponto?” “Choveu muito, graças a Deus.” O Jardim deságua no Carás, que deságua no Salgado, que deságua no Jaguaribe, e este no mar. É um dos rios da minha infância, onde eu nadava nos meses de férias. Tento alcançar o poço de Dona Naninha Biliu, já que é impossível chegar ao remanso que pertenceu à minha avó.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
1
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
As matas foram derrubadas e vendidas para as olarias. Cada 100 tijolos fabricados queimaram uma ingazeira, uma cajazeira, um angico. As casas se edificam sobre cemitérios de árvores. Erguem­se as paredes, abrem­se as janelas, o corpo se debruça num parapeito, o olhar busca lá fora, mas só enxerga o deserto. Não existem mais poços d’água cobertos de vegetação, parecendo cavernas. “Lembra que você gostava de se esconder neles?” “Lembro.” Agora as águas correm a céu aberto e quando o sol bate, secam depressa. “O sol ficou mais quente, reparou?” “Reparei.” “E você quer tomar um banho pra matar a saudade?” “Não sei se a saudade se mata ou se ela mata a gente.”
Assis Gonçalves ri da conversa fiada, levanta a bermuda até as coxas, agora estamos os dois no meio da água, olhando a correnteza acima. “Ali é bom de mergulhar, não vai tomar banho?” “Não sei, dá trabalho tirar a roupa, descalçar as botas.” As águas passam ligeiras, há muito balseiro nas margens do Jardim, enganchado em arames, nas unhas de gato. Tudo o que não presta o rio foi deixando para trás. Assis Gonçalves me pergunta se a literatura serve para alguma coisa, ou se é apenas balseiro. Não quer ofender­me, é incapaz disso. Fala­me sobre o dia em que o genro pediu a mão de sua filha em casamento. Enquanto narra a história, enche d’água a concha das mãos e molha a cabeça, como se desejasse esfriá­la. Os gestos são precisos, teatrais, nenhuma energia se perde a cada movimento. Estamos cercados pelas águas. Meu avô morreu adiante e por bem pouco a enchente não carregou o seu corpo. Assis Gonçalves esfrega as nódoas dos braços, lava o rosto. Não perco nenhum dos seus gestos e gostaria de transformá­
los em literatura. Como é difícil, constato. “Você não vai se banhar?”, insiste. “Não”, respondo. Quando era menino, passava o dia no rio. Nadar era o que eu mais sabia fazer. Agora, viciei­me em ver e pensar. Mas também sinto, sinto muito, bem mais do que quando me debatia com os braços e as pernas. Acho que a literatura é responsável por isso. Talvez. Para alguma coisa ela deve servir.
RONALDO CORREIA DE BRITO. ([email protected])
01. Através de uma leitura geral do texto é CORRETO inferir:
A) Subdividido em dois grandes eixos intitulados de cenas, os fragmentos são totalmente independentes, não há qualquer relação entre eles.
B) Apresentando independência de enredo, personagens, tempo e espaço, o texto estabelece uma inter­
relação no que se refere à reflexão do fazer artístico.
C) Os textos denotam a alegria e bem estar do eu que fala. Estes sentimentos estão sintetizados nas seguintes expressões: “O choque de descobrir que escrever é uma arte à qual é necessário consagrar­
se totalmente, de uma maneira monástica e absoluta.” (texto 01) e “O choque de descobrir que escrever é uma arte à qual é necessário consagrar­se totalmente, de uma maneira monástica e absoluta.” (texto 02)
D) Intitulados por primeira e segunda cenas os textos apresentam em suas estruturas mais ação que reflexão.
02. Dado o fragmento: “O choque de se ver confrontado com desafios simples e irrefutáveis.” O termo em destaque pode ser substituído sem alterar o sentido, por:
A) Irreversíveis.
B) Intransferíveis.
C) Escápoles.
D) Evidentes.
03. ” A confissão de indigência fere seu orgulho.” O termo em destaque é:
A) Um pronome remissivo e refere­se ao escritor.
B) Um pronome remissivo e refere­se ao vaqueiro.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
2
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
C)
D)
Um pronome predissente que se refere ao narrador.
Um pronome predissente que se refere ao vaqueiro.
04. Observe o fragmento e responda corretamente: “....., o corpo se desequilibra, afunda, ameaça cair.”
A) Há no trecho acima uma justaposição de ações e a supressão do sujeito na segunda e terceira orações serve de elemento coesivo para tais orações.
B) Há um período composto por subordinação.
C) O corpo se desequilibra é a oração principal.
D) O se é índice de indeterminação do sujeito.
05. “Enquanto narra a história, enche d’água a concha das mãos e molha a cabeça, como se desejasse esfriá­la.” O termo em destaque é classificado como:
A) Futuro do pretérito do indicativo.
B) Imperativo afirmativo.
C) Imperfeito do subjuntivo.
D) Pretérito mais que perfeito do indicativo.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
3
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
2ª PARTE: Didática e Legislação
06. Para Libâneo (2013), o trabalho docente, deve ser entendido como atividade pedagógica do professor, que deverá ter como objetivos principais: Marque a opção correta. A) No Projeto Político­Pedagógico da escola, é onde se explicitam a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teóricas e metodológicas da filosofia pedagógica escolhida pela escola, a contextualização da escola: situação geográfica, perfil de aluno atendido, estruturas: curricular, organizacional e administrativa e a concepção de avaliação. B) Na contextualização do Projeto Politico­ Pedagógico da escola deve constar o relato minucioso e detalhado dos embates políticos ocorridos no seu processo de elaboração; perfil étnico, sexual e político dos corpos discente e docente; os objetivos e metas promulgados pelo sistema oficial de ensino. C) No Projeto Político­Pedagógico da escola deve obrigatoriamente constar os discursos dos representes dos poderes executivos, e as diretrizes propostas pelas comunidades cientificas e pelas instituições religiosas para a condução administrativa e organizacional da escola. D) No Projeto Politico­Pedagógico da escola A) Assegurar aos alunos um sólido domínio dos saberes populares; Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam sua autonomia de pensamento; Ajudar os alunos a fazer escolhas e a terem capacidade de agir diante dos problemas e situações da vida real. B) Assegurar aos alunos um sólido domínio dos conhecimentos científicos; Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam sua autonomia de pensamento e capacidade de inovar nos métodos de estudos; Ajudar os alunos a fazer escolhas e a terem capacidade de agir diante dos problemas e situações da vida real. C) Dotar os alunos de competências e habilidades específicas, de acordo com as necessidade do mercado de trabalho; Criar as condições e os meios para que os alunos se adaptem às normas e regras sociais vigentes. Ajudar os alunos a fazer escolhas e a terem capacidade de agir diante dos problemas e situações da vida real. D) Assegurar aos alunos um sólido domínio dos saberes experienciais adquiridos na vida; Criar as condições e os meios para que os alunos possam ser autodidatas e a se distanciarem dos problemas e situações da vida real. devem constar os princípios e diretrizes pedagógicas adotadas pela escola, pelas associações comunitárias e pelo sindicato dos professores; os objetivos e metas dos órgãos fiscalizadores; estrutura organizacional e administrativa da escola.
08. Segundo Luckesi apud Libâneo (2013), a avaliação consiste numa apreciação qualitativa sobre dados relevantes diagnosticados a partir do processo de ensino e aprendizagem e deve servir para auxiliar o professor na tomada de decisões sobre seu trabalho docente. Com base neste pensamento, podemos interpretar que não é avaliação qualitativa:
A) A tarefa didática que se realiza regularmente e de forma permanente no trabalho do professor, acompanhando passo a passo o processo de ensino aprendizagem.
07. Quanto aos aspectos fundamentais e necessários que devem compor o Projeto Político­Pedagógico (PPP) da Escola, é correto afirmar:
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
4
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
B) A ação do professor de dar nota ao aluno, considerando o desenvolvimento do aluno numa única habilidade e através de único procedimento.
C) A apreciação qualitativa dos resultados das provas, exercícios, trabalhos e respostas elaboradas pelos alunos, que permite a tomada de decisão sobre os passos seguintes dentro do processo pedagógico.
D) São tarefas da avaliação: verificação, a qualificação e apreciação qualitativa dos resultados alcançados.
09. Na LDB (9.394/96), no Art. 11 estão definidas as incumbências dos municípios, dentre outras incumbências podemos destacar. Marque a opção CORRETA:
A) Se constitui em responsabilidade dos municípios: organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando­os às politicas e planos educacionais da União e dos Estados.
B) Baixar normas complementares para o sistema estadual de ensino. C) Autorizar, credenciar, supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino dos municípios circunvizinhos.
D) Oferecer a educação infantil em creches e pré­escola, e, com prioridade, o ensino médio profissionalizante.
10. Na LDB (9.394/96), no Art. 12, estão definidas as incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino. Marque a opção que não se define como responsabilidade dos estabelecimentos de ensino.
A) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
B) Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. C) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
D) Assegurar que os professores façam estudos e pesquisas anuais sobre as causas da evasão nas séries finais do ensino fundamental.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
5
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
3ª PARTE: Conhecimentos Específicos
11. Sobre a origem da vida na Terra, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e indique a opção CORRETA:
I) Na teoria da abiogênese admitia­se, por exemplo, que serpentes, rãs e crocodilos podiam se formar a partir da lama de lagos e rios.
II) Um dos primeiros experimentos científicos sobre a origem dos seres vivos foi realizado pelo médico italiano Francesco Redi, em meados do século XVII.
III) Os cientistas que estudam a origem da vida enfrentam uma grande dificuldade: a falta de vestígios dos primeiros seres vivos, quase totalmente destruídos pelas drásticas transformações ocorridas na crosta terrestre nos primeiros milhões de anos de sua existência.
IV) Tanto os defensores da panspermia quanto os defensores da origem por evolução química acreditam que o surgimento da vida na Terra só foi possível por haver condições favoráveis a isso, como água em estado líquido, moléculas orgânicas e fonte de energia.
A) Somente a afirmativa II é verdadeira.
B) Somente a afirmativa III é verdadeira.
C) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
D) I, II, III e IV são verdadeiras.
IV. Uma diferença marcante entre células procarióticas e eucarióticas é que as últimas apresentam citoesqueleto. 12. Considerando as estruturas celulares, analise as assertivas abaixo. I. Os componentes mais abundantes das membranas celulares são fosfolipídios e proteínas.
II. As células vegetais tem um envoltório externo espesso e resistente denominado parede celulósica.
III. Alguns plastos não têm clorofila, e sim pigmentos vermelhos ou amarelos, sendo por isso denominado leucoplastos.
14. Sobre os anexos embrionários todos os itens abaixo estão corretos, EXCETO:
A) A bexiga vitelínica é bem desenvolvida nos peixes, nos répteis, nas aves e nos mamíferos. B) O alantóide permite trocas gasosas e excreção em aves e répteis.
C) A placenta é uma estrutura que se desenvolve na maioria dos mamíferos.
D) o âmnio é uma membrana que envolve o embrião de répteis, aves e mamíferos.
A)
B)
C)
D)
Estão CORRETAS as assertivas:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
13. Analise as afirmativas sobre o Complexo Golgiense, colocando entre parênteses a letra (V), quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra (F) quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(
) No complexo golgiense, os monossacarídeos obtidos dos alimentos são transformados em polissacarídeos.
(
(
A)
B)
C)
D)
) A produção de enzimas digestivas pelo pâncreas é apenas um entre muitos exemplos do papel do aparelho de Golgi nos processos de secreção celular.
) No complexo golgiense pode ocorrer fermentação e síntese de glucídios e lipídios. V – V – V
V – V – F
F – V – F
F – F – F
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
6
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
18. Sobre a meiose e as bases moleculares da hereditariedade marque a alternativa INCORRETA.
A) Os óvulos e os espermatozoides dos animais contêm genomas haploides.
B) Apesar de diversas características humanas apresentarem uma forte base genética, algumas são primordialmente determinadas pelo ambiente.
C) A lei de Mendel de segregação independente postula que, durante a formação dos gametas, diferentes alelos segregarão de forma independente um dos outros.
D) Mutações que ocorrem durante a meiose não serão transmitidas para a próxima geração.
15. A alternativa que apresenta estruturas encontradas em células procariotas é:
A) Mitocôndria, centríolos, ribossomos.
B) Ribossomos, membrana plasmática, parede celular.
C) Ribossomos, lisossomos, membrana nuclear.
D) Mitocôndrias, plastos, membrana plasmática.
16. Em relação à importância biológica dos sais minerais, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. (
) Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio [Ca2+] participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos. (
) Os íons de sódio [Na+] e de potássio [K+], são responsáveis entre outras funções, pelo funcionamento das células nervosas. (
) Íons orgânicos como os fosfatos [PO 3­4] e os carbonatos [CO2­3], são importantes para controle da acidez do ambiente interno das células (
) Os sais de ferro e iodo participam da constituição da hemoglobina, pigmentos respiratório das hemácias, ou glóbulos vermelhos do sangue. A)
B)
C)
D)
19. Com base em seus conhecimentos sobre a herança do sistema sanguíneo ABO, analise as seguintes afirmativas:
I. Os alelos IA e IB atuam como codominantes, pois ambos se expressam na condição heterozigótica e produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B.
II. Indivíduos do grupo O, possuem aglutinogênios nas hemácias, sendo, portanto, destituídos de quaisquer aglutininas no plasma. III. Um homem com sangue tipo “B” poderá ter filhos com o sangue tipo “A”, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo “A” (homozigota ou heterozigota). IV. Um casal pode ter filhos com os quatro tipos sanguíneos, desde que um dos cônjuges tenha o sangue do tipo “A” e o outro do tipo “B” e que ambos sejam heterozigotos.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
17. Qual a ordem que ocorrem os seguintes eventos, durante a divisão celular?
A) Prófase, pro­metáfase, metáfase, anáfase, telófase.
B) Telófase, anáfase, metáfase, pro­metáfase, prófase.
C) Prófase, pro­metáfase, metáfase, telófase, anáfase.
D) Prófase, metáfase, pro­metáfase, telófase e anáfase. A)
B)
C)
D)
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
II e III.
I e IV.
I , III e IV.
II e IV.
20. Doença genética causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X (X­
ALD), relacionada ao metabolismo de lipídios, e é abordada no filme “O óleo de Lorenzo”, denomina­se:
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
7
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
A)
B)
C)
D)
Adrenoleucodistrofia.
Meningoencefalite.
Hemofilia.
Doença de Crohn.
C) Eliminação do mosquito transmissor da doença.
D) Fazer campanhas de vacinação .
24. As afirmativas abaixo se referem às características presentes nos Cordados. Analise­as e indique a que obtém informações INCORRETAS.
A) São animais de simetria bilateral, segmentados, diblásticos, celomados e deuterostômios.
B) Apresentam perfurações na parte anterior do tubo digestivo, na região da faringe, formando as chamadas fendas branquiais.
C) Possuem tubo neural, que se localiza sobre a notocorda em posição dorsal do corpo. D) Apresentam, pelo menos nos primeiros estágios de desenvolvimento, notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal.
21. Lecionando no 4º ano da EEF Antônio Paes de Andrade o professor José percebeu que algumas crianças da turma apresentavam doenças da pele, distúrbios nervosos, inércia e extrema apatia, logo induziu que esses sintomas poderiam ser deficiência de alguma vitamina. Que vitamina poderia ser?
A) A (Retinol).
B) E (Tocoferol).
C) D (Calciferol).
D) B6 (Piridoxina).
22. Em uma aula de campo na Floresta Nacional do Araripe, o professor junto com seus alunos coletaram exemplares de briófitas e pteridófitas para posterior análise em sala de aula. Já em sala explica para os alunos que as Briófitas e as Pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitas outras. Assinale a alternativa que apresenta uma característica que serve para diferenciá­
las. A) Não possuir frutos. B) Possuir tecidos de transporte.
C) Não possuir flores. D) Não possuir sementes. 25. O bioma denominado cerrado situa­se nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, São Paulo e Paraná (AMABIS; MARTHO, 2010, p. 311). Sobre esse bioma marque a alternativa INCORRETA:
A) O cerrado é uma savana, com vegetação arbórea esparsa formada por pequenas árvores e arbustos.
B) O solo é relativamente rico em gramíneas, que secam na época da estiagem.
C) Os estudos indicam que a fisionomia da vegetação do cerrado parece ser fortemente influenciada pelas características minerais do solo e por incêndios naturais periódicos.
D) O cerrado é o maior bioma brasileiro, cobrindo uma área de aproximadamente 2 milhões de km2. 23. Um professor leciona numa pequena comunidade as margens do rio Cariús, onde se verifica uma grande quantidade de pessoas com amebíase, ascaridíase e esquistossomose. Sabendo­se do ciclo dessas doenças o que orientar aos alunos para minimizar o problema:
A) Adotar hábitos de higiene, usando instalações sanitárias adequadas. B) Evitar a ingestão de carnes mal cozidas de porco ou de vaca.
26. Diversificação relativamente rápida de uma espécie ou de uma população de espécies em uma variedade de diferentes tipos adaptativos (espécies), possibilitada por uma disponibilidade repentina de novos habitats e nichos, chama­se:
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
8
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
A)
B)
C)
D)
30. De acordo com a circulação dos seres vivos, podemos dizer que o aparelho circulatório dos mamíferos possui:
A) Dois átrios e dois ventrículos. B) Dois átrios e um ventrículo. C) Três átrios e um ventrículo
D) Um átrio e dois ventrículos. Homologia.
Irradiação adaptativa.
Analogia.
Seleção natural.
27. São características dos moluscos, EXCETO:
A) Podem ser dioicos (maioria) ou monoicos.
B) São animais de simetria bilateral, triblásticos e celomados.
C) Possuem sistema digestório completo, com boca e ânus.
D) A respiração pode ser cutânea e braquial, mas nunca pulmonar. 31. Considere o processo respiratório no homem, a partir do momento em que o indivíduo expira ar do ambiente e abaixo marque a sequência CORRETA das etapas realizadas:
A) Ocorrência de hematose no nível dos alvéolos; transporte de oxigênio aos tecidos pelas hemácias; produção de ATP nas mitocôndrias. B) Transporte de oxigênio aos tecidos pelas hemácias; produção de ATP nas mitocôndrias; Ocorrência de hematose no nível dos alvéolos.
C) Produção de ATP nas mitocôndrias; Ocorrência de hematose no nível dos alvéolos; transporte de oxigênio aos tecidos pelas hemácias
D) Ocorrência de hematose no nível dos alvéolos; produção de ATP nas mitocôndrias; transporte de oxigênio aos tecidos pelas hemácias.
28. Leia o texto abaixo e em seguida assinale a alternativa INCORRETA:
“A crescente expansão das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é consequência de muitos fatores, especialmente as intensas migrações, pela facilidade dos transportes; a liberação sexual; o início prematuro de atividade sexual; a falta de informação, de orientação sexual e de campanhas de prevenção; o uso de medicamentos sem prescrição médica; o descaso em relação à profilaxia, a prostituição infantil e juvenil, etc.”
A) O condiloma acuminado é uma DST causada pelo papiloma vírus humano ou HPV.
B) O herpes genital é uma DST causada pelo herpes­vírus tipo 2 ou HSV – 2.
C) Cancro mole é uma DST causada pela bactéria Chlamidia trachomatis. D) A gonorreia é uma DST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.
32. Os hormônios, ao contrário do que se pensava, não são produzidos apenas nas glândulas endócrinas, hoje, sabe­se que células dispersas por diferentes órgãos em todo o corpo liberam no sangue substâncias de ação hormonal. (CÉSAR E SEZAR, 2006, p.317). Sobre os hormônios não glandulares, marque a alternativa INCORRETA:
A) A mucosa intestinal produz a secretina e a colecistocinina, substâncias reguladoras da digestão.
B) O coração produz o hormônio atrial natriurético, que regula a excreção de sódio pelos rins.
29. Hormônio vegetal que promove a dormência de gemas e de sementes, induz o envelhecimento das folhas, flores e frutos e está envolvido no fechamento dos estômatos, denomina­se:
A) Auxina.
B) Etileno.
C) Ácido abscísico.
D) Giberelina.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
9
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
C) Águas­vivas, planária, sanguessugas. D) Mariposa, lombriga, sanguessugas.
C) Neurônios especiais do hipotálamo, região do cérebro onde se liga a hipófise, liberam nessa glândula hormônios que a estimulam na produção de seus hormônios específicos.
D) O pulmão produz uma secreção homogênea denominada colóide que regula a quantidade de cálcio no sangue. 36. Extraído de diferentes tipos de sementes e utilizado como fonte de alimento, o óleo comestível constitui um produto de grande interesse econômico e objeto de intensa atividade comercial e são considerados:
A) Gliceróis.
B) Cerídeos.
C) Glicerídeos.
D) Glucídios.
33. Victor passou três dias hospitalizado na Unidade Mista de Saúde de Farias Brito­
CE, após receber alta, chegou à escola e comunicou a professora que esteve com Dengue, que apresentava febre, dor de cabeça, dores nas juntas, manchas vermelhas na pele e leves sangramentos na gengiva. A professora aproveitou para falar sobre vírus e as principais viroses humanas. Sobre os vírus, é INCORRETO afirmar que:
A) A partícula viral morfologicamente completa é denominada vírion.
B) Os vírus da herpes, da poliomielite, da varíola, da rubéola e da gripe são exemplos de vírus envelopados.
C) A rubéola é causada por Rubivírus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples.
D) Entre as doenças humanas causadas por vírus podemos citar a AIDS, varíola, sarampo, catapora, dengue e febre amarela.
37. Organismos da mesma espécie quase sempre disputam entre si por recursos do meio; mas há situações em que eles se auxiliam mutuamente e trocam benefícios. No primeiro caso, fala­se em:
A) Cooperação intraespecífica.
B) Competição intraespecífica. C) Sociedades.
D) Colônias.
38. Leia com atenção e assinale a opção que preenche corretamente as lacunas no texto abaixo:
“Os artrópodes são animais de simetria bilateral, _________________, protostômios, _________________________ e celomados, características também presentes nos _____________, a partir dos quais, acredita­
se, tenha, evoluído.” (CÉSAR; SEZAR, 2006, p. 115).
A) segmentados, triblásticos, anelídeos.
B) segmentados, diblásticos, anelídeos
C) segmentados, triblásticos, moluscos
D) metamerizados, diblásticos, moluscos
34. Numa aula sobre angiospermas, o destaque era para as características das monocotiledôneas e dicotiledôneas. Não são características das monocotiledôneas:
A) Caule com feixes liberolenhosos ordenadas em círculos.
B) Folhas paralelinérveas (com nervuras paralelas). C) Raízes pivotantes ou axiais.
D) Flores dímeras, tetrâmeras ou pentâmeras.
39. Considere as seguintes afirmações.
I. Tanto os óxidos de nitrogênio como os de enxofre estão relacionados com a chuva ácida.
II. Além do CFC, outros gases, como os óxidos de nitrogênio liberados principalmente por aviões a jato e automóveis, exercem efeito destrutivo sobre a camada de ozônio.
35. Determine a alternativa que indica um cnidário, um platelminto e um anelídeo, nessa ordem:
A) Águas­vivas, oxiúro, minhoca.
B) Planária, oxiúro, minhoca.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
10
CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO/CE - 2014
PROVA DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS (NÍVEL SUPERIOR)
III. Nos seres humanos o dióxido de enxofre acarreta perturbações nervosas, nefrites crônicas, cólicas, confusão mental, entre outros males.
IV. O dióxido de carbono está ligado ao indesejado efeito estufa do nosso planeta.
A)
B)
C)
D)
Dessas afirmações, são VERDADEIRAS:
I, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Todas as afirmações.
40. As Plaquetas originam­se na medula óssea vermelha, a partir de células denominadas:
A) Monócitos.
B) Linfócitos.
C) Megacariócitos.
D) Trombócitos.
Comissão Executiva do Vestibular – CEV/URCA DATA: 14/09/2014
11
Download

Prova de Língua Portuguesa: - cev