www.amb.com.br
13/9/2007 14:41:35 Sensação de impunidade SENADO Apesar dos protestos em frente ao Congresso, que amanheceu cercado de faixas pedindo a cassação de Calheiros, venceu a vontade da maioria dos senadores Calheiros absolvido. Para analistas políticos e representantes de entidades, decisão do Senado reforça a convicção da população de que quem tem poder não é punido
A decisão do Senado de absolver o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB­AL), obtida a portas fechadas, provocou reações de indignação na sociedade civil, principalmente por conta da falta de transparência dos ritos dos parlamentares. Para os analistas, a obscuridade dos processos no Congresso reforça no povo a sensação de impunidade.
De acordo com o presidente da seccional gaúcha da OAB, Claudio Lamachia, o erro do resultado de ontem no Senado começou pelo fato de a votação ter sido secreta.
­ Temos de buscar imediatamente uma alteração no regimento interno do Senado. Isso favorece a impunidade e não possibilita que a população acompanhe a vontade de cada um dos senadores. Seria um gesto de grandeza se cada senador dissesse qual foi seu voto ­ declarou.
A avaliação do secretário­geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, é de que a absolvição de Calheiros poderá ter como conseqüência uma sensação de apatia perigosa para a democracia.
­ Tenho a esperança de que os eleitores se manifestem de maneira criativa, nas próximas eleições, eliminando da vida pública os candidatos que não merecem voto ­ disse.
A interpretação é compartilhada pelo coordenador do Departamento de Ciências Sociais da PUCRS, Roque Vitor Dal Ross. Segundo o professor, a partir de decisões corporativas como a do Senado, as pessoas passam a se questionar sobre a utilidade do voto.
Já o cientista político Marco Cepik, professor do Departamento de Ciência Política da UFRGS, não vê nenhum erro no processo. Ele considera que a absolvição foi baseada em uma decisão política dos senadores de que não havia motivos para cassar o mandato de Calheiros: ­ Foi uma decisão soberana do Senado. Tenho a impressão de que a opinião pública tende a absorver o episódio como nos últimos escândalos políticos, ou seja, com uma indignação maior entre a classe média e uma aceitação mais desconfiadas do eleitor médio.
Senado e classe política saem prejudicados
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, destacou que o Senado perdeu a oportunidade de instalar um novo nível de ética na política. Para Collaço, o Senado e a classe política são os mais prejudicados.
Em um dia polêmico, em que políticos chegaram a trocar socos com seguranças, a oposição protagonizou as críticas mais duras sobre a deliberação dos senadores. Para a deputada Luciana Genro (P­Sol), o Senado se divorciou do sentimento majoritário do povo, que era pela cassação: ­ O Senado demonstrou sua inutilidade. Se fosse extinto, não faria falta.
A absolvição de Renan Calheiros pelo voto secreto prejudica a imagem dos outros senadores?
Opiniões
O clicRBS quis saber ao longo do dia de ontem se o voto secreto podia prejudicar o resultado do julgamento de Renan Calheiros. Veja a seguir algumas das opiniões registradas no mural:
Não vai fazer diferença. Lá entre eles todos sabem que ninguém é santo, mas todos se protegem. Tinha que vir à luz a relação dos parlamentares com os lobistas, além da influência dos parentes que estão lá para defender interesses de grupos.
Regina Tucca, aposentada ­ Lontras (SC)
Os políticos deveriam votar sempre abertamente para que a sociedade pudesse acompanhá­los e julgá­los. Só assim os brasileiros poderiam valorizar essa classe tão desclassificada.
Eloi Bittencourt, administrador ­ Itaqui (RS)
É uma faca de dois gumes. Renan não vai saber quem votou contra ele para depois poder atacá­lo. Por outro lado, por que votar contra ele se ninguém vai ficar sabendo quem votou a favor?
Soelmar Santos ­ Rio Grande (RS)
Eu queria saber sobre qual votação se refere este mural? Se é sobre a cassação de Renan Calheiros um homem "íntegro, inocente e que está sendo perseguido por uma minoria", acredito que não prejudicará, pois o resultado já é sabido: Não será cassado. Após a sessão "fechada de cassação", quem sabe não haverá um belo churrasco? Afinal, nós pagaremos a conta mesmo!
Ivan Lima ­ Canoas (RS)
Pobre Brasil, pobre povo brasileiro, pobre futuro. Até quando?
Arnobio Luiz Nunes ­ Campo Grande (MS)
Com o voto secreto fica fácil para os políticos corruptos apoiarem o amigo Renan. O povo jamais saberá quem votou em quem.
Amanda Raupp Mesquita ­ Bom Jesus (GO)
Eu acredito em tudo, até na história da carochinha, mas não acredito nos homens do Congresso.
Wictor Huggo ­ São Gabriel (RS)
Com o voto secreto e o plenário fechado fica mais fácil eles se esconderem para comer mais uma pizza nas nossas costas.
Lidio Buzzi ­ Navegantes (SC)
Não dá para acreditar que esses senhores eleitos pelo voto obrigatório não têm a coragem de mostrar para os eleitores a sua posição.
Milton Lemos ­ Santa Vitória do Palmar (RS)
Como todo mundo está com o rabo preso, é certo que irão absolver Renan, pois o mesmo já garantiu que se for cassado levará uns quantos junto com ele.
João Hickmann ­ Venâncio Aires (RS)
Download

Sensação de impunidade - Associação dos Magistrados Brasileiros