1 FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROCESSO SELETIVO 2008 – INVERNO INSTRUÇÕES 01) Confira o caderno de prova. 02) O caderno de prova deverá conter: PROVAS Redação Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Filosofia Matemática História Formação Geral e Sociologia Matéria específica: Geografia ou Biologia Matéria específica: Espanhol ou Inglês NÚMERO DE QUESTÕES 01 questão 10 questões 10 questões 10 questões 10 questões 10 questões 10 questões 10 questões 03) Confira a folha de versão definitiva da prova de Redação. Nela deve constar sua identificação: nome, sala, RG, língua estrangeira moderna (LEM) e curso. 04) A duração total do exame será de 4h (quatro horas). 05) Inicie a resolução desta prova pela questão de Redação. A versão final (a limpo) deve ser escrita, com caneta azul ou preta, na folha de versão definitiva. No final do prazo de 1h (uma hora), o Aplicador de prova recolherá compulsoriamente as folhas. Terminada esta prova e entregue a folha de versão definitiva ao Aplicador de prova, inicie a resolução das demais questões deste caderno. 06) As questões objetivas são de múltipla escolha, com 05 (cinco) opções, das quais somente 01 (uma) é correta. 07) A Matéria Específica para os candidatos aos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia será Biologia; para os candidatos dos demais cursos, será Geografia. 08) Responda às questões da língua estrangeira (LEM) pela qual optou no momento da inscrição. 09) A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo, portanto, permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 10) A prova é individual, ficando vetada a comunicação entre os candidatos durante sua realização. 11) Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação. 12) Recolhidas as folhas de versão definitiva de Redação, será iniciada a distribuição de cartão de respostas, para o qual deverão ser transferidas as respostas às questões objetivas. 13) Ao receber seu cartão de respostas, aja da seguinte forma: a) verifique se os dados pré­impressos estão corretos; b) não amasse nem dobre o cartão; c) usando caneta esferográfica azul ou preta, preencha por inteiro o campo correspondente à opção que considera correta em cada questão, conforme modelo apresentado no próprio cartão. 14) Ao terminar, devolva ao aplicador de prova o caderno de provas juntamente com o cartão de respostas.
2 REDAÇÃO Pagar ou não impostos tem gerado polêmica no país. Na seção Debate – Reforma Tributária, da Revista Época, de 19 de maio de 2008, Roseli Loturco e Cláudio Gradilone apresentam uma reflexão sobre o tema. Dessa matéria transcrevemos abaixo duas opiniões. VOCÊ CONDENARIA QUEM SONEGA IMPOSTO? Texto adaptado da Revista Época de 19/05/08. SIM NÃO “O sistema tributário nacional, sem nenhuma dúvida, é oneroso para os setores produtivos e para as pessoas físicas. Também é injusto com a atual base de contribuintes, que acaba pagando a conta dos que deveriam recolher, e não recolhem. Há que considerar, ainda, que, embora a carga de impostos no Brasil, algo em torno de 35% do PIB, seja semelhante à média das nações ricas, União, Estados e municípios não oferecem à sociedade contrapartida proporcional à receita fiscal. Reiterada a gravidade dos problemas de nosso sistema e quanto é fundamental corrigi­los, resta uma reflexão sobre a persistente polêmica nacional: é condenável sonegar? Sem hesitar, devemos responder com um imenso “sim”! O erro acumulado em décadas pelo Estado nesse campo não justifica o equívoco de burlar as leias. Civicamente e por meio de legítima participação política, a sociedade deve mobilizar­se por uma reforma tributária eficaz. Devemos aproveitar esse potencial para fazer todas as lições de casa necessárias, mas sem abdicar da legalidade que marca nosso desenvolvimento.” Não, em alguns casos. “No Brasil, tem­se o hábito de considerar sonegador todo aquele que não paga os tributos devidos. A desfiguração do contribuinte assim rotulado coloca no mesmo nível “efetivos sonegadores” e “contribuintes inadimplentes”, ou seja, aqueles que gostariam de pagar os tributos devidos, mas não o fazem por absoluta impossibilidade, em função da carga tributária incidente sobre o brasileiro – muito superior à dos Estados Unidos e à do Japão – num país com serviços públicos de sofrível qualidade. Quem adultera, frauda documentos para pagar menos tributos merece ser punido. Mas os inadimplentes, não. Não se pode punir com perda da liberdade quem não paga porque não tem recursos, sufocado pela monumental carga tributária e pela floresta de exigências burocráticas. Se tivéssemos burocracia menor e legislação menos complicada, não teríamos tantos contribuintes esmagados pelo excessivo e inexplicável peso da tributação.” Antoninho Marmo Trevisan Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é consultor e auditor de empresas. É presidente da BDO Trevisan Auditores e da Trevisan Escola de Negócios. Ives Gandra da Silva Martins Formado em Direito pela USP, defendeu, em seu doutorado, a tese Teoria da Imposição Tributária. É professor do Mackenzie e presidente do Centro de Extensão Universitária. Escolha uma posição (SIM ou NÃO) e escreva uma carta à Revista defendendo seu ponto de vista. Observe as seguintes orientações:
·
a proposta é de uma carta, portanto, os recursos usados para tal gênero devem ser explorados;
·
você precisa argumentar em torno das idéias expressas no texto, posicionando­se;
·
use um mínimo de 15 e um máximo de 20 linhas;
·
assine apenas com suas iniciais.
3 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2. Compre verde Como nossas compras podem ajudar a salvar o planeta Alexandre Mansur Os produtos que compramos no dia­a­dia deixam um rastro duradouro no planeta. O plástico que jogamos fora leva milhares de anos para se degradar. Muitos alimentos vêm de áreas de desmatamento. Nossas compras rotineiras envolvem uma cadeia de lojas, indústrias, transportadoras e agricultores que despejam na atmosfera até 77%dos gases que estão mudando o clima da Terra. A boa notícia é que existem cada vez mais produtos que ajudam a proteger a natureza e garantir que o planeta continuará a nos oferecer um ambiente saudável sem que seja necessário abrir mão dos confortos da vida moderna. Só precisamos saber escolher. (Revista Época, 31 de março de 2008.) 1. Seguindo o exemplo da construção apresentada no texto “ ...no dia­a­dia” , em que o “ a” não recebe crase, qual das orações apresentadas a seguir está CORRETA? a) b) c) d) e) Ele sempre compra à prazo. Vou começar à ler. Ficamos frente à frente. Estarei no ambulatório à meia­noite. Voltou ontem à Curitiba. 2. O exemplo “ ...uma cadeia de lojas, indústrias, transportadoras e agricultores que despejam na atmosfera” apresenta uma construção frasal com emprego de vírgulas para separar uma enumeração de elementos. Levando em conta as orientações sobre o emprego da vírgula e do ponto­e­vírgula, assinale a opção INCORRETA nos exemplos a seguir. a) b) c) d) e) Saia daí, menino, e tome um banho. A vida, como todos sabem é uma dádiva de Deus. Ingrid estuda no escritório; Milena, na sala. João Pedro, que é meu amigo, esteve aqui ontem. O músico, portanto, não agradou. 3. Apenas uma das orações abaixo está CORRETA conforme a norma culta. Assinale­a. a) b) c) d) e) Leonardo não está afim de estudar. O caso será resolvido a nível de justiça. A compra foi entregue em domicílio. Aonde estamos é muito agradável. Falaram muito a cerca dessa reportagem. 4. Quanto ao emprego de pronomes pessoais, marque a construção sintática ADEQUADA. a) b) c) d) e) É momento dele se decidir. Vou consigo à festa de aniversário. Ele não trouxe o trabalho para mim fazer. Ela traz consigo a felicidade. Para eu, trazer o livro foi algo vantajoso. 5. Marque o que for CORRETO quanto ao emprego do pronome. a) b) c) d) e) Encontrá­lo­ia se pudesse. Não falei­lhe nada disso. Lhe explique a prova. Voltou nos trazendo boas notícias. Taís, me diga o resultado do teste.
4 6. A respeito de Graciliano Ramos, é INCORRETO afirmar que: a) A sua linguagem é caracterizada pela concisão. b) É o autor do chamado ciclo da cana­de­açúcar: conjunto de romances sobre o ciclo de cana­de­açúcar no Nordeste. c) Escreveu, entre outros textos, Angústia e Vidas Secas. d) Pertence ao período conhecido como O Romance de 30. e) Foi preso, acusado de subversão. Dessa experiência, resulta o livro Memórias do Cárcere. 7. Sobre São Bernardo, é CORRETO afirmar que: a) Paulo Honório tem uma visão excessivamente materialista do mundo. Nem mesmo suas relações pessoais escapam dessa lógica, pois se estabelecem como se houvesse sempre uma negociata se concretizando. b) Casimiro Lopes é o primeiro dono de São Bernardo, que logo depois é adquirida por Paulo Honório. c) Paulo Honório não admite usar a violência física para alcançar seus objetivos. d) Ao fim do romance, Paulo Honório mostra­se arrependido e imagina que tudo seria diferente se pudesse recomeçar sua história com Madalena. e) O romance é escrito em terceira pessoa. 8. Leia atentamente as afirmações sobre o narrador do conto Leão­de­Chácara, do livro homônimo de João Antônio: I – Sua origem é humilde e sua educação vem, sobretudo, do que aprendeu nas ruas com os malandros. II – É alguém que se identifica com o estilo de vida dos ricos. III – Trabalha em boates como manobrista. É CORRETO o que se afirma em: a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III. d) I, apenas e) I e II apenas. 9. Costuma­se dividir a obra de Machado de Assis em duas fases. A primeira é a fase romântica, na qual se inserem romances como Helena e A mão e a Luva. A segunda, embora mais complexa, apresenta características mais próximas do: a) Barroco b) Realismo c) Modernismo d) Simbolismo e) Arcadismo 10. As afirmações abaixo se referem a Dom Casmurro e São Bernardo: I – os dois textos são escritos em primeira pessoa. II – tanto Paulo Honório quanto Bentinho se sentem à vontade no momento de escrever. A escrita não lhes oferece nenhuma dificuldade, somente prazer. III – os narradores dos dois textos são homens de origem humilde e desde cedo precisam garantir sua própria subsistência. IV – o ciúme é um dos elementos motivadores dos dramas de Bentinho e Paulo Honório. Estão CORRETAS as afirmações: a) I e II b) II e III c) I e IV d) I, II e III e) II, III e IV
5 FILOSOFIA 11. Quanto ao mythos e ao surgimento da Filosofia grega é INCORRETO afirmar: a) No discurso mítico se efetivava uma visão de mundo única e válida para toda a sociedade e se fornecia a seus membros uma comunidade de ação e de destino. b) Comparado ao discurso filosófico e científico, o mito se mostra uma operação lingüística idêntica ao logos. c) Enquanto o mito está no campo do sobrenatural e do fantástico, a Filosofia não admite contradições, exige lógica e coerência racional, e a autoridade desses conceitos não advém do narrador como no mito, mas da razão humana, natural em todos os homens. d) O mito cumpria uma função social moralizante e suas narrativas ocupavam o imaginário dos cidadãos da polis grega e constituíam a base de compreensão da realidade; e) O logos é um discurso racional, argumentativo dos primeiros filósofos em que razões são dadas, explicação do real por meio de causas naturais, rejeitando o ilusório, o absurdo e o sobrenatural que predominava no discurso mítico. 12. Acerca do surgimento da filosofia no século VI a.C, é INCORRETO afirmar: a) Instaura­se o reino do logos, da razão unificadora que pretende abarcar o campo da physis. b) A Filosofia procede de um estudo denominado cosmologia que se impõe ao discurso mítico denominado cosmogonia e teogonia. c) Os filósofos pré­socráticos tinham uma explicação causal dos processos e dos fenômenos naturais a partir do discurso mítico. d) O pensamento filosófico afirmava que havia uma ordem racional do mundo que o tornava compreensível ao entendimento humano, portanto, havia uma correspondência entre a razão humana e a racionalidade do real. e) Todas as opções estão incorretas. 13. Leia as afirmações: I. A ética e a política coexistem e é somente na comunidade política que os homens podem desenvolver a virtude, como meio para atingir a finalidade humana ­ a felicidade. II. A ética se caracteriza pelas escolhas individuais e isoladas, na busca da felicidade e do prazer e cujo fundamento reside nas emoções e nas paixões em contraposição à razão. III. A felicidade consiste em viver segundo a natureza, que é permeada de racionalidade. O mundo é um todo orgânico, solidário e dirigido por uma razão universal que é deus. IV. A excelência moral se relaciona com as emoções e as ações, nas quais o excesso é uma forma de erro, tanto quanto a falta, enquanto o meio termo é louvado como um acerto (...). V. As finalidades humanas, dentre as quais está a felicidade, devem se sobrepor aos meios e, por isso, a ética dos resultados admite a derrogação dos princípios morais. Quais das afirmações acima expressam a concepção de ética de Aristóteles? a) b) c) d) e) Apenas I e IV. Apenas I e III. Apenas I e V. Apenas III e IV. Apenas II e V. 14. “A marcha do nosso entendimento vai do mais simples ao complexo, e, num segundo movimento, a marcha é do que nós sabemos em direção ao que as coisas são de fato”. A explicação acima se refere a qual filósofo da antigüidade que tinha como preocupação constituir um método para se alcançar o conhecimento? a) Aristóteles b) Sócrates c) Platão d) Protágoras e) Descartes
6 15. Leia o trecho do Mito da Caverna, de Platão: “Quanto à subida ao mundo superior e à visão do que lá se encontra, se a tomares como a ascensão da alma ao mundo inteligível, não iludirás a minha expectativa, já que é teu desejo conhecê­la. O Deus sabe se ela é verdadeira. Pois, segundo entendo, no limite do cognoscível é que se avista, a custo, a idéia do Bem; e, uma vez avistada, compreende­se que ela é para todos a causa de quanto há de justo e belo; que, no mundo visível, foi ela que criou a luz, da qual é senhora; e que, no mundo inteligível, é ela a senhora da verdade e da inteligência, e que é preciso vê­la para se ser sensato na vida particular e pública”. Assinale a alternativa CORRETA: a) Para Platão, o conhecimento sensível, através das impressões e da percepção do mundo, é o conhecimento que traz a única verdade possível ao homem. b) Os dois tipos de conhecimentos, apresentados por Platão, o sensível e o inteligível, respectivamente, referem­se aos homens comuns e o outro, ao pensamento filosófico científico resultado de uma metodologia orientada pela razão e pela pesquisa reflexiva e prática. c) Conhecer para Platão é o sumo Bem e, portanto, a Filosofia é a busca incansável do encontro do homem com o saber pela opinião e pelo senso comum. d) O Mito da Caverna não foi escrito por Platão e sim por Sócrates e não se referia a nenhum tipo de conhecimento. e) No Mito da Caverna, pode­se compreender a ascensão do conhecimento intelectual para o sensível, do essencial para o aparente, sendo as opiniões iluminadas pela luz do sol. 16. Quanto à ironia da maiêutica socrática, é INCORRETO afirmar: a) Sócrates propunha um questionamento acerca dos fatos, eventos e idéias sobre as coisas; um questionamento do senso comum, das crenças e doxas consideradas vagas e imprecisas, derivadas da nossa experiência, portanto, parciais e incompletas. b) Depois da desconstrução do pensamento comum, abrem­se para o pensador caminhos para muitas possibilidades de escolha e ação. c) Revela a fragilidade do entendimento e aponta para a necessidade e a possibilidade de aperfeiçoá­lo por meio da reflexão. d) Esse método visava motivar os cidadãos a alcançar um conhecimento mais profundo dos outros, dos objetos e do mundo provocando o surgimento de novas idéias. e) A ironia do método socrático tinha o intuito de ridicularizar os discursos estabelecidos entre os cidadãos livres na Grécia. 17. “Pois, em todas as cidades, existem esses dois humores diversos que nascem da seguinte razão: o povo; desses dois apetites diferentes, que nasce da seguinte razão: o povo não quer ser comandado nem oprimido pelos grandes, enquanto os grandes desejam oprimir o povo (...)”. O fragmento acima foi extraído da obra de um filósofo clássico que preferiu pensar a política abandonando os modelos ideais e considerando as condições realmente existentes. Qual é esse filósofo e sua obra? a) b) c) d) e) Platão ­ A República Aristóteles ­ A Política Karl Marx ­ Manifesto do Partido Comunista Maquiavel ­ O Príncipe Thomas Hobbes ­ O Leviatã 18. Assinale a alternativa CORRETA quanto à proposta de Descartes na obra O Discurso do Método. a) É um procedimento que busca garantir o sucesso da elaboração de uma teoria científica, constituído de regras e princípios que são as diretrizes desse procedimento. b) Baseado no ceticismo, busca encontrar um modo de estabelecer uma teoria científica que seja inquestionável. c) Visa, baseado na lógica aristotélica, encontrar um fundamento último para o discurso científico. d) Procura um modo de conduzir a razão a buscar a verdade nas ciências, baseando­se na concepção escolástica. e) Descartes encontra seu pressuposto mais importante quanto ao conhecimento, que é: penso, logo existo.
7 19. Segundo as concepções apresentadas por Maquiavel em O Príncipe, é CORRETO afirmar que: a) O Príncipe deve assegurar interesses e regalias privados em detrimento do bem comum. b) O Príncipe deve aconselhar­se com o papa antes de tomar as suas decisões. c) O governante deve guiar sua conduta pela sorte, ou seja, pela roda da fortuna e não pelas virtudes. d) O pensamento de Maquiavel funda uma ética própria da política que difere da moral individual. e) Nenhuma das opções é correta. 20. Virtude cívica; cidadania ativa; a lei como garantia da liberdade contra a dominação; uso da retórica; promoção do bem comum − são idéias defendidas e demonstradas pela corrente da filosofia política denominada: a) b) c) d) e) Liberalismo. Republicanismo. Marxismo. Anarquismo. Contratualismo.
8 MATEMÁTICA 21. Em geral, após a compra de um bem, ocorrem depreciações sucessivas com o decorrer do tempo. Suponha que um automóvel 0 km tenha sido adquirido por R$ 40.000,00 e tenha depreciação constante de 10% ao ano. É CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) Após 2 anos, a depreciação é de R$ 8.000,00. Após 3 anos, o valor do automóvel corresponde aproximadamente a 73% do valor original (valor no ato da compra). Após 10 anos, ocorre a perda absoluta do valor do automóvel. Após 4 anos, o automóvel vale R$ 28.000,00. A desvalorização depois de 3 anos é de 30%. 22. A soma dos pesos de 3 sacos de um determinado cereal é 178 kg. O peso do primeiro está para o peso do segundo como 12 está para 11. O segundo é 5 kg mais leve que o primeiro. Pode­se afirmar que os pesos dos sacos são, nessa ordem: a) b) c) d) e) 60, 55, 63 68, 63, 47 55, 60, 63 55, 50, 73 65, 60, 53 23. Sobre a figura abaixo, é CORRETO afirmar que: 4 a x A B
60º 2 4 a) Os triângulos A e B são retângulo e agudo, respectivamente. b) A medida x é 4 3 e a área do triângulo A é 8 3 . 3 c) A razão entre a medida x e a área do triângulo B é 1. d) A área do triângulo B é 1/3 da área do triângulo A. e) Faltam informações para calcular a área do triângulo B. 24. Sejam A e B duas matrizes quaisquer. O produto entre as matrizes A e B só pode ser realizado se: a) As matrizes são de mesma ordem. b) O número de colunas da matriz A é igual ao número de linhas da matriz B. c) O número de linhas da matriz A é igual ao número de linhas da matriz B. d) As matrizes forem inversíveis. e) Todas as opções estão corretas. 9 25. O valor de a que satisfaz as igualdades
sen ( x ) =
a - 3
a e
cos (x ) =
5
a é: 3 17 3
b) 17 17 c) 3 d) 3 e) 17 a) 26. Sobre o estudo de funções, é CORRETO afirmar: a) Toda função polinomial é bijetora. b) Uma função ( )
f é injetora se quaisquer que sejam x 1 e x 2 , com x1 ¹ x 2 ( ) implicar em
f x 1 = f x 2 . c) Quando existe elemento do contradomínio que é imagem de mais de um elemento do domínio, a função é injetora, mas não é sobrejetora. d) Toda função bijetora é inversível. e) Todas as opções estão corretas. 27. Observe a figura abaixo: 5­2x
5­2x 5 x x 7 Afirma­se:
2
I. S = -5 x + 20 x + 10 é a função que representa a área da parte sombreada. II. A área total da figura é 35. III. O valor de x para que a área sombreada seja mínima é 10. IV O valor de x para que a área sombreada seja máxima é 2. V A área máxima da parte sombreada é 30. Assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. As afirmativas III, IV e V são falsas. Somente a afirmativa II é verdadeira. As afirmativas III e V são falsas. Apenas a alternativa III é falsa. 10 28. Um automóvel parte de um referencial inicial com o tanque de combustível cheio. Suponha que o tanque tenha capacidade para 65 litros e que o seu consumo é, em média, 1 litro para cada 8 quilômetros rodados. A figura abaixo representa o esvaziamento do tanque em função da distância percorrida. y 65 55 combustível (l )
45 35 25 15 5 0 100 200 300 400 500 x distância percorrida (km) Considere as seguintes afirmativas: I. A lei matemática que representa o esvaziamento do tanque, ilustrada na figura, é y = -8 x + 65 . II. A função que representa o esvaziamento do tanque é decrescente. III. O tanque estará completamente vazio após o automóvel ter percorrido 500 km. IV Com 35 litros de combustível, o automóvel terá percorrido 280 km. V Para todo x > 500 , tem­se y < 0 . Assinale a opção CORRETA. a) b) c) d) e) As afirmativas I e II são verdadeiras. Somente a afirmativa II é verdadeira. Somente a afirmativa I é verdadeira. As afirmativas III e IV são verdadeiras. Apenas a opção V é falsa. 4 n 29. Sendo i a unidade imaginária e z = i a) O módulo de z é 2 b) O módulo de z é c) z
2 . 2 . 2 = 1 - i d) O argumento de z é q
e) O argumento de z é q
=
=
p
4
p
2
+ i 4 n +1 , é CORRETO afirmar que: 11 30. Observe as figuras abaixo. y y d c b a 1 2 3 4 5 6 7 8 9 x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 x ­a ­b ­c ­d Figura A Figura B
Sobre a média aritmética simples, é CORRETO afirmar que: a) A média dos dados da Figura A é 5. b) A média dos dados da Figura A é igual à média dos dados da Figura B. c) A média dos dados da Figura A é 0. d) A média dos dados da Figura B é 5. e) Todas as opções são falsas. 12 HISTÓRIA 31. Marque a opção CORRETA sobre as civilizações antigas: a) A Mesopotâmia era a região mais árida, portanto, menos propícia ao desenvolvimento de qualquer civilização. b) Predominava a mão­de­obra escrava voluntária. c) Apesar de darem valor à agricultura, as atividades econômicas mais requisitas eram a construção civil e naval. d) Em todas as civilizações, os camponeses eram os proprietários das terras. e) Nessa fase da história, os mitos exerciam um papel fundamental na estruturação e coesão das sociedades. 32. Assinale a opção CORRETA: a) Em Atenas e nas demais cidades gregas, as pessoas que se encontravam no ápice da hierarquia social levavam uma vida muito modesta. b) A instituição da democracia em Atenas dispensou as antigas práticas da oratória e da retórica. c) Esparta era reconhecida pela liberdade política que dava às mulheres. d) É um erro associar o desenvolvimento do comércio ao crescente interesse dos gregos pela matemática. e) O isolacionismo característico dos gregos foi um fator determinante para o aparecimento de uma reflexão crítica sobre a natureza. 33. Assinale a opção INCORRETA sobre a época dos descobrimentos: a) A coragem com que se lançavam aos empreendimentos marítimos era associada à silenciosa revolução que acontecia no campo do conhecimento, desde o século XIII. b) Os descobrimentos reforçaram a consolidação dos estados absolutistas. c) Portugueses e espanhóis foram muito ousados nessa atividade marítima. d) A descoberta do Novo Mundo produziu efeitos importantes sobre o Velho Mundo, por exemplo, a correlação de forças entre os países. e) O mercantilismo, doutrina econômica que orientou a exploração das terras descobertas, propunha a mínima interferência do Estado e a máxima liberdade dos agentes econômicos. 34. Sobre as revoluções burguesas, marque a opção INCORRETA: a) A Revolução Inglesa não teve a participação de religiosos radicais como aconteceu na Revolução Americana. b) O princípio do equilíbrio entre os poderes, tal como apregoado por Montesquieu, foi aplicado primeiramente nos Estados Unidos, antes da revolução de 1789. c) As idéias liberais que movimentaram as revoluções burguesas tinham um viés tanto político quanto econômico. d) Pelo menos nos casos da francesa e da inglesa, a afirmação de que as revoluções tendem a devorar seus próprios filhos está certa. e) As Revoluções Burguesas tinham como alvo a superação das relações sociais, políticas e econômicas, estruturadas no Antigo Regime. 35. Leia a citação abaixo e assinale a opção que estiver CORRETA sobre o contexto do conteúdo. O objetivo era fechar o continente europeu às produções industriais e outras, remetidas pela Inglaterra e suscitar assim a desorganização deste país, cuja prosperidade assentava no envio, para diferentes regiões, da sua produção, realizada em excelentes condições técnicas e distribuída por um aparelho comercial também de excepcional valor. (MACEDO, Jorge Borges. O Bloqueio Continental. 2.ed. Lisboa: Gradiva, 1990, p. 38) a) b) c) d) e) Essa ação foi protagonizada pela Espanha, na guerra de 1588. Nessa época a Revolução Industrial colocou Inglaterra e Portugal em rivalidade. O Brasil não sofreu reflexos dessa política de bloqueio. Essa política pode ser apontada como uma das conseqüências contraditórias da Revolução Francesa. A Inglaterra foi arruinada por essa política de bloqueio.
13 36. Sobre o Brasil Colonial, é CORRETO afirmar: a) A invasão dos holandeses foi muito mais um empreendimento religioso do que econômico. b) A vontade de construir um país, a determinação de gerar riquezas por meio do trabalho e o compromisso com a nova terra foram características dos colonizadores. c) Diferentemente dos portugueses, a presença holandesa no Brasil tinha propósito de desenvolver uma civilização. d) A predominância do grande latifúndio e da mão­de­obra escrava se devia às demandas provenientes da Europa. e) No Brasil do século XXI, é impossível de se identificar permanências do passado colonial. 37. Sobre o Sistema Colonial, marque a opção INCORRETA: a) Foi uma forma liberal de exploração da colônia, pois a metrópole permitia qualquer aventureiro explorar as riquezas das terras conquistadas. b) Contribuiu para a consolidação do Estado Absolutista. c) Os banqueiros e armadores tiveram uma destacada importância nos empreendimentos. d) As restrições que a metrópole impunha à colônia não caracterizaram apenas o sistema colonial português. e) Em virtude da proibição de comércio com outros países, o Brasil colonial desenvolveu uma rede de tráfico de produtos que burlava a exclusividade exigida pela metrópole. 38. Assinale a sentença INCORRETA: a) A “política dos governadores” foi um acordo para garantir a estabilidade do governo federal, ao passo que mantinha a autoridade dos chefes regionais. b) O poder dos “coronéis” começou a ser minado após a Revolução de 1930. c) O isolacionismo, que caracterizou as regiões brasileiras desde o início da colonização, é um dos fatores que contribuíram para o fantasma do separatismo rondar a vida política nacional em épocas diversas. d) O governo autoritário, que se instalou em 1964, foi marcado pela repressão, violência e pelo insignificante desenvolvimento econômico. e) Problemas relativos ao endividamento do Estado e à estabilização econômica, durante a década de 1990, fizeram com que houvesse um rápido empobrecimento de parcela considerável da sociedade brasileira. 39. Leia o texto abaixo. A economia paranaense atravessa uma fase privilegiada de guinada em sua estrutura produtiva, configurando o seu “terceiro choque de transformação”. De fato, a fase atual encontra precedente em apenas dois momentos da história econômica do Estado: o início dos anos 60, durante o governo Ney Braga, marcado pela montagem do aparelho infraestrutural; e a década de 70, nos governos Parigot, Emílio Gomes e Canet, contemplando a modernização agrícola e agroindustrial, em sua primeira metade, e um embrião de diversificação e sofisticação produtiva com a instalação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e da Refinaria de Petróleo no segundo qüinqüênio. LOURENÇO, Gilmar Mendes. A Economia Paranaense nos Anos 90: um modelo de interpretação. Curitiba: Ed. do Autor, 2000, p. 49. Assinale a opção CORRETA: a) Antes da década de 1970, o principal produto da economia paranaense era a erva mate. b) A principal motivação para efetuarem os choques de transformação na economia paranaense era a vontade de tornar esta unidade da federação um Estado primário­exportador. c) O segundo momento foi marcado por uma estratégia de atração de empresas de oligopólios como Volvo e Philip Morris. d) A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná – CODEPAR – e o Banco de Desenvolvimento do Paraná – BADEP – tiveram uma participação insignificante na transformação da economia paranaense. e) Essas transformações econômicas no Paraná ocorreram na contramão da política econômica nacional.
14 40. Marque a opção INCORRETA: a) A cidade de Curitiba foi fundada por gaúchos atraídos pelos campos de pastagens existentes nesta localidade. b) Os imigrantes europeus ajudaram a fundar indústrias, contribuindo para a diversificação da economia curitibana. c) O “cinturão verde” foi uma política de assentamento de imigrantes em pequenas propriedades ao redor da cidade de Curitiba, que seriam responsáveis por abastecer a cidade de víveres. d) A despeito da imigração européia, Curitiba foi uma cidade onde a presença de escravos negros era considerável. e) A cidade de Curitiba passou a ter uma importância maior no cenário nacional somente após 1853.
15 FORMAÇÃO GERAL E SOCIOLOGIA 41. Atualmente, as universidades brasileiras discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade, no centro desse debate a expressão­chave é “ ação afirmativa” . As ações afirmativas podem ser entendidas como: a) Políticas públicas para proteção restrita às populações negras. b) Políticas públicas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social. c) Ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade. d) Conjunto de medidas cujo objetivo restringe­se a fornecer ajuda a populações carentes. e) Conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população. 42. Além dos recursos públicos, o gasto social é realizado também com recursos e gestão de outras instituições, conhecidas como organizações não­governamentais (ONGs). Sobre essas instituições, assinale a opção CORRETA: a) Os recursos utilizados por essas instituições são provenientes apenas de organismos internacionais. b) Essas instituições atuam muito pouco nas áreas de educação, saúde e assistência social, pois concentram suas atividades no mercado financeiro. c) Nas últimas décadas, verificou­se no Brasil uma acentuada redução da atuação dessas instituições. d) Essas organizações, e suas ações, constituem o chamado terceiro setor. e) Não existem no Brasil empresas públicas ou privadas que invistam em ações sociais. 43. Os últimos relatórios anuais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam o aumento das migrações de chineses, filipinos, russos, ucranianos e latino­americanos com destino aos países membros da OCDE como a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos, a Espanha, a França e o Japão, dentre outros. Essas migrações estão relacionadas principalmente a: a) Ameaças de terrorismo em países pertencentes à OCDE. b) Políticas públicas de incentivo à imigração dos países ricos. c) Perseguições religiosas em países de religião muçulmana. d) Repressão política em países do Leste Europeu. e) Busca de oportunidades de emprego. 44. Infra­estrutura é o termo usado para denominar o conjunto de estrutura e atividades de base de uma economia das quais todas as outras dependem para funcionar. Sobre esse tema, afirma­se: I ­ Energia, saneamento, transporte e telecomunicações constituem infra­estrutura. II – A distribuição e o tratamento da água , assim como, o manejo de resíduos sólidos, líquidos e gasosos das residências, indústrias e outros estabelecimentos não são consideradas atividades ligadas à infra­ estrutura. III – As redes de telefonia, cabo e comunicação celular, que permitem a comunicação e o intercâmbio de informações entre os agentes econômicos são imprescindíveis na composição da infra­estrutura de qualquer economia contemporânea. Assinale a opção CORRETA: a) Está correta apenas a afirmação I. b) Está correta apenas a afirmação III. c) Estão corretas apenas as afirmações I e III. d) Estão corretas apenas as afirmações I e II. e) Estão corretas apenas as afirmações II e III.
16 45. O século XVIII constituiu­se em um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção CORRETA. a) O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII. b) A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais. c) Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia européia em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente. d) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais. e) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações de produção e as relações políticas, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo das ciências sociais. 46. Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção CORRETA a respeito dessas interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores: a) Karl Marx, ao elogiar o capitalismo, elaborou o conceito de capital social; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu­se ao “desencantamento do mundo”; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou o conceito de fato social. b) Karl Marx analisou as relações de produção no capitalismo como relações de exploração; Max Weber estudou a relação entre religião e economia no desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos. c) Karl Marx desenvolveu os conceitos de luta de classes e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia. d) Karl Marx utilizou os conceitos de infra­estrutura e superestrutura, para explicitar uma teoria das relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade. e) Karl Marx estudou o caráter civilizador das religiões; Max Weber analisou as relações entre as classes sociais como relações de exploração; Émile Durkheim desenvolveu a idéia de fetichismo da mercadoria. 47. A história mostra que os movimentos sociais presentes em todas as sociedades devem ser compreendidos como um fenômeno típico dos processos de mudanças. O movimento feminista foi um fenômeno dessa natureza. Sobre esse tema assinale a opção CORRETA: a) O feminismo contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas. b) A presença feminina na vida social, política e econômica contemporânea não tem, ainda, nenhuma visibilidade social. c) O fenômeno da exclusão social, não só das mulheres, como de outros grupos, é um problema exclusivo do século XXI. d) O movimento feminista não obteve avanços na luta pela igualdade entre homens e mulheres. e) Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de preconceito em relação às mulheres. 48. A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade, a qual se desenvolve pelo processo de socialização. Por meio da socialização o indivíduo se integra ao grupo no qual nasceu, assimilando o conjunto de hábitos, regras e costumes característicos de seu grupo. Assim, a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos, proporciona os limites dentro dos quais a personalidade de cada um se desenvolverá, no entanto, sem padronizá­los. Com base nessas premissas é CORRETO afirmar: a) São as tendências hereditárias e não a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo. b) Apesar de os indivíduos se diferenciarem física e mentalmente desde o nascimento, os mesmos desenvolvem personalidades praticamente idênticas por conta da influência da sociedade em que vivem. c) A sociedade impõe totalmente o tipo de personalidade que o indivíduo desenvolverá. d) O indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente. e) Existe uma interação entre a cultura (hábitos, regras e costumes) e a personalidade, que faz com que a individualidade de cada uma das pessoas seja influenciada, de diferentes modos e graus, pelo ambiente social.
17 49. As nações indígenas são parte importante da cultura brasileira; têm diversos costumes, crenças e formas de se organizar socialmente. A propósito dos povos indígenas, é CORRETO afirmar: a) A vida nas aldeias é regida por uma organização social muito simples e de fácil compreensão para quem não é nativo daquele grupo. b) Todas as aldeias possuem o mesmo conjunto de crenças a respeito do universo. c) Não existe nenhuma variação lingüística entre os grupos indígenas brasileiros. d) A Constituição de 1988 traz um capítulo sobre os indígenas reconhecendo o direito dos mesmos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, independentemente do grupo ao qual pertencem. e) O Brasil hoje tem aproximadamente 700 mil índios, todos pertencentes a um único grupo: os guaranis. 50. Vivemos em uma época na qual é muito fácil obter informações. Com a incorporação da internet ao ensino, a educação está se modificando e é constante o surgimento de novas formas de apreensão do conhecimento. O desafio maior é transformar as informações eletrônicas em conhecimento sistemático e útil para uma formação educacional crítica, ou seja, dotada de discernimento e autonomia intelectual. Sobre esse tema, afirma­se: I – É impossível construir conhecimento profundo, sistemático e útil a partir da internet. II – A internet coloca à disposição de alunos e professores um volume de informações sem precedentes na história da humanidade. III – O novo desafio pedagógico, provocado pela internet, é compatibilizar volume e velocidade de informações com a preservação das relações sociais e da socialização, a fim de evitar o individualismo excessivo. Assinale a opção CORRETA: a) Nenhuma das afirmações está correta. b) Apenas as afirmações II e III estão corretas. c) Apenas as afirmações I e II estão corretas. d) Apenas as afirmações I e III estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas.
18 GEOGRAFIA 51. Sobre os solos brasileiros, afirma­se: I. O Brasil situa­se quase que inteiramente no domínio tropical úmido (exceto a região Sul e o Nordeste semi­ árido). Essa situação, aliada à estabilidade estrutural de seu embasamento, que desde o final do Cretáceo não sofreu movimentações de grande porte, leva à predominância de uma cobertura pedológica que reflete, de maneira acentuada, o fator climático como preponderante na sua formação. II. No Brasil, os latossolos são, de longe, os solos mais importantes do ponto de vista da representação geográfica. Eles ocorrem em praticamente todas as regiões bioclimáticas do país, sobre diferentes tipos de rochas. III. Nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil, cada tipo de solo possui propriedades físicas, químicas e morfológicas específicas, mas seu conjunto apresenta certo número de atributos comuns como, por exemplo, composição mineralógica simples (quartzo, caulinita, oxi­hidróxidos de ferro e de alumínio), grande espessura e horizontes com cores predominantemente amarelas ou vermelhas. IV. Os solos tropicais representam ecossistemas frágeis, extremamente vulneráveis às ações antrópicas, e que sofrem de forma acentuada os efeitos de uma utilização que se dá por técnicas de manejo não adequadas. A degradação dos solos tropicais, que pode levá­los à destruição, é um dos mais importantes problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar neste século. V. Segundo a classificação de solos utilizada pela Embrapa, o Neossolo é um solo com desenvolvimento restrito, que apresenta expansão e contração pela presença de argilas, enquanto o Vertissolo é pouco evoluído, com ausência do horizonte B, e predominam as características herdadas do material original. Assinale a opção CORRETA: a) Apenas as proposições I, II, IV são verdadeiras. b) Apenas as proposições I, III, IV, são verdadeiras. c) Apenas as proposições I, II, III, IV são verdadeiras. d) Nenhuma das proposições é verdadeira. e) Todas as proposições são verdadeiras. 52. Nos trópicos, a temperatura é menor que no equador, portanto a pressão será maior. Sopram então ventos dos trópicos para o equador e esses se aproximando do equador aquecem­se e formam correntes ascendentes até atingir altitude elevada e, quando sofrem um resfriamento, tornam­se densos. Voltam então para os Trópicos em altitudes elevadas. Os ventos que fazem parte desse mecanismo são: a) b) c) d) e) Alísio e Contra­alíseos. Mistral e Foehm. Monções e brisas. Minuano e Simun. Monções e Friagem. 53. Sobre aspectos de natureza cartográfica, analise as afirmações abaixo. I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico. II. As isoietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino. III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas: geológicos, geomorfológicos e pedológicos. IV. As representações em escala menores que 1:100.000 são chamadas de mapas e aquelas entre 1: 100.000 são denominadas cartas. V. Os mapas produzidos ao longo do tempo sempre expressaram idéias ou visões de determinada sociedade ou período histórico. Assinale a opção CORRETA acerca das afirmações: a) b) c) d) e) Apenas II é verdadeira Apenas III é verdadeira Apenas I e II são verdadeiras Apenas I e III, IV, V são verdadeiras I, II, III são verdadeiras
19 54. Sobre os Países recém­industrializados e a industrialização periférica no início do Século XXI, é INCORRETO afirmar: a) A partir dos anos de 1950, modificou­se o mapa da indústria mundial, até então concentrada na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá. A produção industrial disseminou­se por vários países, que foram agrupados sob a sigla NIC­Newly Industrialized Countries (Países Recém­Industrializados), também chamados de Novos Países Industrializados. b) A industrialização no Brasil, no México e na Argentina baseou­se na substituição de importações, os bens de consumo, que antes eram importados, passaram a ser produzidos internamente. Daí o nome dado ao processo de industrialização desses países: ISI (Indústria Substitutiva de Importação). c) Inicialmente o desenvolvimento industrial no mundo subdesenvolvido esteve focado na América Latina em países como Brasil, Argentina, México, países com grande mercado consumidor, capacidade de processar matérias­primas e política econômica voltada à criação de infra­estrutura pelo Estado, para atrair grandes empresas multinacionais. d) A maior concentração industrial ainda ocorre nos países desenvolvidos do hemisfério Norte, mas fora das regiões tradicionalmente industrializadas da Europa, da América do Norte e do Japão. e) Regiões como o Sudoeste do Brasil, Buenos Aires, Cidade do México, Pretória e Johannesburgo (África do Sul), Leste da China, Sul e Sudeste da Ásia ainda não podem ser consideradas exemplos de concentração industrial. 55. Analise as afirmações abaixo sobre a Bacia Amazônica: I. A Bacia Amazônica possui cerca de 40.000 km de percurso navegável em território brasileiro, sendo superada em navegabilidade somente pela Bacia do Tocantins­Araguaia. II. A Bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, e abrange uma extensa área de 6,4 milhões de km², dos quais 3,9 milhões (60%) no território brasileiro. III. Os países sul­americanos que a Bacia Amazônica abrange são: Guiana Francesa, Suriname, Brasil, Equador, Venezuela e Bolívia. IV. Em potencial hidroelétrico a Bacia Amazônica é superada pela Bacia do São Francisco. Enquanto a Bacia Amazônica gera 19,7 milhões de KW a Bacia do São Francisco gera 105, 5 milhões de KW. V. O Rio Amazonas devido às boas condições de navegabilidade em território brasileiro desempenha um considerável papel com via de circulação e de organização da vida regional. Outro fator que contribui é o nível das águas que varia em média 10 m entre a estação seca e a da cheia. Assinale a opção CORRETA acerca das afirmações: a) b) c) d) e) Apenas I, II e IV são corretas. Apenas I e II são corretas. Apenas IV e V são corretas. Apenas II e V são corretas. Apenas I, II, IV e V são corretas. 56. Sobre o índice de mortalidade infantil de crianças com menos de cinco anos entre os anos de 1990 e 2006, é CORRETO afirmar que: a) O avanço da queda da mortalidade na infância, concentrado entre 2004 e 2006, não reflete mudanças ocorridas nos anos anteriores, desde o maior acesso a saneamento básico até os indicadores de educação. b) A redução da mortalidade de crianças não é, em regra, maior entre países em desenvolvimento – nas ilhas Maldivas, por exemplo, foi de apenas 40% entre 2000 a 2006, um percentual considerado baixo. c) Para a UNICEF, o país que apresentou os piores índices de mortalidade infantil de crianças com até cinco anos por mil nascidos vivos foi Angola, enquanto que o melhor índice foi o da França. d) No Brasil, um dos principais fatores para a queda acentuada na mortalidade de crianças foi a redução das mortes por sarampo, com aumento da cobertura da vacina e suplementação alimentar, somados com saneamento básico, melhora na educação e no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). e) A gravidez precoce não pode ser considerada um dos principais fatores que influenciam na mortalidade infantil de crianças com até cinco anos de idade, uma vez que a tendência de filhos nascidos de mulheres mais jovens no Brasil tem diminuído.
20 57. Observe a tabela que indica o comportamento do PIB (Produto Interno Bruto) e o PIB per capita brasileiro, no período considerado entre 2000 e 2007 e assinale a opção CORRETA: Fonte: Site eletrônico do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. a) Os aumentos do PIB e do PIB per capita demonstram a produção das empresas brasileiras, nos períodos relacionados no gráfico, tanto no Brasil quanto no exterior. b) Os aumentos do PIB e do PIB per capita foram proporcionais, indicando elevado crescimento econômico. c) Tanto o PIB como o PIB per capita aumentaram pouco, indicando lento crescimento e desenvolvimento econômico. d) O PIB aumentou pouco e o PIB per capita praticamente duplicou, indicando elevado crescimento econômico. e) O PIB não aumentou ano após ano, ao contrário do PIB per capita, indicando moderado crescimento econômico. 58. Sobre os aspectos físicos do Tibete, área de intensos conflitos ocorridos neste ano de 2008, é CORRETO afirmar: a) A região tibetana se localiza a 3.000 m de altitude, constituindo­se no planalto mais elevado do planeta. b) Deságuam no planalto tibetano os rios mais importantes da Ásia como: Yang­Tsé, Mekong, Indo e Brahmaputra. c) O planalto do Tibete estende­se por um terço da área total da China. Nele situam­se os Montes Taebaek – cadeia montanhosa que ganha altitude à medida que avança para o Sul. d) O Yang –Tse, também chamado de Rio Amarelo, tem 4.500 km de extensão e perde em extensão para o Rio Huang ou Rio Azul que possui uma extensão de 6.378 km. e) O Tibete, país anexado pela China em 1950, é rodeado por importantes cordilheiras, entre as quais se destaca o Himalaia. Ali se localiza o chamado “teto do mundo”, o Monte Everest.
21 59. As Olimpíadas são eventos que começaram na Grécia antiga; os jogos gregos aconteciam a cada quatro anos e deixaram de existir logo no começo da Era Cristã. A volta dos jogos olímpicos aconteceu em 1896, voltando a ocorrer a cada quatro anos, exceto durante as duas guerras mundiais. Sobre os últimos cinco países que sediaram as Olimpíadas, assinale a opção que estiver CORRETA em ordem cronológica do acontecimento: a) Barcelona, Seul, Sydney, Atlanta e Atenas. b) Seul, Atlanta, Barcelona, Atenas e Sydney. c) Seul, Barcelona, Atlanta, Sidney e Atenas. d) Atlanta, Barcelona, Atenas, Sidney e Seul. e) Sidney, Atlanta, Seul, Barcelona e Atenas. 60. O governo brasileiro anunciou recentemente que a Petrobrás descobriu uma grande quantidade de petróleo a uma profundidade de 7.000 m (sete mil metros) e a 180 km da costa brasileira. A localização da área de prospecção é: a) b) c) d) e) Na Bacia do Espírito Santo. Na Bacia de Camaçari­Ilhéus. Na Bacia de Campos. Na Bacia de Santos. Na Bacia Amazônica.
22 BIOLOGIA 51. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A OMS estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da doença. As epidemias ocorrem geralmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A respeito da dengue, assinale a opção INCORRETA: a) Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. b) Na grande maioria dos casos causa desconforto e transtornos, mas não coloca em risco a vida das pessoas. c) Uma pessoa pode transmitir dengue diretamente para outra, se ocorrer um contato com líquidos infectados. d) Pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos. e) É uma doença infecciosa, causada por quatro tipos de arbovírus. 52. Assinale a opção CORRETA a respeito dos lipídios: a) São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solventes polares e pela alta solubilidade em solventes apolares. b) São substâncias caracterizadas pela alta solubilidade em água e outros solventes apolares e pela baixa solubilidade em solventes polares. c) São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solventes apolares e pela alta solubilidade em solventes polares. d) São substâncias caracterizadas pela alta solubilidade em água e outros solventes polares e pela baixa solubilidade em solventes apolares. e) Todas as opções estão incorretas. 53. A doença de carência ou avitaminose é causada pela falta de vitamina no organismo provocando diferentes tipos de distúrbios. A melhor maneira de evitá­la é fazer uma dieta variada consumindo uma alimentação rica em verdura, leite, frutas, ovos carnes e cereais. Sobre as vitaminas, é INCORRETO afirmar que: a) São substâncias de natureza química variável e que apresentam várias funções. b) A carência de vitamina D causa o raquitismo. c) São classificadas de acordo com a solubilidade em hidrossolúveis e lipossolúveis. d) No óleo de fígado de bacalhau e no leite é encontrada a vitamina E. e) Uma dieta carente em vitamina K pode provocar retardo na coagulação sangüínea. 54. O Filo Arthropoda agrupa mais de 800 mil espécies, superando assim todos os demais filos reunidos. Esse filo apresenta grande diversidade de espécies; boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade de reprodução; eficiência na execução de suas funções e perfeita reorganização social, caso das abelhas, formigas e cupins. Usando como critério o número de patas, podem ser classificados em cinco classes principais. Apresentar seis patas, dez patas e um par por segmento, são características, respectivamente, das seguintes classes de artrópodes: a) Aracnídeos, insetos e quilópodes. b) Insetos, aracnídeos e diplópodes. c) Insetos, crustáceos e diplópodes. d) Crustáceos, insetos e quilópodes. e) Insetos, crustáceos e quilópodes. 55. Sobre os processos vitais que ocorrem em uma planta, marque a opção INCORRETA: a) Na condução da seiva bruta, a água e os sais minerais são conduzidos pelos vasos do xilema por força da sucção das folhas. b) No processo de gutação, ocorre perda de água e sais minerais através dos hidatódios localizados nos bordos das folhas. c) Na condução da seiva elaborada, a água e os açúcares são transportados pelo floema por um processo de fluxo de massa. d) A água se movimenta pelo processo de osmose passando de célula para célula dos vasos do xilema até atingir a raiz. e) A água e os sais minerais fluem livremente pelos espaços intercelulares até a endoderme.
23 56. Os vírus são agentes causadores de várias doenças. São constituídos por uma cápsula protéica que envolve o genoma. Esse é formado por um ácido nucléico, que pode ser o DNA ou o RNA, mas nunca os dois. A respeito dos vírus, assinale a opção INCORRETA: a) A presença de DNA ou de RNA é um critério usado na classificação dos vírus. b) O vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, o HIV, é constituído apenas por uma cápsula externa, a qual funciona como um envelope que abriga a estrutura central, o core, onde está o RNA. c) A gripe é causada por diferentes vírus, porém seus sintomas são semelhantes: coriza, obstrução nasal, tosse e espirro; a febre geralmente só aparece nos casos de gripe. O ácido nucléico do vírus da gripe é o DNA. d) A presença do DNA viral permite ao vírus um ataque mais rápido, pois acelera a reprodução do vírus e a posterior destruição da célula. e) O citomegalovírus humano (HCMV) pertence ao grupo dos herpevírus, agentes etiológicos do herpes e da mononucleose e apresenta genoma com DNA. 57. Considere as seguintes afirmações sobre os processos de divisão celular: I­ A meiose é o processo de divisão celular que ocorre nos órgãos reprodutores masculinos e femininos de plantas e de animais, levando à formação de esporos e gametas. II­ A mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas onde são produzidas inúmeras células a partir de uma só célula genitora. III­ A meiose é de muita importância para a evolução, pois é durante esse processo que ocorre a recombinação genética. IV­ A mitose não pode ocorrer em células germinativas. Com relação às afirmações acima: a) Todas são corretas. b) Apenas as afirmações I e IV são corretas. c) Apenas as afirmações I, II e III são corretas. d) Apenas as afirmações I, II e IV são corretas. e) Apenas as afirmações I, III e IV são corretas. 58. Sobre o processo de absorção e digestão dos alimentos pelo nosso corpo, marque a opção CORRETA: a) A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pela língua e pelos dentes. b) Em todo o tubo digestório existem músculos estriados que fazem com que o alimento se movimente. c) O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas, ligado ao pâncreas. d) Os sais minerais e as vitaminas precisam ser digeridos para poderem atravessar a parede do intestino e passar para o sangue. e) Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguíneos do intestino passam ao fígado para serem distribuídos pelo resto do organismo. 59. Considere as seguintes afirmações com relação à homeotermia: I­ Um homeotérmico é um animal que é capaz de manter sua temperatura interna num nível estável, controlando o ritmo de seu metabolismo. II­ A garça e a onça são pecilotermos por apresentarem a temperatura corporal constante. Já os peixes e as serpentes são homeotermos por apresentarem uma temperatura corporal que varia em função da temperatura do ambiente. III­ Os animais pecilotermos só podem viver em faixas restritas de habitats, pois a temperatura ambiente interfere diretamente em sua temperatura corporal. IV­ No hipotálamo está localizado o grupo de neurônios que formam o centro termorregulador, que é ao mesmo tempo sensor e controlador da temperatura corporal. Assinale a opção CORRETA: a) Todas as afirmações estão corretas. b) As afirmações II e IV são falsas. c) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas. e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
24 60. As células­tronco se dividem em duas grandes categorias: as embrionárias e as adultas. Assinale a opção INCORRETA a respeito dessas células: a) A célula­tronco para tratar qualquer tecido seria a embrionária, pois possui potencial para formar qualquer tecido. b) Células­tronco são as células com capacidade de auto­replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar­se em vários tecidos. c) As células­tronco adultas são pluripotentes e podem se desenvolver em mais de 200 tipos de células do corpo adulto, quando recebem o estímulo necessário. d) Nos tecidos adultos também são encontradas células­tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. e) A forma mais comum de obtenção das células­tronco embrionárias é por meio de embriões congelados.
25 ESPANHOL Menos accidentes El descenso de las muertes en carretera confirma la eficacia de las últimas medidas El balance de muertes en carretera durante 2007 ha descendido algo más de un 10% con respecto al año anterior, dejando por debajo de 3.000 el número de fallecidos en accidentes de tráfico. También la última operación salida se ha saldado con menos víctimas que las Navidades anteriores. En términos absolutos, se sigue hablando de cifras sobrecogedoras: más de 2.800 personas han dejado la vida en las carreteras españolas durante los últimos doce meses, lo que sigue suponiendo un insoportable coste humano. Pero la evolución de los datos ofrece, por otro lado, un tímido motivo de esperanza, que debería confirmarse en el año que comienza. No se trata sólo de que haya descendido el número de accidentes y víctimas mortales, sino de que ese descenso obedece a un conjunto de medidas adoptadas por el Gobierno y, en última instancia, interiorizadas por los conductores. Se abre así una vía para persistir en los medios aplicados a paliar una de las principales causas de mortalidad en España, sacudiendo el resignado fatalismo con el que la sociedad española ha convivido con esta tragedia durante décadas. Como cualquier accidente, los de tráfico son resultado de múltiples causas, tanto humanas como debidas a fallos en los vehículos o a la dificultad de algunos trazados. Pero si algo los singulariza es el alto porcentaje en el que son producto, sobre todo, de las conductas individuales al volante, en particular los excesos de velocidad y el uso y abuso del alcohol. Tiene sentido, por tanto, que el Gobierno haya prestado una atención prioritaria al comportamiento de los conductores y los pasajeros, adoptando medidas como la obligatoriedad del cinturón en todos los asientos de los vehículos, el establecimiento del carné por puntos, la ampliación del número de radares o la inclusión de nuevos tipos en el Código Penal para sancionar a quienes atentan contra la seguridad en las carreteras. A la vista de las cifras, es posible concluir que las penas establecidas para los conductores temerarios están cumpliendo su función preventiva. No basta, sin embargo, con el propósito de introducir hábitos de conducción que aumenten la seguridad en las carreteras. Esos hábitos sólo sirven para reducir una de las múltiples causas de los accidentes. Existen otras, a las que el Gobierno también debería seguir prestando una atención continuada. La mayoría de las víctimas mortales se produce en vías secundarias, no siempre suficientemente señalizadas y cuyo firme o trazado no contribuyen a evitar los accidentes. Hoy existe una mayor conciencia de lo que los conductores se juegan en la carretera, y en la tarea de evitar los accidentes deben colaborar todos los sectores involucrados. También los fabricantes, manteniendo los niveles de seguridad de los vehículos en la cima de las características y prestaciones técnicas. El país digital (www.elpais.com) Espanha, 09.01.2008 61. Sobre a diminuição no número de acidentes automobilísticos na Espanha, é CORRETO afirmar: a) Com as novas medidas de segurança de trânsito, diminui em 3.000 o número de falecidos em acidentes no ano de 2007. b) A diminuição no número de acidentes já é uma realidade que deve ser comemorada no ano que começa. c) Os acidentes automobilísticos são uma das principais causas de mortalidade na Espanha durante décadas. d) Todas as medidas preventivas já foram tomadas pelo Governo, por isso a significativa diminuição de acidentes. e) A preocupação dos fabricantes de veículos em manter altos níveis de segurança foi fundamental para a diminuição de acidentes. 62. Além da mudança de hábito dos motoristas, é necessário que o Governo preste atenção: a) Ao fato de que os acidentes só acontecem durante os feriados e período de férias. b) Às vias secundárias, onde acontecem mais acidentes, pela falta de sinalização adequada. c) Às exigências impostas pelos fabricantes de carros, como medida de segurança. d) Aos comentários feitos pelos usuários das estradas, para saber o problema de cada uma delas. e) Às vias principais que pela sua boa estrutura motivam o uso da alta velocidade pelos motoristas. 63. O único número escrito INCORRETAMENTE por extenso é: a) 9 – nueve. b) 2.800 – dos mil ochocientos. c) 3.000 – tres mil. d) 10 – diez. e) 2007 – dos mil y siete.
26 64. Em: “ No basta, sin embargo, con el propósito de introducir hábitos de conducción que aumenten la seguridad en las carreteras”, Sin embargo pode ser substituído por qual das opções abaixo sem mudar o sentido da oração? a) como; b) y; c) para que; d) pero; e) pues. Entre el 30% y el 40% de lo que se gana se destina a pagar impuestos La presión de los impuestos en los bolsillos de los argentinos es récord, y duplica a la de 2002. Un 80% de la gente considera que los tributos son "altos" o "muy altos". Los asalariados pagan el 50% de la recaudación. Por estos días, los impuestos y el calor tienen más de un punto en común. Ambos llegaron a niveles récord, agobian a muchos y son amplificados por la "sensación térmica". Mientras que en 2008 la incidencia de impuestos sobre la economía, superará por primera vez el 30% y será casi el doble que en 2002, ocho de cada diez encuestados por Clarín.com consideran "altas" o "muy altas" a las obligaciones impositivas. ¿Quiénes son los que más pagan impuestos y los que lo hacen en menor medida? Lo que sigue es un identikit tentativo: Suenan los tambores para recibir a la primera atracción circense: Octavio Paganini, "el hombre más gravado de la Argentina". Este personaje ficticio cobra un sueldo medio­alto; destina a consumo el 100% de sus ingresos, fuma como un escuerzo, bebe en exceso, no está casado ni tiene hijos y por las noches, como sufre de insomnio, sale a manejar centenares de kilómetros en su coche. Es adicto a los objetos suntuarios, no para de hablar por celular y recientemente se dio un lujo: compró una embarcación deportiva de más de $ 140.000, a la que declaró de inmediato. Ahora vuelven los tambores para darle la bienvenida a la segunda atracción: llamémosla María Moratoria, "la contribuyente mínima". Atiende ella misma su carnicería, no se engancha ni con el alcohol ni con el tabaco y deposita, a nombre de una sociedad en las Islas Cayman —no declarada— la mayor parte de sus ingresos. A pesar de las bajas temperaturas, va a todos lados en bicicleta y los pocos objetos que compra son fabricados en su provincia. Por niveles de ingreso, los asalariados se llevan la peor parte: generan el 50%. "Los pobres son los más gravados", dice Mariano Lamothe, de Abeceb.com. La gente que menos gana sufre más los embates de los impuestos directo porque su sueldo se va casi en un 100% a consumo. El norteamericano Benjamín Franklin solía decir que "hay dos cosas inevitables: la muerte y los impuestos". La frase no tiene tanta aplicación en la Argentina, donde la evasión tributaria ronda, según algunos estudios, el 40%. Esto eleva la proporción de impuestos sobre ingresos para quienes están pagando. El Clarín (www.clarin.com) Argentina, 13.01.08 65. Acerca do pagamento de impostos pelos argentinos, é CORRETO afirmar: a) Diminuíram pela metade desde 2002, proporcionando um grande otimismo para os argentinos em 2008. b) É visto por 80% dos entrevistados pelo jornal como alto ou muito alto. c) 60% dos argentinos não pagam devidamente os seus impostos. d) Os mais beneficiados com os impostos são os assalariados que pagam 50% do que ganham em impostos. e) A Lei Tributária argentina é bastante severa, não existindo a possibilidade de sonegação de impostos. 66. Sobre os dois personagens apresentados na matéria: a) Octavio Paganini paga mais impostos que María Moratória. b) María Moratoria paga seus impostos corretamente. c) Como María Moratoria ganha menos que Octavio Paganini, paga menos impostos. d) Não há impostos sobre os produtos consumidos por Octavio Paganini. e) María Moratoria faz parte do grupo de assalariados que geram 50% dos impostos arrecadados. 67. Sobre o uso de muy e mucho, a única opção INCORRETA é: a) Octavio Paganini paga muchos más impuestos que María Moratoria. b) María Moratoria es muy deshonesta, no paga sus tributos. c) Muchos de los argentinos piensan que los impuestos son muy altos. d) La evasión tributaria en Argentina es muy significativa. e) Han aumentado muy los impuestos en los últimos años.
27 Orgullosamente solteros; la tradición del anillo da un giro Ser soltero ya no es motivo de vergüenza o depresión, al contrario, que el mundo sepa que eres libre y estás abierto para nuevas relaciones o experiencias está in. Vivir solo, ser sexualmente activo, productivo y gastar tu sueldo en ti es el nuevo estilo de vida que eligen cada vez más personas en el mundo. ¿Cómo hacerle saber a los demás que no tienes perro que te ladre? Hasta hace poco tiempo, usar una argolla (alianza) significaba que eras una persona casada, por todas las leyes, ahora esa versión se invierte y la moda es que todos se enteren que eres soltero al ver que usas un anillo azul. Se trata de una argolla que surgió en Suecia, pero ¡no te espantes!, ésta no significa compromiso o matrimonio, al contrario es gritarle al mundo que eres "libre". Este peculiar anillo, que invirtió la tradición, es unisex de plata y con cubierta azul turquesa y lo venden como una expresión de seguridad e independencia que muestra tu estado civil sin que tengas que gritarlo. El fenómeno singelringen, fue creado por el empresario sueco Johan Walhback, de 37 años de edad, evidentemente con fines mercadológicos, que alcanza hoy en presencia en el mundo. Más de 20 países venden ya el anillo para solteros, entre éstos se encuentran Japón, Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. A México ha llegado con exclusividad de venta en Sanborns. El distintivo de la soltería cuesta 699 pesos y puede usarse los 365 días del año, no distingue raza, color o preferencia, lo único que importa es que seas single. El estilo de usarlo tú lo eliges. Puedes llevarlo en el dedo anular o en una cadena atada al cuello, como quieras marcar el estatus de tu soltería. Disminuye la tendencia a casarse La tendencia a casarse está a la baja, los “contratos matrimoniales” son sinónimo de posibles problemas difíciles y tardados de resolver. El ritmo de vida ha cambiado la forma de convivir, ya que las parejas muchas veces ni se ven, ya sea porque los horarios no empatan o el trabajo les absorbe la mayor parte del tiempo. Obviamente esto no pasaba hace algunas décadas, cuando la mujer se quedaba en la casa para realizar labores domésticas y el hombre salía a trabajar porque "Tenía que" proveer de lo necesario a la familia. El Universal (www.eluniversal.com.mx) México, 18.01.2008 68. O uso do anel azul demonstra que: a) A pessoa está na última tendência da moda. b) Homens também podem usar acessórios. c) Cada vez mais as pessoas procuram relações estáveis. d) As pessoas precisam “gritar” seu estado civil. e) A pessoa está “livre” e bem resolvida com isso. 69. A única afirmativa INCORRETA sobre os solteiros apresentados no artigo é: a) Cada vez mais pessoas no mundo optam por não se casarem. b) Os solteiros geralmente são produtivos e gastam seu dinheiro com eles próprios. c) Os contratos matrimoniais são sinônimos de problemas difíceis de resolver. d) Sentem vergonha e se deprimem pelo seu estado civil e por isso passaram a usar alianças. e) Estão na moda, e os anéis refletem também a sociedade de consumo em que vivem. 70. As preposições que completam os espaços adequadamente estão na opção: I – Nosotros felicitamos .......... Pepe por su boda. II – María se fue ……… compras en el shopping. III – Luis fue ……… un libro en la biblioteca. IV ­ ……… Navidades me compraré un nuevo vestido. a) ­, en, por, por. b) a, en, de, para. c) a, de, por, para. d) ­, de, por, para. e) ­, de, por, por.
28 INGLÊS Text 1 Solid­State Drives, the Costly Innards of Slim Laptops When Apple unveiled the MacBook Air, much of the fanfare focused on its sleek design. But one of I._____________________ things about it was hidden inside: a solid­state drive, the next generation of computer storage. A solid­state drive, or S.S.D., is a flash­memory drive with no moving parts, which means laptops with the drives are II._______________________________________ than those with standard hard drives. These drives also consume about one­tenth of the power, according to Samsung Semiconductor, which makes them for Apple, Dell, Sony and Toshiba. Last week Samsung III. ______________ Lenovo would start offering an S.S.D. as an option in its ultraslim ThinkPad X300 laptop. For now, consumers will pay a premium for these drives. Apple's 64­gigabyte MacBook Air with a solid­state drive retails for $1,000 more than the 80­gigabyte hard drive option. For a Dell S.S.D. laptop, add $500 to $900 to the price tag. As the capacity of the drives increases and manufacturing picks up, prices should drop. Samsung's 128­gigabyte S.S.D. IV.___________________ the market later this year. www.nytimes.com 61. A opção que completaria o texto corretamente é: a) I. the more interesting II. coolest, quietest and most reliable III.sayed IV. would hit b) I. the more interesting II. cool, quiet and more reliable III.saying IV. hit c) I. the most interesting II. cooler, quieter and more reliable III.said IV. will hit d) I. the most interesting II. coolest, quietest and reliablest III.says IV. hitting e) I. interestinger II. cooler, quiter and more reliable III.said IV. will hit 62. De acordo com o texto, marque a opção INCORRETA: a) Os S.S.D. (solid­state drives) consomem um décimo de energia dos tipos de drives convencionais. b) O laptop ultraslim da Lenovo, ThinkPad X300, será o único com S.S.D. como opção. c) Samsung produz S.S.D para empresas como Apple, Dell, Sony e Toshiba. d) Laptops com S.S.D custam mais que os demais laptops, entretanto é provável que os preços reduzam quando a produção desses drives se intensificar. e) Os S.S.D. são mais silenciosos e confiáveis porque não possuem peças que se movimentam. 63. Assinale a opção gramaticalmente CORRETA. a) If you buy a laptop computer with solid­state drive, you would pay much more. b) If you had bought a laptop computer solid­state drive, you would pay much more. c) If you buy a laptop computer solid­state drive, you would have paid much more. d) If you bought a laptop computer solid­state drive, you will pay much more. e) If you buy a laptop computer with solid­state drive, you will pay much more.
29 Text 2 NEW HAVEN, Connecticut (CNN) ­­ J.K. Rowling has retired Harry Potter, but the fictional boy wizard lives in on college classes across the country where the children's books are embraced as literary and academic texts. Drawing on their expertise in theology, children's literature, globalization studies and even the history of witchcraft, professors have been able to use Harry Potter to attract crowds of students eager to take on a disciplined study of the books. Danielle Tumminio, a Yale Divinity School graduate student and the instructor for Yale's Harry Potter course "Christian Theology and Harry Potter," said her academic background in literature and theology, combined with her personal interest in the books, inspired her to design the course. The course uses all seven Potter books and the students examine Christian themes such as sin, evil and resurrection. The class was an immediate draw for students. Seventy­nine people showed up at the first session for the 18 open seats. Although Yale's course is its first Harry Potter­themed offering, other universities, including Georgetown University, Liberty University, Pepperdine University, Stanford University, Lawrence University, Swarthmore and Kansas State University, also have integrated the series into their curricula. www.cnn.com 64. De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que: a) A escritora dos livros de Harry Potter dará palestras em colégios americanos sobre os livros e assuntos como teologia e bruxaria. b) A escritora dos livros de Harry Potter sugere que os adolescentes americanos tenham uma disciplina na escola sobre Harry Pooter, para que possam aprender sobre temas cristãos, como o pecado, o mal e a ressurreição. c) Universidades americanas, como Yale, Georgetown, Liberty, Stanford, etc., estão protestando a favor de bibliografias mais sérias e contra o uso dos livros do Harry Potter em escolas públicas. d) Os sete livros de Harry Potter serão usados para examinar temas cristãos na Universidade Yale, nos EUA. e) Na primeira aula de Harry Potter, os alunos foram retirados da sala pelos 79 manifestantes. 65. Qual das opções abaixo poderia ser o título do artigo? a) Harry Potter’s books to be studied by Pottermaniacs. b) Pottermania lives on in college classrooms. c) Sin, evil and ressurrection in Rowling’s books. d) Join J. K. Rowling’s classes in New Haven. e) Christian Theology and Harry Potter. 66. As orações abaixo extraídas do texto estão todas no tempo verbal present perfect . I. J.K. Rowling has retired Harry Potter. II. Professors have been able to use Harry Potter to attract crowds of students. III. Other universities also have integrated the series into their curricula. Qual das opções abaixo melhor define o uso desse tempo verbal? a) Ações que aconteceram no passado, em tempo indefinido. b) Ações que estão acontecendo neste exato momento, como o gerúndio do português. c) Ações que começaram e acabaram no passado, com tempo definido, como o pretérito perfeito. d) Ações no presente, que descrevem rotinas e fatos, como o presente perfeito. e) Ações que estão prestes a acontecer, ou acontecerão num futuro muito próximo.
30 Text 3 1. LOVELY LADY. Attractive, cultured, successful, and fun seeks professional gentleman with similar attributes. Age 50­65. [email protected] 2. ARIES FEMALE, sportist (28) seeks funny and stable man. [email protected] 3. ATTRACTIVE, workaholic and divorced woman (40) seeks mature fun­loving man. Photo appreciated. [email protected] 4. VIVACIOUS BROWN LADY (49), retired, divorced and pretty wants male with similar interests – classical music, walking and cycling. A sensitive man who cares for the world and environment. [email protected] 5. BLONDE (23) seeks fun and likeminded smoke­free male for loving relationship. Photo, please. london­ [email protected] 6. SUCCESSFUL AND HUMOROUS MALE (32) seeks younger female with great legs and brains. Pictures please. [email protected] 7. ARE THERE ANY really interesting/fun/adventurous/single girls left out there? IAN (27). [email protected] 8. PRETTY GOOD­LOOKING FOR 64. Lively nice guy seeks funny woman, good company. [email protected] 9. FANCY A FARMER! Dairy farmer, 67, quite good­looking seeks to meet attractive young lady who might appreciate the lifestyle. [email protected] 10. PROFESSIONAL WIDOWER, 59, handsome, humorous, varied interests seeks cultured and good­looking lady, photo appreciated. [email protected] 67. Where would you NOT find the text above? a) Newspaper. b) Internet. c) Magazine. d) Bulletin board. e) Yellow pages. 68. Quantos anunciantes descrevem­se como pessoas de boa aparência? a) dois b) três c) quatro d) cinco e) seis 69. Quantos anunciantes procuram pessoas divertidas e bem humoradas? a) três b) quatro c) cinco d) seis e) sete 70. Quantos anunciantes buscam encontrar alguém com os mesmos atributos e/ou gostos? a) dois b) três c) quatro d) cinco e) seis
Download

da Prova do Processo Seletivo 2008 - Inverno