MÓDULO 15 – RESUMO Faremos um breve resumo dos assuntos que foram abordados nesta disciplina, sempre destacando os pontos importantes de cada módulo. O módulo 1 é iniciado destacando as características que envolve o processo de projetar e desenvolver sistemas de informação. A construção de um sistema é destacada pela existência de um alto grau de complexidade ou não, dependendo do sistema que está sendo desenvolvido e dos recursos destinados. É preciso gerenciar toda a complexidade, estabelecendo um elo de comunicação entre os profissionais participantes do projeto. Para que um sistema de informação seja construído, é necessário que se identifique todas as necessidades que justificam a sua construção. Destacamos essa identificação no módulo 2 abordando:
·
·
·
·
·
Fatores críticos;
Objetivos;
Importância para organização;
Influência;
Distribuição pela empresa. Depois de identificar as necessidades que justifiquem o desenvolvimento do sistema, é necessário que seja feita a solicitação para a sua construção, além de analisar todas as viabilidades. Esse assunto é destacado no módulo 3. O módulo 4 destaca os cuidados que devem ser tomados com os riscos que envolvem o projeto e desenvolvimento de um sistema de informação. É preciso identificá­los e gerenciá­los além de serem produzidas estimativas das conseqüências que podem ser geradas pelos riscos. O módulo 5 é responsável por abordar os problemas causados pelo estouro de um cronograma no que diz respeito a prazos e custos de um projeto. Infelizmente já virou rotina nos projetos de construção de sistemas os atrasos para a entrega do sistema pronto, e os custos que foram acarretados. Esses atrasos ocasionam prejuízos inesperados para a empresa que solicitou o desenvolvimento do novo sistema. É preciso planejar, gerenciar e controlar minuciosamente os custos e
prazos, para que não sejam classificados como algo sem importância e consequentemente ignorados. É destaque no módulo 6 os elementos que compõem uma equipe de projeto e desenvolvimento, e as funções que são desempenhadas por cada um desses profissionais. Como a tarefa de construir um sistema não é tão simples, a equipe do projeto possui vários elementos. São eles:
·
·
·
·
·
·
Gerente de projeto;
Analista de sistemas;
Projetista;
Arquiteto;
Programadores; e
Usuários. Foi destacado no módulo 6 que o usuário também é um participante da equipe de desenvolvimento, com isso, no módulo 7 é destacada a sua importância na participação do projeto e a sua relação com os vários profissionais que compõem a equipe de desenvolvimento do sistema. Destacamos também a forma de abordagem que deve ser feita no usuário para que os requisitos do novo sistema sejam levantados com sucesso. Nesta abordagem são utilizadas técnicas de entrevista e questionários. O usuário pode ser a principal fonte de informação ou a pessoa menos interessada no desenvolvimento do novo sistema. O módulo 8 destaca a resistência imposta pelo usuário na construção do novo sistema. Podemos apontar as seguintes causas que justifiquem a resistência de um usuário: Resistência natural; Fatores políticos; Perda de interesse; Medo da mudança. Todos esses pontos devem ser conhecidos, permitindo a escolha da melhor forma de superar as resistências que estão sendo impostas. É preciso sempre levar em conta toda a importância do usuário no projeto e desenvolvimento de um sistema de informação. No módulo 9 saímos da análise e passamos a entrar no projeto do sistema. Este módulo destaca as metodologias utilizadas no desenvolvimento de um sistema. Cada metodologia possui suas seqüências de fase e características particulares. São elas:
·
·
·
Estruturada; o Desenvolvimento em cascata; o Desenvolvimento paralelo;
RAD ­ Desenvolvimento de aplicações rápidas; o Fase; o Protótipo;
Ágil;
o XP­ Extreme Programming. A escolha da metodologia ideal depende muito das características do sistema que está sendo desenvolvido. O assunto de destaque no módulo 10 é a escolha da melhor estratégia para se adquirir um novo sistema. A escolha da estratégia ideal é motivo de dúvidas para a maioria das empresas que não sabem se é viável desenvolver por conta própria, comprar o produto pronto ou terceirizar o serviço. A escolha da estratégia ideal depende muito do porte do sistema que será desenvolvido. O módulo 11 relaciona os elementos que fazem parte de um sistema que está sendo construído. Esses componentes são compostos por:
· Forma de acesso dos dados;
· Forma de armazenamento dos dados;
· Equipamentos de hardware;
· Softwares;
· Arquitetura utilizada;
· Requisitos operacionais;
· Requisitos de segurança;
· Requisitos de desempenho. O módulo 12 destaca a construção, teste e documentação de um sistema. A documentação e os testes devem ser bem projetados, pois são considerados pontos primordiais para o sucesso de um sistema. O módulo 13 destaca as atividades que são realizadas após o sistema estar totalmente construído, com o objetivo de auxiliar o sucesso ou insucesso do novo sistema. As atividades são as seguintes:
·
·
·
Suporte;
Manutenção;
Avaliação. Por último o módulo 14 que aborda os cuidados de segurança que devem ser tomados para garantir a integridade do sistema e das informações que ele armazena. Foram apresentados em todos os módulos desta disciplina, um cronograma detalhado que envolve o projeto e desenvolvimento de um sistema de informação e todos os processos que fazem parte do seu desenvolvimento.
Download

MÓDULO 15 – RESUMO Faremos um breve resumo dos assuntos