Projeto do Terminal de Grãos é apresentado no Porto do Itaqui
Tribuna do Maranhão / online – 08/07/2010
SÃO LUÍS - O projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) foi entregue na tarde desta quarta-feira, dia 7, em solenidade no Porto do Itaqui. A sessão solene de assinatura do documento foi feita pelo presidente da Empresa Maranhense Portuária (Emap), Hermes Ferreira; além do diretor de Projetos, Gerenciamento e Engenharia da Emap (PROGEN), João Ricardo Ramalho Barella e Daniel Vinent, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap.
Hermes Ferreira definiu o Terminal de Grãos do Maranhão como um marco para o Porto do Itaqui e para estado do Maranhão. O projeto elaborado por técnicos da Progem é o modelo a ser seguido para audiência pública, aprovação na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e no Tribunal de Contas da União (TCU), do processo de licitação, que definirá quem construirá e explorará os módulos operacionais e de um gerenciamento ambiental que cobrirá todo o desenvolvimento de implantação.
Até o fim de julho, serão concluídos os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além do projeto básico de engenharia. O início das obras está previsto para 2011, já a operação de escoamento da safra maranhense será concluída em 2012. O Tegram irá operar, inicialmente, no berço 103, e já está em construção, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do governo do Estado. Já o berço 100, que entrará em operação no final de 2011, servirá para a expansão do Tegram.
Para João Ricardo Barella, o Terminal de Grãos do Maranhão é uma das principais obras em andamento no país e interessa aos produtores do Centro-Oeste e do Norte do
Brasil. Barella explicou que o projeto tem como objetivo potencializar o empreendimento e dar uma sustentação para que ele possa ser concretizado.
Orçamento
A obra, orçada em R$ 300 milhões, mudará a dinâmica do escoamento de grãos em todo o país, não apenas por atender de forma previsível uma elevação de demanda até os 15 milhões de toneladas no embarque de grãos do Porto do Itaqui, mas também por garantir melhor preço e competitividade ao produtor brasileiro.
"A Emap retomou o projeto de forma irreversível. Temos em mãos a missão de concretização de uma obra estruturante que visa atender a demanda dos produtores, traders, do governo e da iniciativa privada com expectativa de crescimento a longo prazo", enfatizou o engenheiro Daniel Vinent, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap.
Ele acrescentou que estão sendo conduzidos esforços conjuntos envolvendo a Secretaria Especial e Portos (SEP), Antaq e TCU, na tentativa de antecipar o início das obras de infraestrutura de movimentação de cargas.
Missão
Daniel Vinent reconhece que a tarefa é difícil para concretização do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Sabíamos desde o início que tínhamos um trabalho árduo pela frente, mas estamos empenhados em concretizá-lo. A Emap tem o Tegram como uma de suas prioridades", finalizou Vinent.
http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/projeto-do-terminal-de-graos-e-apresentado-no-porto-do-itaqui-5999.html 
Download

Projeto do Terminal de Grãos é apresentado no Porto do