DESCRIÇÃO DO PERCURSO
Nota prévia – Atendendo às limpezas que ainda decorrem, da responsabilidade Municipal de Santa Cruz e Junta de Freguesia
do Caniço, poderá haver partes do setor intermédio da prova principal (CRTM 14Km), nomeadamente na zona de ligação da
vereda da Rua Cónego Dr.º Jorge de Freitas para o Caminho do novo cemitério do caniço, provavelmente ainda não se encontra
nas melhores condições de transitabilidade, sendo que no estado atual não se recomenda a transitar até nova informação por
parte da organização.
Para todos quantos queiram efetuar o reconhecimento, o CRT14 (Trail Médio - 14Km) inicia-se na praia
do garajau e sobe toda a estrada até chegar à estrada Nova do Cristo Rei onde vira à esquerda e
segue em direção à estátua do Cristo Rei situada na Ponta do Garajau contornando a mesma e fazendo
o percurso inverso novamente até à estrada Nova do Cristo Rei onde vira à direita e segue
sensivelmente 300m para no inicio da descida desviar ligeiramente à esquerda e entrar na vereda do
Vale que irá ligar ao caminho da Boca da Cal no qual terão de virar à esquerda e subir sensivelmente
30 metros para depois virar à direita e logo de seguida ligeiramente à esquerda para apanhar a vereda
(em terra batida) da Fonte do Livramento até ao Caminho da Fonte do Livramento onde vira à esquerda
e percorre cerca de 150m para em seguida virar à direita para o caminho Velho do Livramento (pedra
de calçada) chegando à estrada do garajau, atravessando a ponte da via rápida para logo no fim desta
virar à esquerda (2x) e seguir pela vereda do impasse da estrada do garajau seguindo posteriormente
pela vereda do relógio de água até à curva da estrada do aeroporto (reta da Azenha) atravessando-a
na passadeira para depois virar à direita e entrar logo à esquerda na vereda da levada da Azenha que
vos irá levar até ao Caminho Velho do Castelo onde após subir aproximadamente 300m vira à
esquerda para entrar na vereda Manuel Duarte até à Rua Cónego Dr.º Jorge de Freitas seguindo
posteriormente pela Vereda da Rua Cónego Dr.º Jorge de Freitas para o Caminho do novo cemitério
do caniço, virando depois à direita onde após percorrer cerca de 250m de alcatrão da ER205 vira
novamente à esquerda entrando na vereda da Chavilha, posteriormente atravessa a estrada dos
Moinhos e vira logo à direita na Vereda Antiga dos Moinhos seguindo em direção à estrada do moinhos
novamente entrando junto do Bar O Moinho na continuação da vereda dos moinhos (pela levada) que
irá levar-vos até á estrada do aeroporto no sitio da tendeira onde após atravessar a mesma (no dia da
prova estarão voluntários a ajudar nesta zona) irão seguir pela vereda do caminho velho da tendeira
até à ponte sobre a via rápida situada no sitio da tendeira de baixo, seguindo posteriormente pela
vereda do Caneiro que irá guiar-vos até ao pico da Atalaia, praia do Portinho e posteriormente praia
dos Reis Magos, onde devem seguir na vereda existente nas traseiras dos bares ali existentes
percorrendo em seguida toda a zona da promenade até aos degraus do solar dos Reis Magos (casa
em ruinas no fim da promenade) seguindo depois para o lado esquerdo e percorrendo cerca de 350m
na Rua D. Francisco Santana virando posteriormente à esquerda para a Rua de acesso ao Hotel Roca
Mar, passando em frente ao Ginásio Onda Revital Club seguindo em frente até chegar à meta junto do
Restaurante Capoeira no Hotel Galomar.
CRISTO REI TRAIL - 2015
Pg.1/2
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
Esta descrição pretende dar uma orientação genérica do percurso, mas não especifica em pormenor o mesmo, assim como, por
vezes, faz uso da toponímia popular, pelo que a organização rejeita qualquer responsabilidade que possa advir da leitura da
mesma. Por razões de força maior, estes percursos poderão sofrer alterações, as quais, contudo, não alterarão
substancialmente a natureza e nível de dificuldade dos mesmos.