E x e r c í c i o d e A p l i c a ç ã o 3 R e s o l u ç ã o \/ www.epcc.pt/e­student Tema: Os Maias
Subtema: Estrutura do romance Noção/Conceito: Intriga principal e intriga secundária a intriga principal e a secundária, completando o texto com as palavras a Identifica apresentadas. Intriga principal Eduarda Runa avó Maria Eduarda Pedro da Maia Educação Maria Monforte Carlos da Maia Casamento Secundária Afonso da Maia Pedro da Maia A intriga apresenta dois planos de acção: uma intriga principal, centrada na relação entre Carlos da Maia e Maria Eduarda e acção uma secundária constituída pelo casamento de Pedro da Maia e Maria Monforte com referências ao casamento de Afonso da Maia ao nascimento de Carlos da Maia e à sua educação e à morte de avó. Página 1 de 4 © e­student ­ Reprodução proibida E x e r c í c i o d e A p l i c a ç ã o 3 R e s o l u ç ã o b Faz a correspondência dos momentos determinantes da acção aos acontecimentos do romance. Página 2 de 4 1­ Desenlace a) Depois de apresentar o passado de Afonso, de Pedro e de Carlos da Maia, revelação dos principais acontecimentos. 2­ Desenvolvimento b) A viagem de Carlos, após a morte do avô, e o seu regresso a Lisboa. 3­ Introdução c) Apresentação de Afonso da Maia, permitindo situar no tempo e no espaço o início da acção.
© e­student ­ Reprodução proibida E x e r c í c i o d e A p l i c a ç ã o 3 R e s o l u ç ã o c Faz corresponder os excertos apresentados ao nível de Intriga a que pertencem, assinalando a opção correcta. 1. «Mas um dia, excessos e crises findaram. Pedro da Maia amava! Era um amor à Romeu, vindo de repente numa troca de olhares fatal e deslumbradora, uma dessas paixões que assaltam uma existência, a assolam como um furacão, arrancando a vontade, a razão, os respeitos humanos e empurrando­os de roldão aos abismos.» Intriga principal Intriga secundária P 2. «Teve relações; estudou a nobre e rica literatura inglesa; interessou­se, como convinha a um fidalgo em Inglaterra, pela cultura, pela cria dos cavalos, pela prática da caridade; ­ e pensava com prazer em ficar ali sempre naquela paz e naquela ordem. Somente Afonso sentia que a sua mulher não era feliz. Pensativa e triste, tossia sempre pelas salas.» Intriga principal Intriga secundária P 3. «Mas conhece­me tão pouco!.. Conhece­me tão pouco, para irmos assim ambos, quebrando por tudo, criar um destino que é irreparável… Carlos tomou­lhe as mãos, fazendo­a sentar ao seu lado, brandamente: ­ O bastante para adorar acima de tudo, e sem querer mais nada na vida! Intriga principal P Intriga secundária
Página 3 de 4 © e­student ­ Reprodução proibida E x e r c í c i o d e A p l i c a ç ã o 3 R e s o l u ç ã o d Preenche a tabela seguinte, arrastando as frases apresentadas, de forma a fazer um paralelismo entre a intriga principal e a intriga secundária. ­ Guimarães revela, por acaso, a identidade de Maria Eduarda a Ega, afirmando que ela é irmã de Carlos. ­ Casamento de Pedro da Maia e Maria Monforte. ­ Carlos pratica o incesto conscientemente. ­ Carlos declara a sua paixão a Maria Eduarda, percebendo que é recíproca. ­ Encontro fortuito com Maria Monforte. ­ Infidelidade de Maria Monforte. ­ Carlos procura um encontro com Maria Eduarda. ­ Vida de relações: vida social na Toca. Intriga secundária Encontro fortuito com Maria Monforte. Página 4 de 4 Intriga principal Carlos vê Maria Eduarda acompanhada por Castro Gomes; Pedro conhece Maria Monforte, através de Alencar; Carlos procura um encontro com Maria Eduarda Namoro entre Pedro e Maria Monforte; Carlos declara a sua paixão a Maria Eduarda, percebendo que é recíproca. Casamento de Pedro da Maia e Maria Monforte. Consumação do incesto; Vida de casados: viagem ao estrangeiro, a vida social em Arroios, nascimento de filhos; Vida de relações: vida social na Toca Vida de casados: viagem ao estrangeiro, a vida social em Arroios, nascimento de filhos Vida de relações: vida social na Toca. Fuga de Maria Eduarda com o napolitano Tancredo. Maria leva consigo a filha e deixa Carlos com o pai, Pedro da Maia Guimarães revela, por acaso, a identidade de Maria Eduarda a Ega, afirmando que ela é irmã de Carlos. Suicídio de Pedro. Carlos pratica o incesto conscientemente.
© e­student ­ Reprodução proibida 
Download

E x e r c í c i o d e A p l i c a ç ã o 3 R e s o l u ç ã o